Panorama da Segunda Epístola de João




Em sua Segunda Epístola, João demonstrou preocupação quanto às influências apóstatas na Igreja. Ao mesmo tempo, ele demonstrou alegria pelos membros que permaneceram firmes e fiéis ao evangelho (2 Jo 1.4). Suas palavras ilustram a alegria e a gratidão que os líderes da Igreja sentem por aqueles que permanecem fiéis ao Senhor. Ao estudarem 2 João, os alunos poderão ser fortalecidos pelos conselhos de amarem uns aos outros, obedecerem aos mandamentos de Deus e permanecerem fiéis à doutrina de Cristo.

Autoria e Data: O livro de 2 João não revela diretamente o nome de seu autor. A tradição desde os primeiros dias da igreja estabelece que o autor foi o apóstolo João. Tem havido várias conjeturas ao longo dos anos de que um outro discípulo de Cristo chamado João talvez tenha sido o responsável por esta carta. No entanto, todas as evidências apontam para o autor como sendo João, o discípulo amado, o qual também escreveu o Evangelho de João. O livro de 2 João possivelmente foi escrito por volta do mesmo tempo que as outras cartas de João, 1 e 3 João, provavelmente entre 85-95 d.C.

Objetivos da Epístola: A Segunda Epístola de João foi escrita “à senhora eleita, e a seus filhos” (2 Jo 1.1). Não se sabe se João estava usando linguagem figurativa para se referir a sua própria família, a outro grupo específico de pessoas ou à Igreja coletivamente. Outra possibilidade é que a expressão “senhora eleita” refira-se a uma congregação cristã (2 Jo 1.13). A palavra grega traduzida como igreja é feminina, e era comum usar a figura de uma mulher para representar a Igreja. Assim como em 1 João, o apóstolo aparentemente escreveu essa epístola em resposta ao falso ensinamento de que Jesus Cristo não teria efetivamente vindo à Terra na carne. Ele aconselhou os membros a não receberem em suas casas e congregações aqueles que ensinassem que Cristo não possuía um corpo físico (2 Jo 1.7–10).

Resumo: O livro de 2 João é dirigido "à senhora eleita, e a seus filhos". Esta talvez tenha sido uma senhora de importante posição na igreja ou um código que se refere à igreja local e sua congregação. Naqueles dias, quando os cristãos estavam sendo perseguidos, era comum usar saudações codificadas. O livro de 2 João contém uma grande preocupação com uma advertência urgente acerca de enganadores que não estavam ensinando a exata doutrina de Cristo e que sustentavam que Jesus de fato não ressuscitara na carne, mas apenas espiritualmente. João estava muito ansioso para que os verdadeiros crentes estivessem conscientes desses falsos mestres e não tivessem nada a ver com eles.
É extremamente importante que comparemos tudo o que vemos, ouvimos e lemos que afirma ser "cristão" com as Escrituras. Isso não pode ser suficientemente enfatizado porque uma das grandes armas de Satanás é o engano. É muito fácil ser levado por uma doutrina nova e emocionante que parece basear-se nas Escrituras, mas que, se examinada de perto, é de fato um afastamento da Palavra de Deus. Se a doutrina não se alinha com as Escrituras explicitamente, então é falsa e não provém do Espírito, por conseguinte, não devemos ter nada a ver com ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário