Panorama da Epístola de Paulo aos Colossenses




Paulo escreveu a Epístola aos Colossenses por ter recebido a notícia de que eles estavam incorrendo em graves erros. Os santos (irmãos) de Colossos estavam sendo influenciados por ensinamentos enganosos e práticas errôneas que ameaçavam sua fé. Os membros da Igreja de nossa época enfrentam dificuldades semelhantes. Parte da importância dessa epístola reside em como ela expõe o que é falso e, ao mesmo tempo, salienta a divindade de Jesus Cristo e Sua obra de redenção. Com o estudo do livro de Colossenses, nós podemos converter-se mais profundamente ao Salvador e proteger-se para não serem enganados e não cederem ao pecado.

Autor: O apóstolo Paulo foi o autor principal do livro de Colossenses (Cl 1.13). Timóteo também recebe algum crédito (Cl 1.1).

Quando foi escrito: O livro de Colossenses foi provavelmente escrito entre 58-62 d.C.

Propósito: O livro de Colossenses é um mini-curso de ética, abordando todas as áreas da vida cristã. Paulo progride da vida individual ao lar e família, do trabalho à forma na qual devemos tratar os outros. O tema deste livro é a suficiência de nosso Senhor, Jesus Cristo, em satisfazer nossas necessidades em todas as áreas.

Resumo: Colossenses foi escrito expressamente para derrotar a heresia que tinha surgido em Colossos e que tinha ameaçado a existência da igreja. Enquanto não sabemos o que foi dito a Paulo, esta carta é a sua resposta. Podemos supor, com base na resposta de Paulo, que ele estava lidando com uma visão defeituosa de Cristo (Sua humanidade real e verdadeira e a falta de aceitação da Sua plena divindade). Paulo parece também disputar a ênfase "judaica" na circuncisão e tradições (Cl 2.8-11; 3.11). A heresia em questão aparenta ser proveniente do gnosticismo-judaico ou de uma mistura entre o ascetismo judaico e a filosofia grega (estoica?). Ele faz um trabalho notável em nos apontar para a suficiência de Cristo. O livro de Colossenses contém instruções doutrinárias sobre a divindade de Cristo e falsas filosofias (Cl 1.15-2.23), bem como exortações práticas em relação à conduta cristã, incluindo as amizades e o falar (Cl 3.1-4.18).


Nenhum comentário:

Postar um comentário