Tenho que ser batizado com o Espírito Santo para ser salvo?

Muitas pessoas estão preocupadas demais com o batismo no Espírito  Santo. Algumas oram fervorosamente e vivem em constante   frustração porque não receberam uma manifestação clara de       batismo no Espírito Santo. Algumas até estão convencidas de que não serão salvas se não receberem este sinal especial de Deus.

Jesus prometeu batismo com o Espírito Santo aos apóstolos (Atos 1:1-5) e prontamente cumpriu a promessa (Atos 2:1-4), capacitando os doze a falar em línguas estrangeiras à multidão internacional reunida no dia de Pentecostes (Atos 2:11,14). Todos aqueles que foram batizados para remissão de pecados receberam o dom do Espírito Santo (Atos 2:38), mas não há menção de nenhum sinal miraculoso acompanhando este dom. Anos se passaram, e algumas pessoas receberam poder para operar milagres ou falar outras línguas quando os apóstolos impunham suas mãos sobre elas (Atos 6:5-8;  8:5-7,14-19;  veja, também, Atos 19:6-7).

Em todo o Novo Testamento, há apenas um outro caso registrado de batismo com o Espírito Santo. Quando Pedro levou o evangelho aos gentios, a família e os amigos de Cornélio receberam este batismo especial (Atos 10:44-48).  Observe que este batismo não retirou a necessidade de batismo nas águas para salvação (10:48). Quando Pedro descreveu o que tinha acontecido na casa de Cornélio, ele observou que este não era um evento de todos os dias que acontecesse a todos os crentes.  Ele fez todo o caminho de volta ao "princípio" e comparou este batismo com o que aconteceu aos apóstolos no Pentecostes (Atos 11:15-16).  Deus usou este batismo no Espírito Santo quando apresentou a salvação aos judeus, e quando ela foi oferecida aos gentios. Ele não o prometeu a todos, e não o deu a todos os seus seguidores.

Alguns anos depois, Paulo afirmou que há somente um batismo (Efésios 4:5).  Em Atos 2, havia dois.  Em Atos 10, havia dois. Ao tempo em que Paulo escreveu aos efésios, um tinha se acabado e somente o batismo em água para a remissão dos pecados permanecia. Hoje, muitos declaram que receberam batismo no Espírito Santo, mas a Bíblia mostra que ninguém recebeu este batismo durante mais de 1.900 anos. Para sermos salvos, precisamos arrepender-nos e sermos batizados em água para remissão de pecados, assim entrando em comunhão com o Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário