quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Os companheiros de Saulo ouviram a voz de Jesus?

Lucas comenta no relato do encontro de Saulo (Paulo) com Jesus no caminho para Damasco: "Os seus companheiros de viagem pararam emudecidos, ouvindo a voz, não vendo, contudo, ninguém" (Atos 9:7). Mas o mesmo autor repassa o comentário do próprio Paulo sobre a mesma experiência: "Os que estavam comigo viram a luz, sem, contudo, perceberem o sentido da voz de quem falava comigo" (Atos 22:9). Ouviram a voz, ou não? Como explicar estas duas afirmações do mesmo autor que parecem se contradizer?
Os próprios versículos explicam o ponto. Os companheiros de Saulo ouviram a voz celestial, mas não discerniram a mensagem. Observamos aqui dois níveis de percepção. Os companheiros viram a luz, mas Saulo viu Jesus (compare 1 Coríntios 9:1; 15:8). Aqueles ouviram o som de uma voz, mas este entendeu as palavras que Jesus falou. Assim, Lucas afirma, sem se contradizer, que ouviram a voz mas não perceberam o sentido dela.
Encontramos um caso semelhante que esclarece o propósito disso que Jesus fez com Paulo. João 12:28-30 diz: "Pai, glorifica o teu nome. Então, veio uma voz do céu: Eu já o glorifiquei e ainda o glorificarei. A multidão, pois, que ali estava, tendo ouvido a voz, dizia ter havido um trovão. Outros diziam: Foi um anjo que lhe falou. Então, explicou Jesus: Não foi por mim que veio esta voz, e sim por vossa causa."
A multidão sabia que uma voz do céu havia falado com Jesus. Este fato serviu de sinal para mostrar a fonte de sua mensagem. Mas ninguém na multidão entendeu o significado da mensagem. Nem sabiam se era trovão ou uma voz celestial.
No caso de Saulo, outros homens se tornaram testemunhas do fato do encontro com alguém do céu. As palavras de Jesus, porém, foram ocultas para eles naquele dia. Saulo ouviu, entendeu, e obedeceu a voz do Senhor.
Uma pequena dificuldade com um detalhe do relato não deve obstruir a nossa visão do significado da experiência de Saulo. Ele partiu para Damasco confiante da sua posição sobre Jesus e seus seguidores, mas chegou à cidade cego e confuso, encarando a realidade do seu próprio pecado. Saiu de Jerusalém para procurar os seguidores de Jesus, mas entrou em Damasco esperando ser encontrado por um dos mesmos discípulos. Foi para Damasco pronto para prender e até matar cristãos, sem jamais imaginar que o próprio velho homem dele seria morto, os pecados lavados nas águas do batismo (Atos 22:16). Saiu de Jerusalém como grande perseguidor dos discípulos de Cristo, mas em Damasco descobriu que ele seria perseguido como pregador da mesma fé (Atos 9:15-16). Foi para Damasco com apoio dos judeus para matar cristãos, e saiu da cidade com ajuda dos cristãos quando os judeus queriam matá-lo.
A viagem de Saulo de Jerusalém para Damasco transformou a vida dele e definiu o seu futuro, até o seu destino eterno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário