Panorama da Primeira Epístola de Paulo a Timóteo




Em 1 Timóteo, lemos que o Apóstolo Paulo aconselhou Timóteo, um líder da Igreja em Éfeso, a assegurar que a sã doutrina fosse ensinada, e a não permitir que falsidades populares distraíssem as pessoas dos ensinamentos do evangelho. Ele ensinou Timóteo sobre os ofícios de bispo e diácono, e debateu as qualificações daqueles que serviam nessas posições. Paulo também expressou sua profunda gratidão pela misericórdia de Jesus Cristo quando foi convertido. Estudar 1 Timóteo vai ajudá-lo a aumentar sua conscientização sobre a importância de ensinar a sã doutrina na Igreja. Você também vai poder aprofundar sua apreciação pela misericórdia do Salvador e pela importância do papel dos bispos e de outros líderes da Igreja.

Autoria e Data: Paulo escreveu 1 Timóteo (1 Tm 1.1). A Primeira Epístola de Paulo a Timóteo foi escrita provavelmente entre 64 e 65 d.C., talvez enquanto ele estava na Macedônia (1 Tm 1.3). Antes de escrever essa epístola, Paulo foi libertado após dois anos preso (em prisão domiciliar) em Roma e provavelmente estava viajando muito, visitando regiões onde havia estabelecido ramos da Igreja anteriormente.

Objetivos da Epístola: Paulo escreveu essa epístola a Timóteo, que havia servido com ele durante sua segunda viagem missionária (At 16.1–3). Após a missão, Timóteo continuou a ser um missionário e líder fiel da Igreja (At 19.22; Fp 2.19) e uma das pessoas associadas a Paulo em quem ele mais confiava (1 Co 4.17). Paulo referiu-se a Timóteo como seu “verdadeiro filho na fé” (1 Tm 1.2). O pai de Timóteo era um gentio grego, mas sua mãe e sua avó eram mulheres judias justas que o ensinaram e o ajudaram a aprender as escrituras (At 16.1; 2 Tm 1.5; 3.15). Na época em que essa epístola foi escrita, Timóteo servia como líder da Igreja em Éfeso (1 Tm 1.3). Paulo deu a entender que alguns membros duvidavam das habilidades de liderança de Timóteo por ele ainda ser jovem (1 Tm 4.12). Paulo pretendia visitar Timóteo pessoalmente, mas não tinha certeza se conseguiria (1 Tm 3.14; 4.13). Paulo escreveu a epístola a Timóteo para ajudar o jovem líder da Igreja a entender melhor suas funções.

Resumo: Esta é a primeira carta que Paulo escreveu a Timóteo, um jovem pastor que tinha sido uma ajuda de Paulo em sua obra. Timóteo era grego. Sua mãe era judia e seu pai era grego. Paulo foi mais do que apenas um mentor e líder a Timóteo, ele foi como um pai para ele e Timóteo foi como um filho a Paulo (1 Tm 1.2). Paulo começa a carta exortando Timóteo a ter cuidado com os falsos mestres e falsas doutrinas. No entanto, grande parte da carta trata da conduta pastoral. Paulo instrui Timóteo em adoração (1 Tm 2) e no desenvolvimento de líderes maduros para a igreja (1 Tm  3). A maior parte da carta lida com a conduta pastoral, advertências sobre os falsos mestres e a responsabilidade da igreja em relação aos membros pecadores, viúvas, anciãos e escravos. Ao longo de toda a carta, Paulo encoraja Timóteo a permanecer firme, perseverar e permanecer fiel à sua vocação. Uma relação interessante entre o Antigo Testamento e o livro de 1 Timóteo é a citação de Paulo da base para considerar os presbíteros da igreja como sendo dignos de "dobrados honorários" e merecedores de respeito quando se trata de serem acusados de má conduta (1 Tm 5.17-19). Deuteronômio 24.15, 25.4 e Levítico 19.13 falam da necessidade de pagar um trabalhador o que ele ganhou e fazê-lo em tempo hábil. Parte da Lei Mosaica exigia que duas ou três testemunhas fossem necessárias para trazer uma acusação contra um homem (Dt 19.15). Os judeus cristãos nas igrejas pastoreadas por Timóteo estariam bem cientes destas referências ao Antigo Testamento.

Jesus Cristo é apresentado por Paulo como o mediador entre Deus e os homens (1 Tm 2.5), o Salvador de todos os que nEle creem. Ele é o Senhor da igreja, e a quem Timóteo realmente serve quando pastoreia a Sua Igreja. Assim, encontramos a principal aplicação da primeira carta de Paulo a seu "filho na fé". Paulo instrui Timóteo sobre questões de doutrina, liderança e administração da igreja. Podemos usar essas mesmas instruções para governar nossa assembleia local hoje. Da mesma forma, o trabalho e o ministério de um pastor, as qualificações para um ancião e as qualificações de um diácono são tão importantes e pertinentes hoje quanto eram na época de Timóteo. A primeira carta de Paulo a Timóteo resulta em um livro de instruções sobre liderança, administração e como pastorear a igreja local. As instruções contidas nesta carta podem ser aplicadas a qualquer líder ou o líder potencial da igreja de Cristo e são igualmente relevantes hoje como eram na época de Paulo. Para aqueles não chamados a papéis de liderança em sua igreja hoje, o livro ainda é prático. Cada seguidor deve batalhar pela fé e evitar falsos ensinamentos. Cada seguidor deve ser firme e perseverante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário