Tendo sido testemunha ocular da transfiguração de Jesus Cristo (2 Pe 1.16–18), Pedro exortou seus leitores a aumentar seu conhecimento de Jesus Cristo e a procurar obter atributos divinos a fim de serem participantes da “natureza divina” (2 Pe 1.4–8). Ele assegurou a seus leitores que esse crescimento espiritual iria ajudá-los a “fazer cada vez mais firmes a vossa vocação e eleição” (2 Pe 1.10). “Pedro afirma que o Senhor virá do céu em grande glória e com grandes julgamentos sobre a Terra”.
Autoria e Data: O livro de 2 Pedro foi escrito no final da vida de Pedro. Já que Pedro foi martirizado em Roma durante o reinado de Nero, sua morte deve ter ocorrido antes de 68 d.C. Ele muito provavelmente escreveu 2 Pedro entre 65 e 68 d.C. Pedro ficou alarmado que falsos mestres estavam começando a infiltrar-se nas igrejas. Ele fez um chamado aos cristãos para crescerem e tornarem-se fortes em sua fé, a fim de detectarem e combaterem a crescente apostasia. Ele enfatizou fortemente a autenticidade da Palavra de Deus e a certeza do retorno do Senhor Jesus.
Objetivos da Epístola: Pedro declarou que estava escrevendo “aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa” (2 Pe 1.1). Isso pode indicar que os leitores de Pedro foram os mesmos cristãos gentios que receberam a Primeira Epístola de Pedro (2 Pe 3.1). O conteúdo de 2 Pedro 1:12–15 mostra que Pedro tencionava que essa epístola fosse uma mensagem de despedida a seus leitores. Ao contrário da Primeira Epístola de Pedro, que ajudou os santos a lidarem com a perseguição externa, a Segunda Epístola de Pedro fala da apostasia interna que ameaçava o futuro da Igreja. Falsos profetas e mestres estavam espalhando “heresias destruidoras, e [negando] o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição” (2 Pe 2.1). Ele escreveu a carta para incentivar os santos a aumentarem seu conhecimento do Senhor a fim de “fazer cada vez mais firmes a [sua] vocação e eleição” (2 Pe 1.10).
Resumo: Sabendo que seu tempo era curto (2 Pe 1.13-15) e que essas igrejas enfrentavam perigo imediato (2 Pe 2.1-3), ele convidou os leitores a refrescarem a sua memória (2 Pe 1.13) e a estimularem a sua forma de pensar (2 Pe 3.1-2) para que pudessem se lembrar de seu ensino (2 Pe 1.15). Ele desafiou os crentes a se tornarem mais maduros em sua fé ao adicionar a ela virtudes cristãs específicas, assim tornando-se eficazes e produtivos em seu conhecimento de Jesus Cristo (2 Pe 1.5-9). Os escritores do Antigo e Novo Testamentos foram estabelecidos como a autoridade de sua fé (2 Pe 1.12-21, 3.2, 3.15-16). Pedro desejava que eles se tornassem firmes na sua fé para suportar os falsos mestres que haviam infiltrado e estavam influenciando negativamente as igrejas. Em sua denúncia deles, Pedro descreveu seu comportamento, sua condenação e suas características (2 Pe 2), e também que eles ridicularizaram a segunda vinda do Senhor (2 Pe 3.3-7). Para os cristãos, Pedro ensinou que a Segunda Vinda era o incentivo para uma vida santa (2 Pe 3.14). Depois de uma advertência final, Pedro novamente encorajou-os a crescerem na graça e no conhecimento do seu Senhor e Salvador Jesus Cristo. Ele concluiu com uma palavra de louvor ao seu Senhor e Salvador (2 Pe 3.18). Certamente, como cristãos no século 21, estamos mais próximos da volta do Senhor que os cristãos do primeiro século, a quem esta epístola foi escrita. Através da televisão e outros meios de comunicação de massa, cristãos maduros estão conscientes de que muitos charlatões estão desfilando como verdadeiros líderes cristãos, e que os cristãos imaturos estão sendo "tomados" pelo seu charlatanismo e falsa interpretação das Escrituras. Cabe a todos os cristãos renascidos a serem tão fundamentados na Palavra que seremos capazes de discernir a verdade do erro. A mesma receita para o crescimento na fé que Pedro deu (2 Pe 1.5-11), quando aplicada à nossa vida, irá assegurar-nos também uma rica recompensa na "entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo" (2 Pe 1.10-11). O fundamento da nossa fé é e sempre será a mesma Palavra de Deus que Pedro pregou.
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