Quantos endemoninhados gadarenos foram curados por Jesus?

Em Mateus 8:28-34, encontramos a história da cura de dois endemoninhados gadarenos. Os relatos paralelos (Marcos 5:1-14 e Lucas 8:26-34) falam de um homem curado por Jesus. Muitas pessoas usam casos como esse para sugerir que a Bíblia se contradiz e, portanto, não é confiável nem inspirada por Deus.
Mas, antes de sermos iludidos por tais argumentos, vamos examinar a questão com mais cuidado. No dia-a-dia, ouvimos relatos dos mesmos eventos de pontos de vista diferentes. Tribunais costumam ouvir o testemunho de várias pessoas para chegar à verdade. Diversas teste-munhas, olhando de pontos de vista diferentes, podem contar detalhes dife-rentes do mesmo episódio. Por exemplo, um historiador pode afirmar que Hitler matou cerca de seis milhões de judeus. Outro pode dizer que os nazistas mata-ram aqueles judeus. Há uma contra-dição? Não, uma vez que entendemos que um fala do ponto de vista da proemi-nência do líder e o outro da perspectiva mais geral de como os judeus foram mortos. Hitler é conhecido por tal crime, mas ele teve ajuda de muitos que apoiaram suas idéias.
É bem possível que um dos endemo-ninhados curados chegasse primeiro, ou que um fosse mais conhecido na época. Assim, Marcos e Lucas teriam destacado a vinda dele, enquanto Mateus incluiu o fato que houve mais um. Os relatos podem ser facilmente reconciliados, e não apresentam nenhuma contradição.
Quando estudamos a Bíblia, encontramos vários exemplos de diferenças como essa. Cabe ao estudante honesto considerar todas as possibilidades antes de concluir que a Bíblia se contradiz. O fato é que a Bíblia concorda consigo de capa a capa, fato incrível quando lembramos que ela foi escrita por uns 40 autores durante um período de mais de 1.500 anos. Tal concordância serve de prova que a Bíblia não é livro comum, nem produção humana. O Deus eterno que nunca mente revelou a mensagem das Escrituras. Ele fala a verdade do começo ao fim.
Descrentes preguiçosos que nunca fizeram estudos sérios da Bíblia vão rejeitá-la por causa de supostas contra-dições. Mas o servo de Deus continuará estudando para tirar qualquer dúvida. "Importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos" (Hebreus 2:1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário