Panorama da Epístola de Paulo aos Filipenses




Em sua epístola aos filipenses, o Apóstolo Paulo incentivou os santos em Filipos e os exortou a permanecerem firmes na fé em união e a trabalharem juntos para defender a fé. Talvez, um dos princípios mais importantes que Paulo ensinou aos filipenses é que orar a Deus e confiar Nele traz “a paz de Deus, que excede todo o entendimento” (Fp 4.7). Estudar as mensagens de incentivo de Paulo nessa epístola pode ajudá-lo em seu empenho de perseverar fielmente até o fim. Ao se empenhar em seguir a Cristo, você também pode ganhar confiança e, assim como Paulo, declarar: “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece” (Fp 4.13).

Autor: Filipenses 1.1 identifica o apóstolo Paulo como o seu autor, provavelmente com a ajuda de Timóteo.

Quando foi escrito: O livro de Filipenses foi escrito em aproximadamente 61 d.C.

Propósito: A Epístola aos Filipenses, uma das epístolas de Paulo na prisão, foi escrita em Roma. Foi em Filipos, onde Paulo visitou em sua segunda viagem missionária (At 16.12), que Lídia e o carcereiro e sua família foram convertidos a Cristo. Agora, alguns anos mais tarde, a igreja estava bem estabelecida, como se pode deduzir pelo seu tratamento inicial, o qual diz: "bispos (presbíteros) e diáconos" (Fp 1.1). O motivo para a epístola foi reconhecer uma oferta monetária procedente da igreja em Filipos e levada ao apóstolo por Epafrodito, um dos seus membros (Fp 4.10-18). Esta é uma delicada carta para um grupo de cristãos que eram especialmente próximos ao coração de Paulo (cf. 2 Co 8.1-6) e, comparativamente, pouco é dito sobre o erro doutrinário.

Resumo: Filipenses pode ser chamado de "Recursos através do sofrimento". O livro é sobre Cristo em nossa vida, Cristo em nossa mente, Cristo como nossa meta, Cristo como nossa força e alegria através do sofrimento. Ele foi escrito durante a prisão de Paulo em Roma, cerca de 30 anos após a ascensão de Cristo e cerca de dez anos depois de Paulo ter pregado em Filipos pela primeira vez. Paulo era um prisioneiro de Nero, mas a Epístola transborda com mensagens de triunfo. As palavras "alegria", "gozo" e "regozijo" aparecem com frequência (Fp 1.4, 18, 25, 26; 2.2, 28; 3.1; 4.1,10). Uma experiência cristã correta é experimentar, independente de nossas circunstâncias, a vida, a natureza e a mente de Cristo habitando em nós (Fp 1.6, 11; 2.5, 13). Filipenses atinge o seu auge em Filipenses 2.5-11 com a declaração gloriosa e profunda sobre a humilhação e exaltação de nosso Senhor Jesus Cristo. Filipenses pode ser dividido da seguinte forma:

Introdução - 1.1-7
I. Cristo, a vida do cristão: Regozijar-se apesar do sofrimento - 1.8-30
II. Cristo, o modelo do cristão: Regozijar-se em servir com humildade - 2.1-30
III. Cristo, o objeto da fé, desejo e perspectiva do cristão - 3.1-21
IV. Cristo, a fortaleza do cristão: Regozijar-se em meio à angústia - 4.1-9
Conclusão - 4.10-23


Nenhum comentário:

Postar um comentário