Panorama da Terceira Epístola de João




Nessa curta epístola, João elogiou Gaio, um membro que permaneceu fiel durante um período em que muitos se rebelaram contra os líderes da Igreja. Os ensinamentos de João podem ajudar os alunos a compreender a apostasia que ocorreu na Igreja do Novo Testamento, além de inspirá-los a permanecerem leais aos líderes mesmo em meio à oposição. 

Autoria e Data: O autor identificou a si mesmo como “o ancião” (3 Jo 1.1), que tradicionalmente entende-se como sendo o Apóstolo João. Não se sabe ao certo quando e onde foi escrito o livro de 3 João. Se a noção tradicional de que João residiu por muito tempo em Éfeso for correta, é possível que ele tenha escrito essa epístola de lá, entre 70 e 100 d.C.

Objetivos da Epístola: A Terceira Epístola de João foi escrita para Gaio, um membro fiel da Igreja, a quem João elogiou por ter demonstrado devoção altruísta à causa de Cristo, pois havia providenciado abrigo para servos viajantes de Deus (3 Jo 1.5–8). João também adverte Gaio acerca de um homem chamado Diótrefes, que provavelmente possuía uma posição de liderança na Igreja. Diótrefes opôs-se abertamente a João e a outros líderes, a ponto de impedir os membros locais de frequentar as reuniões caso os recebessem (3 Jo 1.9–10). João incentiva Gaio a permanecer na bondade e expressa o desejo de ir visitá-lo em breve (3 Jo 1.11–14).

Resumo: João está escrevendo com sua habitual forte ênfase na verdade a esse muito amado irmão em Cristo, Gaio, um leigo de alguma riqueza e distinção em uma cidade perto de Éfeso. Ele muito elogia o cuidado e hospitalidade de Gaio com seus mensageiros, quer fossem conhecidos por ele ou não, e cuja missão era levar o Evangelho de um lugar para outro. João exorta-o a continuar a fazer o bem e a não imitar o mal, como no exemplo de Diótrefes. Este homem tinha assumido a liderança de uma igreja na Ásia e não só se recusara a reconhecer a autoridade de João como apóstolo, mas também a receber suas cartas e submeter-se às suas direções. Ele também circulou calúnias dolosas contra João e excomungou os membros que demonstraram apoio e hospitalidade aos mensageiros de João. Antes de concluir sua carta, João também elogia o exemplo de Demétrio, de quem havia ouvido excelentes relatórios. João, como sempre, enfatiza a importância de andar na verdade do Evangelho. Hospitalidade, apoio e encorajamento para os nossos irmãos Cristãos são uns dos principais preceitos dos ensinamentos de Jesus e Gaio foi, obviamente, um excelente exemplo deste ministério. Devemos fazer o mesmo sempre que pudermos, acolhendo missionários, pregadores e estrangeiros visitantes (desde que tenhamos a certeza de que são verdadeiros seguidores) não só nas nossas igrejas, mas também nas nossas casas, oferecendo-lhes todo o apoio e incentivo de que precisam. 

Também precisamos ter o cuidado de sempre seguir apenas o exemplo daqueles cujas palavras e ações estão de acordo com o Evangelho, e de estar em alerta para sermos capazes de detectar pessoas como Diótrefes, um líder cujo comportamento estava longe de ser parecido com o que Jesus ensinou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário