sábado, 18 de setembro de 2021

Comentário Bíblico Mensal: Setembro/2021 - Capítulo 3 - A Mensagem do Evangelho às Missões

 




Comentarista: Gustavo Linhares



Texto Bíblico Base Semanal: Romanos 10.1-17


1. Irmãos, o bom desejo do meu coração e a minha súplica a Deus por Israel é para sua salvação. 

2. Porque lhes dou testemunho de que têm zelo por Deus, mas não com entendimento. 

3. Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à justiça de Deus. 

4. Pois Cristo é o fim da lei para justificar a todo aquele que crê. 

5. Porque Moisés escreve que o homem que pratica a justiça que vem da lei viverá por ela. 

6. Mas a justiça que vem da fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, a trazer do alto a Cristo;) 

7. ou: Quem descerá ao abismo? (isto é, a fazer subir a Cristo dentre os mortos). 

8. Mas que diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé, que pregamos. 

9. Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; 

10. pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. 

11. Porque a Escritura diz: Ninguém que nele crê será confundido. 

12. Porquanto não há distinção entre judeu e grego; porque o mesmo Senhor o é de todos, rico para com todos os que o invocam. 

13. Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. 

14. Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue? 

15. E como pregarão, se não forem enviados? assim como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam coisas boas! 

16. Mas nem todos deram ouvidos ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem deu crédito à nossa mensagem? 

17. Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.

Momento Interação

Testemunho é a declaração ou depoimento de alguém comprovando totalmente alguma coisa. A testemunha cristã dá sinais ou evidências da sua experiência pessoal, vivenciada pela fé em Cristo. De modo geral, testemunho cristão é o relato da vida ou da conversão da pessoa que confessa crer em Jesus Cristo. A fé e arrependimento de pecados (maus hábitos, falhas de caráter, vícios, etc), livramentos, curas de dores físicas e emocionais, resposta a pedidos de oração são algumas das mudanças que o Senhor faz ao longo da vida com Ele. A conversão para Deus estabelece uma novidade de vida tal que não deve passar desapercebida. Precisa ser comunicada. Os testemunhos de fé são diferentes mas todos são edificantes. Não importa se houve um grande milagre, cura ou nada exteriormente aparente, na sua experiência. O maior milagre que Jesus Cristo operou em nós foi a Salvação. Certamente, você pode contar como a sua forma de ver o mundo mudou; diga como compreendeu o plano de Deus para resgatar você; como tem aprendido a compreender a Sua Palavra; como Ele deu significado a sua vida; como encheu seu coração de alegria.

Introdução

Aprouve a Deus na sua infinita graça reconciliar-se com a humanidade através de Jesus. Sendo assim, nesta fala de Jesus evidenciamos duas necessidades básicas da igreja cristã na atualidade, na qual deve ser o foco da obra missionária e evangelística. Sendo assim, vejamos quais são tais características: A igreja não deve fazer distinção pessoas ou culturas. Costumeiramente temos o hábito de achar que nossa cultura é superior e melhor do que a do outro. Porém quando se trata de proclamar o evangelho não podemos ter em mente tal pensamento etnocentrista. O evangelho não pertence há um único povo ou cultura.

O Novo Testamento é escrito nas fronteiras entre as culturas. Na medida que o evangelho cruzava as fronteiras a igreja ia se tornando menos judaica e mais gentílica. Tornando o evangelho uma mensagem menos judaica e mais universal. Ou seja, inicialmente pensava-se que o evangelho da salvação era apenas destinado aos judeus. Mas a igreja primitiva aplicou de forma correta o ide de Jesus. Pois a ordenança era de evangelizar “todas as nações” não somente Israel. Por este motivo o cristão deve estar pronto a evangelizar toda e qualquer criatura. Sendo assim, nos cabe uma parcela de cuidado ao realizar um trabalho evangelístico. Pois não podemos julgar um povo por sua cultura. Devemos mostrar o Cristo que salva sempre procurando ter o cuidado de não sermos imprudentes em nossa fala ofendendo a cultura do outro. Devemos aprender com o apóstolo Paulo que sempre agiu com prudência diante de um novo povo e sua cultura (1 Co 9.19-24).

A igreja deve ter disposição para evangelizar. Sem disposição para pregar o evangelho a igreja não cresce. O livro de Atos relata a grande disposição em levar a palavra de Deus aos gentios. A igreja primitiva vivia sob constantes perseguições, porém a disposição dos apóstolos e discípulos em pregar o evangelho levou ao crescimento do cristianismo de forma rápida e consistente (At 1.15, 2.41, 2.47). Após a morte de Estevão (At 6.54-60) a igreja se dispôs a levar o evangelho entre os gentios. O evangelho chegou na Palestina, Fenícia, Chipre e Antioquia da Síria sem contar a viagens missionárias de Paulo e as igrejas que o apóstolo fundou. Os primeiros missionários cristãos concentraram seus ensinos na Pessoa e obra de Jesus Cristo. Declararam que ele era o servo impecável e Filho de Deus que havia dado sua vida para expiar os pecados de todas as pessoas que depositavam sua confiança nele (Rm 5.8-10). Ele era aquele a quem Deus ressuscitou dos mortos para derrotar o poder do pecado (Rm 4.24,25; 1 Co 15.17). Foi através da pregação desta verdade revelada em Cristo que milhares de vidas foram salvas.

I. A Mensagem do Evangelho às Nações

Mateus 24 (mesmo conteúdo de Marcos 13, Lucas 21) apresenta um texto que conhecemos como Sermão Profético. Jesus estava assentado no monte das Oliveiras, quando seus discípulos lhe perguntaram sobre o fim dos tempos. E esse foi o último discurso do Mestre, pois ele estava vivendo a sua última semana aqui na terra. E a resposta Dele aos discípulos foi bem ampla, descrevendo os sinais que precederiam esse fim. Primeiro vamos entender que o “tempo do fim” vai ocupar um período da história e isso pode levar alguns anos para acontecer. Nesse estudo, vamos analisar apenas um dos sinais que vai anunciar esse tempo, que é a pregação do Evangelho em todo o mundo.

Nunca saberemos ao certo quantas pessoas já viveram nesta terra. Mas é verdade que muita gente gostaria de saber quantos seres humanos Deus já criou até o dia de hoje. Mas não há registros demográficos disponíveis para isso. O que temos são apenas especulações e não dados científicos. De qualquer forma, segue o número: 108 bilhões de pessoas. Essa informação vem de uma instituição que realiza pesquisas e análises financiadas por fundações privadas e agências governamentais. Isso quer dizer que, nesse momento, o número de pessoas vivas pode equivaler a apenas 7% de toda a população que já viveu nesse mundo. Mas isso é só uma especulação.

Atualmente, temos um total de 6,8 bilhões de pessoas no mundo que já tiveram acesso à Bíblia (em 3.380 idiomas). Isso equivale a 89% da população mundial. Quer dizer que 11% (menos de 1 bilhão) ainda não têm nenhum acesso à Bíblia. E o desafio é grande, porque esses 11% representam 3.971 idiomas. Lembrando que não é necessário que a Bíblia seja traduzida para todos eles, isso porque muitos povos falam mais do que um idioma. Significa que essas pessoas podem ter acesso ao Evangelho em outra língua. A evangelização não é feita somente de forma presencial, através de missionários, mas através de rádios, TV’s, internet e os mais diversos recursos tecnológicos. Através de redes sociais, podcasts, bíblia online, micro cartões de memória, celular ou até uma página da Bíblia, que passa de bolso em bolso, clandestinamente, em locais onde o cristianismo é considerado um crime.

II. Indo em direção aos que precisam ouvir a Palavra de Deus

A Palavra de Deus é alimento,  e isso está claro em uma passagem que diz: “Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus” (Mt 4.4). Por que o nosso espírito vive de toda palavra que sai da boca de Deus? Porque assim como o pão é alimento para a vida do corpo, a palavra de Deus é o alimento da vida do espírito. Em relação a Deus, a Sua palavra é muito mais do que simples definição de objetos e realidades, pois somos informados que tudo foi criado por Ele mediante a expedição de Sua palavra de ordem.

Ele ordenou: “haja luz” e a luz foi criada. E assim se fez em todos os atos da criação. Vemos então, que a palavra é a expressão operativa da Sua vontade e poder. Isto foi visto no ministério terreno de Jesus quando operou milagres, expulsou demônios, e acalmou a fúria do mar, pelo simples uso da sua palavra de ordem. Deus possui, portanto o poder de dar à Sua palavra uma faculdade operativa e criativa. Por isso, Jesus afirma que Suas palavras são espírito e vida, e o apóstolo Pedro reconheceu que eram de fato, palavras de vida eterna.

Se lermos a Bíblia ou a ouvirmos sendo pregada e ensinada, com espirito de reverência e devoção, com certeza a fé será despertada e tornará a palavra lida ou ouvida, em espírito e vida para nós, pela ação do Espírito Santo em nossas mentes e corações. Isto ocorre, porque as Escrituras foram produzidas pela inspiração do Espírito Santo. A Palavra de Deus é alimento porque possui a vida que nela foi insuflada pelas verdades ensinadas e reveladas pelo Espírito. Essas verdades enchem a alma de vigor, paz e alegria. Elas renovam a mente e santificam a vida. Elas elevam o espírito à presença de Deus e o modelam à semelhança do caráter de Cristo. São palavras puras, poderosas, celestiais, espirituais e divinas. Elas inspiram bons sentimentos e propósitos. Inclinam o espírito a amar a Deus e ao próximo.

“A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples. Os preceitos do Senhor são retos, e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e alumia os olhos. O temor do Senhor é limpo, e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e inteiramente justos. Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o que goteja dos favos. Também por eles o teu servo é advertido; e em os guardar há grande recompensa” (Sl 19.7-11)

III. A Fé vem pelo ouvir da Palavra de Deus

Talvez você já tenha ouvido falar tantas vezes e talvez pense que por ter ouvido tanto então fé é gerada no seu coração. Percebemos que o ouvir a palavra de Deus não é apenas o sentido da audição que está ligado ao texto, mas algo mais profundo. Primeiramente, o que é fé?  Segundo Hebreus  11.1 fé é a certeza e convicção de fatos que não podemos ver. Ou seja, temos total certeza que acontecerá mesmo que todas as circunstâncias digam não. Fé em Jesus significa dizer que cremos ser Ele o Filho de Deus, aquele que morreu em nosso lugar, reconhecer nosso estado pecaminoso e de necessidade de um salvador, e crer que Jesus é este salvador. Crer que Ele pagou o preço do nosso pecado se fazendo maldito sendo pendurado no madeiro, que morreu e ressuscitou ao terceiro dia, a fim de nos justificar-nos das nossas iniquidades.

A Fé é gerada no nosso coração quando de fato ouvimos a palavra de Deus. Como sei que ouvi a palavra de Deus? Ouvir pode significar muitas coisas. Mas posso ouvir sem entender. Se eu for à China, posso perfeitamente ouvir qualquer chinês falar comigo, porém não compreenderei nenhuma palavra que disser. Pois não sei falar mandarim. Acontece a mesma coisa com as coisas espirituais. Vejo que o problema de muitos evangelistas, é querer que as pessoas que os ouvem repitam com eles uma oração para então os declararem salvos. Porém não podemos fazer isto. Não sabemos se de fato a pessoa OUVIU, ou se a pessoa simplesmente está seguindo mais um RITO.

A Fé vem por ouvir a palavra de DEUS. Quando a palavra é de Deus, ela gera em nós uma compreensão do nosso pecado. Nos conduz ao arrependimento, pois a fé é precedida e acompanhada de arrependimento. Quando de fato compreendemos a palavra de Deus, nossos olhos são abertos e passamos a enxergar nosso estado espiritual que é terrível. A partir daí podemos ver Cristo como salvador para nós que nos tira do império das trevas, nos dá novas vestes, nos limpa e nos traz para o Reino do seu amor. A Fé nos leva a nos aproximar de Deus. Queremos mais Dele. Buscamos santidade. Queremos agradá-lo. Nos colocamos na posição de servos e pecadores que carecem sempre da graça e misericórdia de Deus. O Ritual nos leva à religiosidade e tradicionalismo. Justificamos nossos pecados e acreditamos que estamos salvos porque um dia fizemos uma oração. Nos colocamos na posição de juízes para os outros.

Conclusão

Estamos gratos ao Senhor porque Ele está levantando pregadores da Palavra de Deus na África. Não há outra forma pela qual a salvação chegue às nações, senão a que Deus instituiu que é a pregação do Evangelho. O Evangelho é para todas as nações! Quando será o fim do mundo? Quando se realizará o clímax da História? Será que podemos ver acontecendo hoje alguma coisa daquilo que Jesus descreve no capítulo 24 de Mateus? Será que hoje há nação se levantando contra nação e reino contra reino? Será que hoje há fome e terremotos em vários lugares? 

Estes são princípios das dores do “parto” quando o reino de Deus está nascendo. Muitas pessoas são perseguidas por causa da fé e muitos são odiados em todas as nações; muitos falsos profetas têm surgido e a fé de muitos, a fé da grande maioria está se esfriando. Mas a Bíblia diz que “aquele que perseverar até o fim será salvo”. O Evangelho precisa ser pregado e anunciado publicamente; precisa ser proclamado com autoridade. Este evangelho das BOAS NOVAS precisa ser pregado em todas as nações. Jesus afirmou que o Evangelho precisa ser pregado a todas as nações e somente assim virá o fim ― “E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim”.

Recomendação de Leitura da Semana: SILVA, Oliveira. A Missão dos Discípulos de Cristo. São Paulo: Evangelho Avivado, 2018.


Nenhum comentário:

Postar um comentário