Panorama do Livro do Apocalipse




Como a “Revelação de Jesus Cristo” (Ap 1.1), este livro é chamado de Apocalipse, que deriva de uma palavra grega que significa “revelado” ou “descoberto”. Esse livro é uma manifestação do Senhor Jesus Cristo e uma revelação de Sua autoridade, de Seu poder e de Seu papel preeminente no Plano de Salvação do Pai. O livro também revela informações muito importantes sobre os acontecimentos que levam à Segunda Vinda e ao Milênio. Estudar o livro de Apocalipse pode ajudá-lo a ganhar um entendimento maior do Filho de Deus glorificado e ressurreto e de Seu relacionamento com os filhos de Deus ao longo das eras da história da Terra, particularmente nos últimos dias. Esse livro traz uma mensagem de esperança aos justos e pode incentivá-lo a permanecer fiel a seu testemunho do Salvador em meio à perseguição e às provações.

Autoria e Data: O Apóstolo João, o amado discípulo de Jesus Cristo, é o autor desse livro.  O livro de Apocalipse foi escrito em uma época em que os cristãos enfrentavam falsos ensinamentos, apatia e severa perseguição (Ap 1.9; 2:4, 10, 14–15; 3.16; 6.9). Essa perseguição veio, provavelmente, pelas mãos dos oficiais romanos, nas duas últimas décadas do primeiro século d.C. João escreveu da ilha de Patmos, no Mar Egeu, cerca de cem quilômetros a Sudeste de Éfeso (Ap 1.9).

Objetivos da Epístola: O Apóstolo João escreveu uma mensagem de esperança e incentivo aos santos da sua e da nossa época (Ap 1.4, 11). Os primeiros três capítulos de Apocalipse foram dirigidos, especificamente, aos sete ramos da Igreja na Ásia Menor (Ap 1.4, 11; 2–3). Devido à intensa perseguição, os santos precisavam muito da mensagem de incentivo encontrada em Apocalipse. A Revelação de Jesus Cristo foi dada a João por Deus "para mostrar aos seus servos o que em breve há de acontecer". Este livro é cheio de mistérios sobre coisas que virão. É o último aviso de que o mundo certamente terminará e que o julgamento é certo. Dá-nos um pequeno vislumbre do céu e de todas as glórias que aguardam aqueles que mantêm as suas vestes brancas. O livro de Apocalipse leva-nos através da grande tribulação, com todas as suas aflições, e do fogo final que todos os infiéis terão de enfrentar pela eternidade. O livro recorda a queda de Satanás e a condenação que o aguarda juntamente com seus anjos. Vemos também as tarefas de todas as criaturas e anjos do céu, assim como as promessas dos santos que viverão para sempre com Jesus na Nova Jerusalém. Como João, é difícil encontrar palavras para descrever o que lemos no livro do Apocalipse.

Resumo:  Apocalipse é pródigo de descrições coloridas das visões que nos anunciam os últimos dias antes do retorno de Cristo e a introdução do novo céu e nova terra. O Apocalipse começa com cartas às sete igrejas da Ásia Menor, revelando em seguida a série de devastações derramadas sobre a terra; a marca da besta, "666"; a decisiva batalha do Armagedom; o aprisionamento de Satanás; o reino do Senhor, o julgamento do Grande Trono Branco e a natureza da cidade eterna de Deus. Profecias sobre Jesus Cristo são cumpridas e uma última chamada ao Seu Senhorio nos assegura de que Ele voltará em breve. O livro de Apocalipse é a culminação de profecias sobre o fim dos tempos, começando com o Antigo Testamento. A descrição do anticristo mencionado em Daniel 9:27 é totalmente desenvolvida no capítulo 13 de Apocalipse. Fora do Apocalipse, exemplos da literatura apocalíptica na Bíblia são Daniel capítulos 7-12, Isaías capítulos 24-27, Ezequiel capítulos 37-41 e Zacarias capítulos 9-12. Todas essas profecias se reúnem no livro do Apocalipse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário