Capítulo 2: O Progresso da Igreja em Tessalônica



Introdução
Nesse capítulo, ele conta o tipo de igreja que deixou naquela cidade perversa. Devería­mos examinar nossa vida e pergun­tar-nos: “Tenho ajudado a fazer com que minha igreja seja um modelo no 
Senhor? ”, ao ver as qualidades da igreja de Tessalônica.

I.  O Evangelho no Espírito do Senhor
A igreja. A palavra grega ekklesia significa ajuntamento ou assembleia. Embora os tessalonicenses estivessem sofrendo perseguição, e falsos mestres estivessem se infiltrando entre eles, Paulo ainda se dirige a eles como uma assembleia em Deus, nosso Pai, e no Senhor Jesus Cristo. As circunstancias conturbadas que eles estavam passando não mudavam sua posição diante de Deus.
1.2- A saudação de Paulo é similar aquelas em outras cartas antigas (G1 1.3; Cl 1.2; 1 Ts. 1.2), mas sua expressão está cheia de significado espiritual. Graça e o favor imerecido que Deus concede aos cristãos por meio de Jesus Cristo. Paz refere-se ao fim da inimizade entre Deus e as pessoas. Os tessalonicenses podiam sentir paz com Deus mesmo durante a terrível perseguição.
1.3-12 — Paulo agradece a Deus pelo progresso dos cristãos tessalonicenses, especialmente por resistirem a perseguição (v. 3,4). Ele os incentiva ao revelar como aqueles que são perseguidos agora serão glorificados na volta de Cristo (v. 5-10). O apostolo ora para que continuem em santidade e, consequentemente, estejam prontos quando o Senhor vier (v. 11,12).

II. O Progresso dos Tessalonicenses
1.3 — A fidelidade da igreja tessalonicense na perseguição deu a Paulo razão para louvar a Deus. Satanás persegue os cristãos para desanima-los e derrota-los. Estes cristãos haviam sofrido perseguição, mas continuaram a crescer em Cristo, de acordo com a primeira oração do apostolo em sua primeira carta dirigida a eles (1 Ts. 3.10; 4.9,10). Aqui o apóstolo louva a Deus porque a fé dos tessalonicenses está crescendo muitíssimo. O crescimento deles vai além de todas as expectativas naturais. Aumenta descreve um crescimento expansivo similar ao aumento repentino das aguas de uma enchente. A firmeza da fé dos tessalonicenses não somente os fortalecia para resistir a situações difíceis, mas também os motivava a expressar o amor genuíno pelos outros. A fé do cristão em Cristo deve sempre culminar no verdadeiro amor pelos outros (leia o mandamento de Cristo em Jo. 13.34,35).
1.4 — A perseguição não somente prova a fé, mas a revela e a faz crescer. Fe continua e perseverança durante as perseguições dão testemunho de Cristo, do qual Paulo estava se orgulhando para as outras igrejas.
1.5-10 — Paulo incentiva os tessalonicenses a perseverarem diante do juízo iminente na volta de Cristo. O artigo definido junto com o uso do singular não deixa duvida de que ele esta se referindo a um evento no futuro em que o justo Juiz corrigira as terríveis disparidades que existem agora.
III. A Maturidade Espiritual dos Tessalonicenses
Embora os tessalonicenses estivessem resistindo a perseguição (At 17.5-9; 1 Ts. 2.14), Paulo explica que os perseguidores deles receberiam o troco de Deus. O justo juízo de Deus requer que os injustos sejam castigados por perseguirem os justos (Sl. 9; 10; 17; 137; Ap. 6.9,10). Além disso, se souberem lidar com suas perseguições, os cristãos serão considerados dignos da grande recompensa no reino vindouro de Deus (Mt 5.12; 1 Pe. 2.19,20). Os cristãos são chamados a resistir ao sofrimento neste mundo, pois receberão uma recompensa muito maior no mundo que há de vir (2 Tm. 2.12).
Descanso e estar livre da aflição que vira na volta de Cristo (Ap 6.11). A luta dos cristãos nesta terra necessariamente inclui tensão. Na vinda de Cristo, nós nos sentiremos livres dessa tensão para sempre, mesmo permanecendo ativos em Seu serviço. Esta promessa de descanso eterno no futuro ajuda o cristão que sofre a resistir as provações do presente (v. 4). Quando se manifestar o Senhor Jesus. Neste momento, o Senhor Jesus esta entronizado na gloria, a destra do Pai (Jo. 17.5). Estevão viu essa gloria antes de ser martirizado (At 7.55,56), mas, um dia, todo olho o verá (Ap 1.7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário