sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

O que significa ter o nome no Livro da Vida?

 




Por Leonardo Pereira



O "Livro da Vida" é mencionado várias vezes na Bíblia (Fp 4.3; Ap 3.5; 13.8; 17.8; 20.12,15; 21.27). Paulo disse que as pessoas que cooperavam com ele no evangelho tinham seus nomes escritos no Livro da Vida (Fp 4.3). Jesus disse que os nomes dos vencedores que se mantêm puros não seriam apagados deste livro (Ap 3.5). Em contraste, os que rejeitam a palavra de Deus e servem falsos mestres não têm seus nomes escritos no Livro da Vida (Ap 13.7-8; 17.8).No julgamento descrito em Apocalipse 20.11-15, esses são condenados ao lago de fogo. Por outro lado, na cidade iluminada pela glória de Deus, somente entram aqueles cujos nomes são inscritos no Livro da Vida (Ap 21.27). Outras passagens não falam especificamente do Livro da Vida, mas claramente mostram a mesma idéia. Hebreus 12.22-24 descreve o povo de Deus como a "igreja dos primogênitos arrolados nos céus". Assim, os servos de Deus têm sua pátria nos céus (Fp 3.20).

Não devemos imaginar que Deus precisa, literalmente, de um livro para escrever ou apagar os nomes de pessoas. Deus sustenta as aves do céu, e certamente cuida de cada um de seus servos (Mt 6.26). Jesus, o bom pastor, conhece suas ovelhas por nome (Jo 10.1-15, especialmente versículo 14). A figura de um livro serve para comunicar para cada pessoa a importância de seguir ao Senhor nesta vida. Deus é a fonte da vida, e ele mantém a lista das pessoas que continuarão vivas. Aqui, devemos observar dois fatos importantes:

1. Deus julga todos na sua justiça. Muitos procuram maneiras de negar a justiça de Deus e seu direito de nos julgar. Mas ele é o nosso Criador. Ele nos revelou a sua vontade, e ele nos julgará por ela. Jesus disse: "A própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia" (Jo 12.48). O julgamento dele não é arbitrário ou segundo capricho. Ele nos julga retamente, "para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo" (2 Co 5.10).

2. A vida está em Cristo. Jesus proclamou a palavra de Deus, que nos julgará, e afirmou: "E sei que o seu mandamento é a vida eterna" (Jo 12.50). Deus "ressuscita e vivifica os mortos" (Jo 5.21) através de Jesus, que é "a ressurreição e a vida" (Jo 11.25). Quando servimos a Jesus, temos a confiança da vida eterna, porque ele é o caminho, a verdade e a vida, e o único acesso ao Pai e à vida eterna (Jo 14.6; At 4.12). Se continuarmos fiéis a ele, temos a certeza que os nossos nomes serão encontrados no Livro da Vida!


Nenhum comentário:

Postar um comentário