quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Capítulo 02: A Salvação pela Fé

                                                                                  


Introdução
No estudo de hoje, dando continuidade ao comentário bíblico deste mês no blog,  colocamos em pauta o capítulo 2 desta Epístola aos Gálatas, como base em mencionar pela salvação pela Fé, para que estejamos sempre com a Fé acrescentada pelo Senhor Jesus. Paulo, em sua epístola mostra uma preocupação tanto com Judeus quanto Gentios e mostra os pontos para enfatizar a união dos dois povos em um.
 
I. O Evangelho da Graça de Deus
Paulo no início do capítulo menciona que depois de 14 anos, ele voltou à Jerusalém, e assim que voltou, teve um embate com os da circuncisão : ``E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão; ´´
Gálatas 2:4

Devemos tomar o cuidado sobre doutrinas bíblicas, para que não venhamos cair em heresias e enganos e sermos subjugados à jugo que não é de acordo com o Evangelho de Jesus Cristo, principalmente quando o embate é sobre a liberdade de Jesus Cristo.

II. Judeus e Gentios

Paulo sempre se preocupou com Judeus e Gentios, mas nesta Epístola, ele faz questão de romper as barreiras entre o Evangelho e a Lei : `` Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada                                                                           
Gálatas 2:16.

Cremos num Deus que une povos, que trabalha da forma que faz o Reino de Deus avançar, para a honra e a glória D´ele. Somos salvos pela Fé em Cristo Jesus, que atua pelas nossas vidas, frutos para o Senhor, e luz para humanidade.
 
III. Paulo e Pedro

``E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível.
Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão.
E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação.
Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?´´
Gálatas 2:11-14

Um grande exemplo desta separação foi a briga entre Paulo e Pedro em Antioquia. Entendemos hoje que o Evangelho é aberto à todos os povos, por meio da Graça de Deus mediante ao Senhor Jesus Cristo. Nem sempre é fácil distinguir entre o AT e o NT, isto requer tempo e análise minuciosa bíblica para uma compreensão robusta na Palavra do Senhor.

Conclusão

Que o Senhor nos ajude sempre por intermédio de seu Santo Espírito para que sempre venhamos buscar conhecimento em sua Palavra para estarmos firmes no Evangelho, e entender o seu maravilhoso Plano da Salvação.