quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Eclesiastes - Reflexão sobre a vida ( Por Salomão )

                                                                                   
´´ Vaidade de vaidades, tudo é vaidade ``.
Essa frase dita por Salomão marca gerações de diversas maneiras e diversos aspectos. Nunca uma frase dita por ele fez tão efeito quanto faz nos dias de hoje, principalmente quando a sociedade atual corre em busca de duas coisas : saúde e dinheiro. Mas o livro de Eclesiastes foi escrito já na velhice de Salomão, considerando que o capítulo 2 traz um pouco da biografia de Salomão, me remete à pensar sobre os dias de hoje compreendendo que épocas, costumes, e relacionamentos em constante mudança, aliás, a nossa sociedade está em constante mudança.
Só que isso nos faz refletir : O que tem a ver o este texto com Eclesiastes escrito por Salomão ?
 Uma resposta bem simples : Uma reflexão sobre a vida. 
Eclesiastes, como muitos pensam, parece ser um livro secular que fala sobre o desgaste de uma vida que termina no pó da terra mas é muito pelo contrário, pois este é um dos livros do Antigo Testamento que mais nos fazem refletir sobre a vida, sobre a comunhão com Deus, sobre o tempo, trabalho e pessoas especialmente o capítulo 3 deste livro.
Diante de tudo isso, só nos leva à uma pergunta : Qual o objetivo sobre uma reflexão sobre a vida ?
Pra responder à esta pergunta, voltemos ao livro de Salomão no qual ele nos dá a resposta.

1ª Resposta: Reconhecer o Senhor em todo o tempo (Ec 12) - Este é o fim de todo o homem. Salomão se desviou dos caminhos do Senhor em sua velhice, e reconheceu que abandonou o Senhor, e isso o mostrou que o Temor ao Senhor é objetivo que devemos ter : Amá-lo, respeitá-lo e honrar ao Nosso Senhor Deus.

2ª Resposta: Aproveitar muito bem todo o tempo (Ec 3;11;12) - Se tem um livro que retrata muito bem sobre como aproveitar muito bem o tempo o máximo claramente este livro é o de Eclesiastes. Num tempo tão corrido, onde tantas pessoas fazem e falam coisas que não edificam, nem contribui à outras pessoas, principalmente para a glória de Deus, é necessário, vital, aproveitarmos o tempo que o Senhor nos outorga. Seja no trabalho, em casa, família, esposa, filhos, amigos, reunidos com os irmãos, o tempo é crucial

Aproveite bem as oportunidades e o tempo que o Senhor Deus nos dá, mas não para libertinagem, e sim para a glória de Deus para que possamos ter uma reflexão completa sobre a vida, sobre o que  faço, o que eu não faço, se é proveitoso, ou não proveitoso, se é válido, ou não válido.

- por Leonardo Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário