Capítulo 4: Ouvir: Muito mais do que um dos Cinco Sentidos

Introdução
 
Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam retos. Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal Pv 4:26-27.
 
A ciência tem demonstrado que a audiência afeta nossa maneira de andar e até nosso equilíbrio é influenciado pelo fato de termos uma audição boa ou ruim. Assim, a instrução ou a educação, isto é, aquilo que ouvimos, exerce uma influência fundamental na nossa maneira de viver. "A sabedoria é a coisa principal" Pv 4:7.
Contudo, não importa quão boa seja a instrução, é preciso que o estudante preste atenção. Com certa ironia um professor egípcio declarou que o ouvido do menino está nas costas; ele ouve quando apanha. (Nas obras de arte egípcias, o estudante era frequentemente representado com grandes orelhas nas costas.)
Não é suficiente apenas conhecer o certo e o errado; precisamos saber escolher o caminho certo em lugar do errado. "O caminho dos perversos é como a escuridão; nem sabem eles em que tropeçam". Ouvir o conselho da Sabedoria é andar na luz, em vez de andar tropeçando e muito menos sequer saber em que se tropeça.
O livro de Provérbios ensina para aqueles que estão com ouvidos atentos a sabedoria prática. Responde a perguntas como: O que devo ensinar a meus filhos? Como devo proceder no relacionamento conjugal? Quais os tipos de amigos que devo evitar? Como eu posso ser verdadeiramente amigo? Como devo tratar meus progenitores? Como posso resistir aos diversos tipos de tentações? Como posso dominar minha ira? Como exercer a honestidade nos negócios? Como dominar minha língua? Como posso ser feliz e bem sucedido?
O livro de Provérbios é um livro profundamente rico, e trata de muitos tópicos. Dadas as limitações tivemos que escolher apenas alguns assuntos para tratar. Não podemos examinar tudo, mas aquilo que examinamos merecerá, de fato, um estudo acompanhado de oração.
O grande propósito da educação é a redenção do indivíduo: Comunicar o caráter de Deus aos que estiverem dispostos a recebê-lo, para que seus pensamentos, palavras e ações O representemos bem. O estudo dsse livro dos ajudou em coisas como: 1 Fornecer uma visão das nossas necessidades; 2 Conduzir-nos à Fonte de sabedoria, poder e salvação; 3 fornecer um guia prático para as principais áreas da vida. Que esse estudo lhe desperte o desejo de continuar aprendendo a dar ouvidos a verdadeira Sabedoria pondo-a em prática na vida diária. Deus o abençoe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário