Panorama da Segunda Epístola de Paulo a Timóteo




Segunda Epístola de Paulo a Timóteo dá ênfase ao poder que advém de termos um testemunho de Jesus Cristo (2 Tm 1.7–8). Ela também contém uma profecia sobre os “tempos trabalhosos” que aconteceriam tanto na época de Paulo e Timóteo como nos últimos dias (2 Tm 3.1–7). Para ajudar Timóteo com os problemas que ele enfrentava, Paulo o incentivou a confiar nas escrituras e nos líderes da Igreja (2 Tm 3.14–17), e na verdadeira doutrina (2 Tm 4.2). Ao estudar esse livro, você aprenderá doutrinas e princípios que o ajudarão a viver fielmente ao enfrentar os tempos trabalhosos dos últimos dias.

Data e Autoria:  Paulo escreveu 2 Timóteo (2 Tm 1.1). Foi escrita provavelmente entre 64 e 65 d.C. Paulo escreveu a epístola enquanto estava na prisão, em Roma, pela segunda vez, pouco antes de seu martírio. Enquanto estava preso, Paulo estava acorrentado (2 Tm 1.16; 2:9), provavelmente ele estava em uma cela ou uma masmorra, exposto a intempéries (2 Tm 2.13-21), e seus amigos tinham dificuldade em encontrá-lo (2 Tm 1.17). Lucas, aparentemente, era seu único visitante regular (2 Tm 4.11), e Paulo sabia que sua vida logo chegaria ao fim (2 Tm 4.6–8).

Objetivos da Epístola: Em sua carta, Paulo incentivou Timóteo e deu-lhe forças para ajudá-lo a prosseguir após sua morte iminente. Paulo sabia que seu tempo se aproximava e desejava ver Timóteo, a quem ele chamou, figurativamente, de “meu amado filho” (2 Tm 1.2). No final de sua carta, Paulo pede que Timóteo e Marcos o visitem e tragam alguns itens que ele havia deixado para trás (2 Tm 4.9–13). Embora a carta de Paulo seja dirigida especificamente a Timóteo, seus conselhos podem se aplicar àqueles que vivem “nos últimos dias” (2 Tm 3.1), pois Paulo ensinou sobre os desafios e as soluções que são importantes para os nossos dias, assim como o foram em sua época.

Resumo: Paulo encoraja Timóteo a permanecer apaixonado por Cristo e a permanecer firme na sã doutrina (2 Tm 1.1-2,13-14). Paulo relembra Timóteo a evitar as crenças e práticas ímpias e a fugir de qualquer coisa imoral (2 Tm 2.14-26). No fim dos tempos haverá intensa perseguição e apostasia da fé cristã (2 Tm 3.1-17). Paulo encerra com um apelo intenso para que os crentes permaneçam firmes na fé e terminem a corrida forte (2 Tm 4.1-8). Paulo estava tão preocupado em advertir Timóteo e aqueles que ele pastoreava dos perigos dos falsos mestres que acabou invocando a história dos magos egípcios que se opuseram a Moisés (Êx 7.11,22; 8.7,18,19; 9.11). Embora seus nomes não sejam mencionados no Antigo Testamento, a tradição diz que esses homens promoveram a construção do bezerro de ouro e foram mortos com o resto dos idólatras (Êx 32). Paulo prevê o mesmo destino para aqueles que resistem à verdade de Cristo, sua insensatez eventualmente "será a todos evidente" (2 Tm 3.9). É fácil desviar-se da vida cristã. Temos que manter nossos olhos firmes no prêmio ser recompensado no céu por Jesus Cristo (2 Tm 4.8). Devemos nos esforçar para evitar tanto a falsa doutrina quanto as práticas ímpias. Isso só pode ser realizado quando nos firmamos em nosso conhecimento da Palavra de Deus e recusamos aceitar qualquer coisa que não seja bíblica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário