Capítulo 3: O Início do Ministério do Senhor Jesus




Introdução
Embora o batismo de Jesus cumpriu propósitos diferentes dos do batismo que ele exige daqueles que se convertem a ele, ainda há uma mensagem de proveito aqui. Logo que Jesus foi batizado, o Adversário o atacou com todo o seu arsenal! Você está preparado, amante da Palavra do Senhor, à resistir as astúcias de Satanás? Roguemos ao Senhor por mais poder no Espírito Santo para as nossas vidas.

I. O Batismo e a Tentação de Jesus
Jesus foi tentado no deserto por 40 dias. Os registros do evangelho segundo Mateus, Marcos e Lucas relatam essa experiência importante, que serve para nos instruir em vários fatos de grande valor prático. Jesus encarava uma missão difícil, e o diabo ofereceu um atalho menos doloroso. Jesus poderia reinar sem morrer! Seria possível se ele acreditasse no diabo e não no Pai, e se ele adorasse Satanás! Cristo foi firme e convicto na sua resposta: “Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás culto” .

II. A Chamada dos Primeiros Discípulos
A lista dos escolhidos por Jesus para ser apóstolos não é muito impressionante do nosso ponto de vista. Jesus escolheu quatro pescadores (Pedro, André, Tiago e João), um coletor de impostos (Mateus), um terrorista (Simão Zelote), Filipe, que às vezes parecia muito difícil de entender as coisas (João 6:5-7; 12:21-22; 14:8-9), Tomé, que em geral parecia pessimista (João 11:16; 14:5; 20), Judas, que o traiu, e três outros a respeito de quem simplesmente não sabemos coisa alguma. É óbvio que Jesus não levava em conta o sucesso do mundo, a inteligência, etc. como critério importante para ser útil a ele.

III.O Ministério de Cura e de Palavra do Senhor Jesus
Marcos 16:17-18 é usado, às vezes, para ensinar que todos os crentes serão capazes de operar curas, expelir demônios e falar em línguas. É interessante que poucos são os que afirmam, que todos os crentes podem beber veneno ou pegar em serpentes, ainda que essas coisas sejam mencionadas na mesma passagem. É importante analisar cuidadosamente o contexto desta promessa. Jesus estava falando aos apóstolos e prometeu que esses sinais acompanhariam os crentes. Ele não disse que todos os crentes, nem mesmo naquela época, poderiam operar sinais. Marcos 16:20 afirma que essa promessa já havia sido cumprida: "E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam." A pregação, mencionada em Marcos 16, com os sinais que a confirmariam já aconteceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário