Culto traduz uma palavra grega (latreia) que aparece cinco vezes no Novo Testamento. Na Almeida Revista e Atualizada 2ª Edição,
é traduzida “culto” em João 16:2; Romanos 9:4 e 12:1 e “serviço(s)
sagrado(s)” em Hebreus 9:1 e 6. Significa serviço. Pode ser o serviço de
obediência a Deus em geral, ou pode se referir, como nas duas citações
em Hebreus 9, aos atos específicos de louvor dirigidos a Deus. Assim, a
palavra culto, em nosso uso hoje, corretamente descreve o serviço dado
ao Senhor quando cristãos o adoram. Mas, a mesma palavra pode abranger
qualquer ato de obediência que honra o nome de Deus.
Racional vem da palavra grega logikos.
Nesta palavra, não é difícil ver a idéia da lógica ou raciocínio. Este
adjetivo aparece, no Novo Testamento, somente aqui e em 1 Pedro 2:2,
onde descreve o leite espiritual. A forma do substantivo (logos), porém, aparece mais de 300 vezes no NT, e é traduzida por termos como palavra, conta, ensinamento, modo, ditado, testemunho, verbo, etc. A idéia principal tem a ver com discurso e raciocínio.
O
que é, então, o nosso culto racional? Uma vez que entendemos o que Deus
tem feito por nós, faz sentido nos dedicar a ele em obediência e
serviço. O uso da palavra “pois” em Romanos 12:1 mostra que este serviço
razoável se baseia nas coisas ditas anteriores. Paulo acabou de falar
sobre a profundidade da riqueza de Deus, que nos criou e nos deu a
salvação de graça (Romanos 11:33-36). Por isso, devemos nos dedicar ao
Senhor.
Nenhuma outra resposta faz sentido. Rejeitar o Deus que nos deu a vida – duas vezes!
– seria loucura. Não amar aquele que nos ama tanto não seria sensato.
Rebelar-se contra o soberano que tem demonstrado sua bondade e
severidade (Romanos 11:22) seria totalmente ilógico.
Romanos
12:1 frisa um fato importante no estudo da palavra de Deus. Nosso
estudo nunca deve se reduzir a um exercício acadêmico – aprendendo só
para saber. O conhecimento da palavra de Deus exige uma aplicação
prática. A maioria das cartas do NT, como é o caso de Romanos, contém
uma série de aplicações práticas no final, depois de estabelecer a base
doutrinária. Tiago disse: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra, e não somente ouvintes” (Tiago 1:22). Este é o nosso culto racional!
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