sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Salvação pela Graça



Salvação Pela Graça

Um dos textos que fala de uma forma bastante clara sobre salvação pela graça é o texto de Efésios 2:1-10. É um texto rico de conhecimento e prática sobre a graça de Deus, apesar de hoje poucos falarem sobre salvação pela graça. Podemos tirar lições ricas desse capitulo 2 de Efésios que trás efeitos bastante prático para o nosso cotidiano, e assim crescer na graça e no conhecimento.

1. Como é o homem antes da salvação. Ef 2:1-3 
Paulo descreve algumas características de como é o homem antes de ser resgatado pela graça de Deus. Vejamos como ele descreve aos irmãos de Éfeso: 
a) Está morto em seus delitos e pecados. 
b) Anda segundo o curso desse mundo.
c) Anda segundo o príncipe da potestade do ar.
d) É filho da desobediência.
e) Anda segundo as inclinações da carne.
f) Faz a vontade da carne e dos pensamentos.
g) É filho da ira por natureza.

Paulo é claro nesse texto mostrando que não tem como o homem ir até Deus por ele mesmo. Porque o mesmo está morto em seus delitos e pecados. Essa morte, não é a física que Paulo está falando, mas sim, uma morte espiritual. Como essa morte espiritual ocorreu no homem? O texto de Rm 5:12 nos diz: Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. A morte espiritual do homem veio por Adão desobedecer a Deus no Éden (Gn 2:16). Com a desobediência de Adão todos se tornaram pecadores e herdaram uma natureza pecaminosa. Todos da raça humana são merecedores do inferno e não do céu. 

2. Fundamento da salvação. Ef 2:4-7 
Deus não ver nada de bom no homem para salva-lo, o que Ele ver é somente pecado e nada mais. O fundamento utilizado por Deus para resgatar o homem do pecado é seu amor e sua misericórdia. Isso é claro em Ef 2:4,5: Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos). Não temos nenhuma condição de vivificar a nós mesmos, somente Deus pode fazer isso, e Ele faz pelo seu amor gracioso sem nós merecermos, porque se a salvação fosse com base na justiça estávamos todos no inferno.

3. Salvação pela graça e não por obras. Ef 2:8,9
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie (Ef 2:8,9). A salvação é completamente por graça, e a definição mais simples que temos de graça é um favor imerecido de Deus para com os homens, ele não merece, mas Deus concede. O meio de acesso a esse favor é a fé. Paulo deixa claro que isto não vem de vós, é dom de Deus, o “isto” Paulo está se referindo todo o processo da salvação que é obra completamente de Deus, que é dom de Deus, inclusive a fé. Cremos no evangelho por causa da graça, o texto de At 18:27 aponta isso: Querendo ele passar à Acaia, o animaram os irmãos, e escreveram aos discípulos que o recebessem; o qual, tendo chegado, aproveitou muito aos que pela graça criam. O dom da fé concedido por Deus ao homem o capacita a responder ao evangelho. 

Devemos compreender que por obras ninguém alcança a salvação, porque se for por obras o homem sempre vai se gloriar, por isso que é por graça somente. Nossas ações são vistas completamente más diante de Deus. Veja Is 64:6 que diz: Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundície; e todos nós caímos como a folha, e as nossas culpas, como um vento, nos arrebatam. Seja qualquer ato de bom que o homem faça, nada disso é o meio para ser salvo, temos acesso a graça somente por fé e não por obras, foi isso que Paulo quis dizer aos irmãos de Éfeso.

4. Consequência da salvação pela graça
Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas (Ef 2:10). Aqui podemos entender claramente em uma graça produtiva. O apostolo Paulo diferencia sobre obras e boas obras. No verso 9, ele está falando que ninguém pode ser aceito diante de Deus por obras, ou seja, isso não é causa meritória da salvação, mas sim a fé que é um dom do Senhor. As boas obras são consequência da salvação pela graça, jamais uma pessoa pode se dizer salva se ela não pratica boas obras como é mencionado pelo apostolo. A fé salvadora sempre vem acompanhada com as obras, Tiago nos ensina isso em sua carta: Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras: mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras (Tg 2:17,18). Nossas atitudes provam se de fato temos ou não essa fé salvadora.

As lições práticas e objetivas desse texto é que somos pecadores e não temos condições de por nós mesmos de irmos a Deus, o pecado nos afetou completamente, Deus salva por sua graça somente e misericórdia, toda ação feita para crer e querer o evangelho foi o favor imerecido de Deus. A fé salvadora sempre vai produzir frutos na vida daqueles que foram alcançados pela graça. 


Sidney Muniz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário