A Salvação: Presente ou Futuro?

O cristão já recebeu a salvação, ou espera recebê-la futuramente, quando chegar na presença de Deus? Esta é uma pergunta excelente, que envolve diversos pontos importantes de doutrina. Vamos observar alguns fatos:
1. Jesus "veio buscar e salvar o perdido" (Lucas 19:10; veja João 12:47).
2. Quando alguém se converte a ele, já recebe a salvação, ou seja, o resgate de seus pecados. Neste sentido, a Bíblia freqüentemente fala sobre a salvação no presente ou até como fato já realizado. "Hoje, houve salvação nesta casa..." (Lucas 19:9). "Mas cremos que fomos salvos pela graça do Senhor Jesus, como também aqueles o foram" (Atos 15:11). "Porque, na esperança, fomos salvos" (Romanos 8:24). "...estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos" (Efésios 2:5). "...que nos salvou e nos chamou com santa vocação" (2 Timóteo 1:9). "...ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo" (Tito 3:5).
3. Várias outras passagens falam da salvação no sentido eterno e final, assim a colocando no futuro. "...aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo" (Mateus 10:22). "E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos" (Romanos 13:11). "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes" (1 Timóteo 4:16). "...assim também Cristo, tendo_se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação" (Hebreus 9:28).

Como devemos entender este dois sentidos da salvação? Romanos 5:9-10 usa outras palavras, dizendo que já fomos justificados (do pecado) e reconciliados (com Cristo), para que possamos ser salvos (futuramente). 1 Pedro diz que Deus nos elegeu (1:1-2), nos regenerou (1:3,23) e nos resgatou (1:18-19). Diz que somos salvos atualmente através do batismo (3:21). Uma vez salvos, somos "guardados pelo poder de Deus" (que nunca falha), "mediante a fé" (que pode falhar) para a salvação que vai se revelar no último tempo (1:5). Mesmo depois de resgatados, seremos julgados (1:17). Depois de ter "escapado das contaminações do mundo" seria possível voltar e perder tudo (2 Pedro 2:19-22).
Nós, que recebemos purificação pela obediência à verdade, precisamos manter firme a nossa esperança da salvação eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário