Por Carlos Alberto Júnior
Texto Bíblico: "ᴅɪssᴇ-ʟʜᴇ ᴊᴇsᴜs: ᴇᴜ sᴏᴜ ᴏ ᴄᴀᴍɪɴʜᴏ, ᴇ ᴀ ᴠᴇʀᴅᴀᴅᴇ ᴇ ᴀ ᴠɪᴅᴀ; ɴɪɴɢᴜᴇ́ᴍ ᴠᴇᴍ ᴀᴏ ᴘᴀɪ, sᴇɴᴀ̃ᴏ ᴘᴏʀ ᴍɪᴍ" (Jo 14.6 – ACF, 1994).
João 14.6 Disse-lhe Jesus
A expressão “disse-lhe" pode ser identificada de outras formas em outras traduções:
Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
-- Versão Almeida Revista e Atualizada
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.
-- Versão Almeida Revista e Corrigida
Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.
----NVI Nova Versão Internacional
Jesus respondeu: —Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim.
-----(Nova Tradução na Linguagem de Hoje).
A expressão Eu sou o " Senhor ".
Com as análises do versos citados acima encontramos as seguintes expressões:
- Jesus respondeu :
- Repondeu-lhe Jesus:
- Disse-lhe Jesus:
Se Jesus respondeu, é porque toda pergunta tem resposta. Jesus respondeu aos questionamentos feito por Tomé e os demais. Ao lermos o verso anterior de João 14:1,2,3,4 e 5, entendemos que o sermão se tratava do propósito de Jesus Cristo nesta terra. O Verbo encarnado (Jo 1.12 - Palavra), veio a essa terra, conviveu com os doze discípulos, os amou, se entregou na Cruz do Calvário (Jo 3.16), prometeu morada nós céus (Jo 14.1,2), retornaria ao Pai "Deus" e Voltaria para os seus (Jo 14.3).
O Discípulo Tomé
Um discípulo chamado Tomé estava em dúvida a respeito da mensagem que Jesus Cristo disse em João 14. Tomé foi um dos doze apóstolos de Jesus. Em algumas passagens bíblicas ele é chamado de Dídimo, que significa “gêmeo” (Jo 11.16; 20.24; 21.2). Ao examinarmos o verso de João 14:6, temos a seguinte expressão " Senhor", esse termo surgiu no (HEBRAICO) ‘ADONAY” que significa também "Senhor", Jeová ou SENHOR em algumas traduções. No Antigo Testamento, a expressão começa com letra Maiúscula "S" refere-se à uma Divindade, expressões com letras minúsculas "senhor" pode se referir a outros significados.
A expressão “Senhor”, é traduzido do grego para “kurios”, Ela aparece 750 vezes no Novo Testamento, em sua maioria referindo-se a Jesus Cristo. Em vários lugares, esta palavra é usada como equivalente ao nome pessoal de Deus no Velho Testamento - JEOVÁ".[1]. O "Senhor" Jesus Cristo veio salvar os perdidos, os próprios discípulos reconheceram isso em João 6.68: Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.
João 6.69: E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente. Eles reconheceram?
Então por que no capítulo 14 do livro de João a Bíblia diz que Tomé não sabia o caminho? Lermos assim: Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? Nos Capítulos anteriores, Pedro afirmou que só Jesus " Senhor " tem as palavras de vida eterna em João 6.68? Isso é contradição? Não!
A resposta é, que, por mais que os discípulos andassem com o Senhor, ainda estava em dúvidas, eles precisavam realmente saber o real sentido do propósito da redenção.
A pergunta, seguida da resposta.
- Pergunta: Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe?
- Resposta: Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? (Jo 14.9).
Ele é o Senhor que salva o homem do pecado, foi através D´Ele, que, os seus discípulos compreenderam, que, não poderiam ir ao Pai (Deus), se não for por Ele o filho, O nosso Senhor Jesus Cristo ".
Eu sou o Caminho
Jesus é o Caminho: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (Jo 14.6).
Jesus é a Verdade: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (Jo 8.32). Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade (2 Tm 3.7).
Jesus é a Vida
“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição” (Jo 11.25); “E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede” (Jo 6.35).
Ninguém vem ao Pai
“Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6.44); “E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido” (Jo 6.65).
MEU SENHOR!
Jesus Cristo o (Senhor), ensinou os seus discípulos o propósito da Redenção. O mesmo Tomé que perguntou em João 14:5, foi o que duvidou da aparição do seu Senhor: “Ora,( Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus). Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o meu dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei. E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco. Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo(...); E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram (Jo 20.24-29).
A primeira expressão " Senhor" em João 14:5, denota uma fala de dúvidas, Na segunda menção Senhor em João 20:28, Ele disse Meu Senhor! ou seja eu creio que es o Filho de Deus, que ressuscitou dentre os mortos e cumprirá o que prometeu.
Conclusão
Andar com Jesus não é somente chama-lo de Senhor, mas reconhece a sua voz, seus ensinamentos e suas ordenanças. Tomé confessou: Senhor meu, e Deus meu!
Nenhum comentário:
Postar um comentário