Capítulo 5: Julgamento, Crucificação e Ressureição de Jesus

Introdução

Prezado amante da Palavra do Senhor, estamos finalizando mais um comentário bíblico mensal do Min. Evangelho Avivado. Estamos concluindo o estudo do Evangelho de Marcos, e cremos que você foi fortalecido biblicamente e espiritualmente na presença do Senhor. O último estudo deste mês tratará à respeito do Julgamento, Crucificação e a Ressureição do Senhor Jesus. Que venhamos sempre proclamar a verdade máxima, de que o Senhor Jesus que esteve morto, mas está vivo. Deus os abençoe!

I.  O Julgamento de Jesus

Do Getsêmani foi o Cristo cativo e manietado arrastado à presença dos governantes judaicos. Somente João nos informa que o Senhor foi primeiramente levado a Anás, que O mandou, ainda amarrado, a Caifás, o sumo sacerdote; os sinóticos registram apenas a acusação diante de Caifás. Nenhum detalhe da entrevista com Anás foi registrado, e o fato de haver Jesus sido levado diante dele fora, afinal, tão certamente irregular e ilegal, de acordo com a lei hebraica, quanto todos os acontecimentos subseqüentes daquela noite. Depois tendo sido direcionado para Pilatos, depois Herodes e mandado de volta à Pilatos. Por pressão do povo, covardemente, lavou as mãos e mandou à morte de cruz.

II. A Crucificação de Jesus

A Crucificação de Jesus Cristo se inicia com a chegada ao Gólgota. E retiravam toda a roupa do condenado. Entretanto, de acordo com o costume judeu, era permitido que o vestissem com uma espécie de tanga. Os membros do Sinédrio realizavam certa inspeção, não permitindo que infringissem a decência dos judeus. A crucificação trazia um suplício infame. A forma mais desonrosa de morte, degradante e extremamente dolorosa. Jesus passou as suas últimas horas de vida, suportando dores atrozes. Os pregos entravam rasgando os tecidos mais inervados dos pés, fazendo com que o crucificado se contorcesse de dor! E às 3 da tarde, o Senhor expirou.

III. A Ressurreição de Jesus

Marcos 15:37 diz que Jesus clamou em alta voz e entregou o seu espírito. Continue lendo neste mesmo capítulo, e você reparará nos versículos 43 e 45 que José veio pedindo o corpo de Cristo. Também verá que Pilatos se assegurou de que Cristo estava morto. João 19:31-34 relata que, por causa da preparação do sábado para os judeus, Pilatos fez com que quebrassem as pernas daqueles que foram crucificados, para que a morte viesse rapidamente. Contudo, quando chegaram em Jesus viram que ele já estava morto. Outra evidência é dada em relação a sua morte quando um soldado cortou o lado de Jesus com uma lança e saiu sangue e água. Homens estudiosos dizem que, quando se morre, há uma separação entre o sangue e a água nas veias conforme o sangue coagula ou engrossa. Isso, então, deveria ser prova suficiente de que o nosso Senhor verdadeiramente morreu. Marcos 15:16-45; 16:1-14, nos informa que o sepultamento e a ressurreição do nosso Senhor Jesus Cristo foram verificados por muitas pessoas, de forma real e verídica. O Senhor Jesus Cristo vive, é soberano e em breve voltará!

Nenhum comentário:

Postar um comentário