Em João 17:3, Jesus negou sua própria divindade?

De várias maneiras, a Bíblia afirma a divindade de Jesus Cristo. Ele mesmo aceitou a adoração de homens porque ele, como Deus, merece tal honra. O próprio Pai mandou que os anjos adorassem a Jesus (Hebreus 1:6). O autor de Hebreus aplica Salmo 102, um salmo dirigido ao Senhor (Yahweh, Javé ou Jeová) ao Filho (Hebreus 1:8-12). João, talvez o autor que mais enfatiza a divindade de Jesus, chamou-o de Deus (1:1), relatou as afirmações de Jesus de ser eterno (8:24,58), falou da adoração por ele recebida (9:38-39) e até registrou que o Filho deve ser honrado do mesmo modo que o Pai (5:23). E a lista de evidências da divindade de Jesus continua.
Mas alguns, como os muçulmanos e as testemunhas de Jeová, usam João 17:3 para negar todas estas evidências. Jesus disse: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”. O argumento deles é que Jesus faz uma distinção entre ele mesmo e o Pai e afirma que o Pai é o único Deus. Se esta interpretação for correta, contradiria as outras passagens que afirmam a divindade de Jesus.
Em qualquer caso de dúvida, devemos começar com o texto no seu contexto, e depois considerar evidências de outros contextos. Quando mantemos versículo 3 no seu contexto, percebemos que Jesus está enfatizando a imagem do Pai diante dos homens, imagem tal glorificada pela conduta do próprio Filho. Ele até enfatiza sua humanidade quando comenta sobre suas obras na terra a seu desejo de receber de volta sua glória na presença do Pai (17:4-6). No mesmo capítulo, Jesus afirma ser um com o Pai (17:21-22).
Mas será que esta interpretação do versículo 3, negando todas as outras afirmações das Escrituras, seja um uso válido do texto? Quando Jesus chamou o Pai de “único Deus”, ele negou sua própria divindade? Agora vamos para outros textos para ver se esta abordagem é válida. Outros versículos falam de Cristo e afirmam que há um só Guia (Mateus 23:10), um só Mestre (Mateus 23:8; veja João 13:13) e um só Senhor (Efésios 4:4). Devemos, então, concluir que o Pai não é Guia, nem Mestre nem Senhor? Se João 17:3 nega que Jesus seja Deus, 1 Coríntios 8:6 não negaria que o Pai seja Senhor? Judas 4 fala do “único Soberano e Senhor, Jesus Cristo”. Podemos, então, concluir que o Pai não é o Soberano Senhor? De modo nenhum!
Jamais negaríamos a soberania do Pai, e jamais negaríamos a divindade do Filho. E com muita tristeza notamos que aqueles que negam Jesus, o eterno Deus, estão caminhando para a morte (João 8:24).

Nenhum comentário:

Postar um comentário