Capítulo 5: Cantares - O Amor Poético





Texto Bíblico Base Semanal: Cantares 8.2-10

2. Levar-te-ia e te introduziria na casa de minha mãe, e tu me ensinarias; eu te daria a beber do vinho aromático e do mosto das minhas romãs.
3. A sua mão esquerda esteja debaixo da minha cabeça, e a sua direita me abrace.
4. Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, que não acordeis nem desperteis o meu amor, até que queira.
5. Quem é esta que sobe do deserto, e vem encostada ao seu amado? Debaixo da macieira te despertei, ali esteve tua mãe com dores; ali esteve com dores aquela que te deu à luz.
6. Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, com veementes labaredas.
7. As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam.
8. Temos uma irmã pequena, que ainda não tem seios; que faremos a esta nossa irmã, no dia em que dela se falar?
9. Se ela for um muro, edificaremos sobre ela um palácio de prata; e, se ela for uma porta, cercá-la-emos com tábuas de cedro.
10. Eu sou um muro, e os meus seios são como as suas torres; então eu era aos seus olhos como aquela que acha paz.

Momento Interação

Estudantes da Palavra de Deus, chegamos ao final de mais um Comentário Bíblico Mensal. Durante este mês estivemos estudando sobre os Livros Poéticos. Uma reflexão aqui é necessária para todos: os Livro Poéticos realmente são livros que realmente refletem sobre o contrastes que vivemos hoje, na Pós-Modernidade? Seguramente, podemos dizer que sim com total certeza. Muitas questões para a preparação de nossas vidas são reveladas as nós neste livros tão belos e didáticos, porquanto inspirados.

No estudo desta semana meditaremos no Livro de Cantares. Infelizmente, muitas igrejas deixaram de lado este livro, visto a imensa importância que o  tem para a Igreja de Jesus Cristo. O amor conjugal, a fidelidade, a integridade moral e espiritual e consequentemente a comparação entre Cristo e a sua Igreja, fazem deste livro um grande manual de preparação para a vida a dois, e também, para o encontro com o Senhor na Glória. Que o Senhor abençoe os seus estudos e até o próximo Comentário Bíblico Mensal, se o Senhor assim permitir.

Bons Estudos!

Introdução

O Livro de Cantares ou Cântico dos Cânticos de Salomão é o livro poético do amor romântico entre um homem e uma mulher. É o último dos livros poéticos da Bíblia Sagrada. Salomão escreveu mil e cinco cânticos. O livro de Cantares é o único que temos. Não sabemos do que tratam os demais cânticos de Salomão. Cantares está entre os livros poéticos porque o amor é a poesia da vida, a obra prima de origem divina porque Deus é o próprio amor (1 Jo 4.8,16). O livro de Cantares é o diálogo de um casal apaixonado, um lindo romance entre um homem e uma mulher representando Deus e Israel no Antigo Testamento e Cristo e Sua Igreja no Novo Testamento. O livro de Cantares destrói o tabu legalista que diz que a sexualidade é uma coisa profana e que o sexo é algo pervertido e pecaminoso. Foi Deus quem criou o amor e a sexualidade para benefício da humanidade e ambos são santos quando não são pervertidos para servir a um fim egoísta.  Sexo, amor e espiritualidade não são coisas incompatíveis. 

I. O Livro de Cantares

O nome Cântico dos Cânticos vem do latim Canticum Canticurum que por sua vez é a tradução do hebraico Shir Hashirim que pode ser uma expressão para designar o melhor cântico de Salomão. Esse idiomatismo é semelhante a expressão Rei dos reis ou Senhor dos senhores. A obra literária de Cântico dos Cânticos foi o único dos mil e cinco cânticos escritos por Salomão incluído no cânon sagrado. O Cânticos dos Cânticos foi escrito no estilo da poesia hebraica com ênfase na repetição para ampliação do sentido. O fato da noiva não ser uma princesa filha de um rei importante, mas uma simples camponesa do norte da Palestina mostra-nos que foi um casamento por amor e não uma aliança política.

Cantares ou mais propriamente Cântico dos Cânticos exprime o significado de cântico por excelência ou o mais sublime dos cânticos. A maioria dos estudiosos baseados no peso das evidências acreditam que o autor do livro foi realmente o sábio rei Salomão que compôs mil e cinco cânticos (1 Rs 4.32) dos quais o Cântico dos Cânticos pode ser considerado o mais sublime por tratar do amor entre Cristo e Seu povo de forma poética. O Cântico dos Cânticos é um texto literal que trata do amor humano, mas também trás em si o simbolismo do relacionamento de amor entre Deus e Seu povo. O amor humano tem sua origem em Deus e nessa poesia acaba tipificando o amor divino. No livro a uma elaborada estrutura literária realizada com grande habilidade artística contendo jogo de palavras e um gosto delicado e apurado pelo que é belo.

II. O Amor Poético

Cantares é a poesia do amor, apresenta de forma poética o sentimento mais nobre e abnegado que existe. O contexto desse livro é o amor entre um casal e está escrito em versos. Embora sejam mencionados personagens como os guardas da cidade (Ct 3.3; 5.7), os amigos do noivo (Ct 5.1), as filhas de Jerusalém (Ct 2.7), as mães dos jovens apaixonados (Ct 6.9; 8.5), entre outros, o noivo e a noiva são os personagens principais do poema. 

"O marido (ou amado) de bom grado expressa seus sentimentos pela sua amada. Sem medo da intimidade, alimenta o relacionamento romântico com a mulher, fazendo dela a prioridade da sua vida. A mulher (ou amada) deixa seu lar para casar-se com seu amado e assumir compromisso com ele. Revelando detalhes da sua intimidade, compartilhando seus sentimentos e elogia a beleza que vê no marido. Embora aconteça uma separação, a comunicação cuidadosa entre eles e a prioridade do relacionamento os ajudam a reacender o romance. Os amigos são pessoas preocupadas em resolver problemas. Quando o casamento dá sinais de tensão, celebram o relacionamento entre marido e mulher, lembrando-os dos aspectos positivos do casamento e encorajando-os a renovar seu relacionamento de amor" (Bíblia do Executivo, pág. 621).

III. A Comparação entre Cristo e a sua noiva, a Igreja

Embora devamos tomar cuidado para não alegorizar demais o texto de Cantares é inegável a comparação entre Cristo e Sua noiva, a igreja.  O Cântico dos Cânticos aponta para além do noivo humano, aponta para noivo divino trazendo uma abordagem tipológica sem negar o sentido real e literal do texto. A aliança matrimonial em Cantares tipifica a aliança entre Deus e Seu povo escolhido. Assim como Salomão era marido e rei, assim o Senhor Jesus é Rei e o noivo da igreja.

Inspirado por Deus 2 Timóteo 3.16 Salomão utilizou-se da ideia se história paralela no Cântico dos Cânticos e não devemos alegorizar tudo por não saber lhe dar com as questões sexuais tratadas abertamente no livro e nem literalizar tudo para não perder o aspecto tipológico do livro.  A sulamita, como já estudamos conservou-se pura até a chegada do noivo e assim a igreja deve estar pura quando o Senhor Jesus voltar 2 Coríntios 11.2. "Porque o teu Criador é o teu marido; o Senhor dos exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu redentor; ele é chamado o Deus de toda a terra" (Is 54.5). Estudiosos acreditam que Salomão conheceu a sulamita quando decidiu despir-se de suas vestes reais e conhecer melhor os súditos de seu reino e ao conhecer promete voltar e levá-la para morar com ele em seu reino. Entendemos que Jesus um dia despiu-se de sua majestade real e como pastor veio ver de perto Seu povo e prometeu um dia buscá lo para morar com Ele em Seu reino. Essa volta é ansiosamente aguardada pela noiva: "Ouço a voz do meu amado; ei-lo galopando sobre os montes, pulando sobre os outeiros" (Ec 2.8).

Conclusão

O poema lírico de Cantares exalta o amor entre um homem e uma mulher, mas também ilustra o amor de Cristo por Sua igreja (Ef 5.22-33). A poesia começa antes do casamento mostrando o diálogo do casal e o anseio para estarem juntos. A igreja também mantém um diálogo com Cristo por meio da oração e Cristo lhe responde por meio da Palavra de Deus e das influências do Espírito Santo e ambos aguardam com expectativa o dia de poderem estar juntos para sempre. Assim como a história de Salomão e da Sulamita tem um final feliz o mesmo ocorrerá com Cristo e Sua igreja. Em Cantares 2.4 a noiva pede que o noivo lhe leve à sala do banquete ou casa do vinho que simboliza a ceia de comunhão que Cristo prometeu à Sua igreja em Mateus 26.29 por ocasião da proclamação da Nova Aliança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário