segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Capítulo 1: Conhecendo o Livro de Atos










Introdução
O livro de Atos relata a história de uma parte do trabalho de alguns dos apóstolos durante mais de 30 anos depois da ressurreição de Jesus Cristo. Neste livro, aprendemos como o evangelho foi espalhado no mundo. Homens e mulheres que foram convencidos do fato que Jesus morreu e ressuscitou para nos salvar do pecado foram para toda parte do mundo para divulgar estas boas notícias.
I. Autoria e Data
Calcule-se que o livro de Atos foi escrito entre os anos 80 a 85 d.C. Alguns biblistas estendem até os anos 90. Nessa época, o anúncio do Evangelho já havia atingido os diversos recantos do Império Romano, mas as comunidades estavam passando por um período difícil. Esse período era marcado por perseguições e muitas mortes, gerando um clima de insegurança e hesitação em seguir os caminhos de Jesus Cristo. Havia inúmeros conflitos entre o Evangelho e o interesse das autoridades políticas, econômicas e religiosas. Diante dessas problemáticas encontramos também crises internas das comunidades. Em Atos não encontramos referências sobre o autor. Mas, a Tradição da Igreja apresenta Lucas como o Autor do terceiro Evangelho e, como continuidade dessa obra, escreve Atos dos Apóstolos.
II.O Propósito de Lucas em escrever Atos
O livro de Atos foi escrito para fornecer uma história da igreja primitiva. A ênfase do livro é a importância do dia de Pentecostes e o ser capacitado pelo Espírito para sermos testemunhas eficazes de Jesus Cristo. Atos registra os apóstolos sendo testemunhas de Cristo em Jerusalém, Judeia, Samaria e o mundo ao redor. O livro esclarece mais sobre o dom do Espírito Santo, o qual capacita, orienta, ensina e serve como nosso Consolador. Ao ler o livro de Atos, somos iluminados e encorajados pelos muitos milagres que estavam sendo realizados naquela época pelos discípulos Pedro, João e Paulo.
III. A Importância de Atos para os dias de Hoje
O livro de Atos enfatiza a importância da obediência à Palavra de Deus e a transformação que ocorre como resultado do conhecimento de Cristo. Há também muitas referências daqueles que rejeitaram a verdade que os discípulos pregavam sobre o Senhor Jesus Cristo. Poder, ganância e muitos outros vícios do diabo são evidenciados no livro de Atos.