Panorama da Epístola de Paulo a Tito




A Epístola a Tito é a prova mais antiga da presença da Igreja como entidade organizada na Ilha de Creta, no Mar Mediterrâneo (Tt 1.5). Tito tinha a responsabilidade de chamar novos bispos naquela ilha. Paulo enumerou alguns dos atributos espirituais que os bispos precisam ter (Tt 1.6–9). Além disso, deu conselhos específicos para homens, mulheres e servos quanto a como os santos devem agir (Tt 2.2–10).  Igualmente às epístolas anteriores, vemos o apóstolo Paulo preocupado com as questões doutrinárias, pelo que pede a Tito para exortar os fiéis a serem sãos na fé (Tt 1.13); e a falar o que convém a sâ doutrina (Tt 2.1); São ensinos com aplicação prática também em nossos dias, pelo que devemos estar atentos para o bom exercício do ministério pastoral à frente do rebanho do Senhor. Os problemas que Tito estava enfrentando são semelhantes aos que nos deparamos em nossos dias, principalmente com relação as "novidades teológicas" ou "teologias" que surgem a cada dia. Sem consistente respaldo bíblico, se tratando de verdadeiras heresias; o que acaba por requerer constante vigilância e zelo doutrinário. 

Autoria e Data: A epístola a Tito foi escrita por Paulo (Tt 1.1). É provável que Paulo tenha escrito a Epístola a Tito entre sua primeira e sua segunda epístolas a Timóteo, por volta dos anos 64–65 d.C. Paulo escreveu a Epístola a Tito depois de seu primeiro encarceramento em Roma. Ele não indicou onde estava ao escrever essa epístola.

Objetivos da Epístola: Essa epístola foi escrita a Tito, a quem Paulo chamava de seu “verdadeiro filho, segundo a fé comum” (Tt 1.4). Tito era grego (Gl 2.3) e convertera-se ao evangelho graças ao próprio Paulo. Depois de convertido, Tito trabalhou ao lado de Paulo na pregação do evangelho e na organização da Igreja. Ele ajudou a arrecadar doações para os pobres de Jerusalém (2 Co 8.6, 16–23) e acompanhou Paulo ao conselho de Jerusalém (Gl 2.1). Foi a Tito que Paulo confiou a tarefa de entregar sua primeira epístola aos santos de Corinto (2 Co 7.5–15). Paulo escreveu a Tito para fortalecê-lo em seu papel de líder do ramo da Igreja na Ilha de Creta, a despeito da oposição (Tt 1.5, 10–11; 2.15; 3.10). Essa epístola foi escrita pelo Apóstolo Paulo a Tito, que era um líder local da Igreja, e contém seus conselhos a esse líder (o que também ocorre nas epístolas a Timóteo), conselhos esses que permanecem sempre atuais. Paulo escreveu que a “esperança da vida eterna” se deve a uma promessa feita por Deus na vida pré-mortal “antes dos tempos dos séculos” (Tt 1.2). Ele ensinou que os santos devem aguardar “a bem-aventurada esperança” da exaltação e da Segunda Vinda (Tt 2.13). Paulo também escreveu a Tito sobre a “lavagem da regeneração” e sobre a “renovação do Espírito Santo” em alusão à ordenança do batismo e ao efeito purificador do recebimento do dom do Espírito Santo, ambas as ordenanças preparatórias para que sejamos “feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna” (Tt 3:5, 7). Por meio do estudo dos conselhos inspirados de Paulo a Tito, os alunos poderão passar a ter mais fé na esperança de vida eterna que as doutrinas e ordenanças do evangelho trazem.

Resumo: Como maravilhoso deve ter sido quando Tito recebeu uma carta de seu mentor, o apóstolo Paulo. Paulo era um homem muito honrado, e com razão, depois de estabelecer várias igrejas em todo o mundo oriental. Esta famosa introdução do apóstolo teria sido lida por Tito: "a Tito, meu verdadeiro filho em nossa fé comum: Graça e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador" (Tt 1.4). A ilha de Creta, local onde Paulo deixou Tito encarregado de liderar a igreja, era habitada por nativos da ilha e judeus que não conheciam a verdade de Jesus Cristo (Tt 1.12-14). Paulo sentiu que era a sua responsabilidade continuar discipulando a Tito, assim como instruir e incentivá-lo no desenvolvimento de líderes dentro da igreja em Creta. Assim como o apóstolo Paulo guiou Tito na sua busca de líderes, Paulo também deu sugestões sobre como Tito devia instruir esses líderes para que pudessem crescer na sua fé em Cristo. Suas instruções incluíam direções para homens e mulheres de todas as idades (Tt 2.1-8). Para ajudar Tito a permanecer na sua fé em Cristo, Paulo sugeriu que Tito viesse a Nicópolis e trouxesse com ele dois outros membros da igreja (Tt 3.12-13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário