Mas, espere um pouco. Encontramos no
capítulo anterior que os povos e nações se dividiram "segundo
as suas línguas" (Gênesis 10:5,20,31). Alguns céticos citam esse
caso para "provar" que a Bíblia se contradiz e não é de confiança.
Como devemos responder?
Um estudo cuidadoso de Gênesis
mostrará que este livro, como muitos outros livros dentro e fora da Bíblia,
usa uma técnica literária de resumir a história antes de entrar em detalhes
de algum determinado episódio. Devido a esta e outras técnicas, vários
eventos bíblicos são relatados fora da seqüência cronológica. Veja alguns
outros exemplos:
Gênesis 1 contém o resumo da
criação. Capítulo 2 dá os detalhes da criação do primeiro casal
humano.
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A morte de Abraão é
mencionada em Gênesis 25:7-10 e o nascimento dos filhos de Isaque se
encontra em (25:21-26). De fato, Abraão morreu quando os netos gêmeos
tinham 15 anos de idade.
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A morte de Isaque é relatada
em Gênesis 35:28-29. Mas, pela cronologia, se encaixa no período da
prisão de José no Egito (capítulo 40).
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Poderíamos citar outros exemplos,
mas esses servem para ilustrar o ponto. Livros como Gênesis nem sempre seguem
uma cronologia rígida. Algumas histórias são contadas fora de seqüência por
causa dos temas ou personagens destacados.
No caso da confusão de línguas,
Gênesis 10 enfatiza a divisão dos descendentes de Noé em termos da geografia.
Gênesis 11:1-9 mostra a maneira que Deus forçou os homens a cumprir a sua
ordem de encher a terra (Gênesis 9:1).
Esta questão da seqüência de
Gênesis 10 e 11 não prova a falta de veracidade da Bíblia. O fato que algumas
pessoas apontam a tais casos para desacreditar as Escrituras ilustra uma
realidade triste. Há pessoas que procuram qualquer motivo, mesmo argumentos
absurdos e sem fundamento, para rejeitar Deus e sua palavra. A evidência da
existência de Deus grita de cada árvore, neném, montanha e estrela que ele
criou, tirando qualquer justificativa da boca dos descrentes (Romanos 1:20; Atos
17:25-29). As pessoas que rejeitam tais evidências querem justificar seus atos
egoístas, rebeldes e pecaminosos (Romanos 1:21-32), ao invés de aceitar o amor
e a graça do Deus benevolente (Romanos 5:8).
"O homem perverso mostra dureza
no rosto, mas o reto considera o seu caminho. Não há sabedoria, nem
inteligência, nem mesmo conselho contra o Senhor"
(Provérbios 21:29-30).
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