Capítulo 2: Combatendo o Bom Combate



Interação
Prezado estudante da Palavra do Senhor, estudaremos a partir de agora, o propósito de Paulo escrever a sua carta: O Combate às Heresias. É um estudo que necessita de bastante atenção, e de preferência, use o livro - base deste comentário bíblico, para maiores informações acerca do Capítulo 2 desta Epístola, e note algumas doutrinas que permeavam na Igreja da região, e hoje permeiam em muitas igrejas.
Equipe Evangelho Avivado
Texto - chave semanal: Mt 24.1-28.

INTRODUÇÃO - COMENTÁRIO
Paulo sabia muito bem,dos problemas que haviam sido mencionados à ele na prisão,e por causa disto,ele resolve enfatizar o capítulo 2, plenamente no combate às heresias, pois era um grande problema,alí no seio da Igreja.Provalvelmente avisado por Epafras,que possivelmente estava no cárcere preso ( Fm 23 ), ele conhece a atual situação e enfatiza este capítulo com pontos altamente importantes para que venhamos ter uma clareza do que se passava naquela Igreja. É o que iremos ver no estudo de hoje.
Objetivo do estudo : Verificar as heresias que adentraram aquela igreja da região e como combatê-las.

I. Filosofias e Vãs Sutilezas
O Pastor Elinaldo Renovato diz que falsos ensinos são ´´ apresentados com enganos e disfraçes,com aparência de verdade, de maneira sutíl ``1.
Na Epístola não está explícito quanto ao que era ensinado na Igreja,mas podemos entender que pelo sentido no texto, Filosofia (gr.philosophia ),era o alvo do combate do apóstolo. Era o combate às ´´ vã filosofia ``, particular, que era usada para propagar os falsos ensinos. Os gnósticos ( que eram um grupo de pessoas que disseminavam as heresias no local ),mencionou as seguintes heresias :
a. Jesus não era humano
Este ensino é errôneo,pois a Palavra de Deus menciona que : ´´ ele foi visto visto por mais de quihentos irmãos e que veio em carne ( 1 Co 15.5,6; 1 Jo 4.3 ). Cristo é real,é vivo,é o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores (Ap 19.16 ).
b. Jesus não morreu
Os Evangelhos desmentem está idéia dizendo que ele morreu ( Mt 27,Mc 15, Lc 23, Jo 19 ). Eles se enganam,pois se ele não morreu e ressucitou é vã a nossa fé (1 Co 15.13,14 ).
c. Jesus não ressucitou
Os Evangelhos mostram de forma óbvia qe ele ressucitou ( Mt 28,Mc 16, Lc 24, Jo 20 ). Cristo vive (Mt 28.20 ),foi visto pelos discípulos ( Lc 24.13-35;1 Co 15.5,6 ), ficou na Terra pelo espaço de 40 dias ( At 1.3 ).E seu espírito está aqui conosco,através da presença do Espírito Santo      ( Jo 14-15 ).
II.Tradições de Homens e Rudimentos do mundo
O Dicionário Aurélio diz que tradição é ´´ ato de transmitir ou entregar hábitos inverterados``.2
Paulo está se referindo ás pessoas que aderiram à seguimentos que correspondem à doutrina de homens,e que continuam nesta doutrina,exortando-os à não entrar por este caminho.
O Pr. Claudionor de Andrade menciona que a comunicação ´´ expressa eficiência e correção ``3.
Por isso,doutrinas humanistas, como sentidos astrológicos, mágicos,e cartas, devem ser repudiados,pois adentram à este ´´ Rudimentos do Mundo ``, pois a Palavra é soberana
(Jo 17.17 ).

III. A Verdadeira Circuncisão - A Vitória sobre o Mal
Paulo vai concluir este capítulo dizendo sobre a verdadeira circuncisão,dizendo sobre  a circuncisão salvífica,em Cristo Jesus.Embora a circuncisão não tenha valor religioso hoje, ainda aprendemos lições importantes das instruções dadas aos judeus. No ato da circuncisão, eles se tornaram distintos, e Deus removeu o “opróbrio” do pecado (Josué 5:9). Hoje, ´´ Hoje, ele remove o pecado na circuncisão espiritual quando somos sepultados com Cristo no batismo (Colossenses 2:11-13) ``.4
Conclusão
Que o Senhor Deus continue nos guiando ao crescimento biblico e a maturidade espiritual.
Bibliografia
1.Renovato,Elinaldo : Colossenses - Comentário Bíblico - CPAD - Págs: 83-86
2.Dicionário Aurélio : Pág 331
3. de Andrade, Claudionor : O Desafio da Evangelização - CPAD - Pág : 48

Nenhum comentário:

Postar um comentário