segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Sugestão de Leitura da Semana - O Peregrino, de John Bunyan



De Leonardo Pereira

Grandes obras permanecem em nossas mentes e em nossos corações ao longo dos anos. Muitas obras se tornam imortais e em nossas bibliotecas é recomendação de excelência para os que desejam se aprofundar no conhecimento social, moral e bíblico. Há aquelas obras também que podemos ler e reler quantas vezes pudermos, sempre precisaremos  regressar às suas páginas e vermos a beleza de cada letra ali inserida no texto em apreço.

Entre estas obras se encontra o famoso livro O Peregrino do escritor e pregador puritano John Bunyan (1628-1688). Bunyan escreveu este livro enquanto se encontrava na Prisão Bedford em vários meses no ano de 1675 por amor à pregação da Palavra de Deus (na época era proibido a pregação na Inglaterra, a não ser quem tivesse de acordo com o governo. Bunyan era contra à questão governamental da época em controlar a palavra de Deus e os pregadores genuínos), e a partir de sua publicação em 1678, esta obra é destinada à todas as pessoas de todas as idades e de todas as classes sociais, sejam jovens, sejam idosos, sejam ricos, sejam pobres, esta obra mostra de modo claro a caminhada de um cristão rumo a pátria celestial.

O Peregrino trata da caminhada de um homem chamado cristão em direção a Cidade Celestial. Durante a trajetória deste homem, podemos ver claramente as mais várias etapas e desafios da vida de um cristão na terra, e também podemos perceber a medida que lemos, situações que ocorreu também na vida do autor, John Bunyan. Seu estilo e modo de enfatizar situações que se mostram necessários é de importante buscarmos a compreensão do passado para podermos entender melhor o agora do cristão neste mundo e estes tempos trabalhosos (2 Tm 3.1-5)  e o porvir quando nos encontramos rumo à pátria celeste (Ap 22). O Peregrino, livro emblemático de John Bunyan, sempre nos enriquece de valores morais, éticos e espirituais e inspira cada vez mais, homens e mulheres de Deus, à deixarmos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta; Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus (Hb 12.1,2).

Recomendamos com louvores esta obra maravilhosa de literatura cristã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário