quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Batismo e Salvação



O batismo é um dos assuntos mais importantes das escrituras. Temos exemplo disso diante da comissão dada aos discípulos de Cristo: Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no Batismo céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos as dias até à consumação do século (Mateus 28:18-20). Por esse texto, percebe-se que o batismo é um dos fundamentos do evangelho, foi ordenado pelo próprio Cristo.

1. O que significa batismo?

Alguns homens de Deus definiram bem o significado do batismo, um exemplo que temos foi João Calvino e Charles Hogder, vejamos:
“Batismo é uma marca do nosso cristianismo e o sinal pelo qual somos recebidos na sociedade da igreja, para que enxertados em Cristo sejamos contados entre seus filhos”. João Calvino.
“Batismo é um sacramento no qual o lavar com água em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo significa e sela nossa união com Cristo, a participação das bênçãos do pacto da graça e a promessa de pertencermos ao Senhor”. Charles Hogder.
Conforme as definições mostradas, o batismo sela nossa união com Cristo, é uma prova que pertencemos a Ele e que fomos salvos por Jesus.

2. O Batismo testifica que fomos salvos.

Em Mc 16:16 nos diz: Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
Aqui Jesus não está dizendo que o batismo salva, mas está mostrando que todo aquele que crê importa que seja batizado, o batismo testifica que fomos salvos.
Calvino a respeito disso diz o seguinte: “Porque Deus quer que todos os que crêem sejam batizados para a remissão de pecados”. 
Todos aqueles que depositaram sua confiança em Cristo importa que sejam batizados.

3. O batismo mostra nossa mortificação e nova vida em Cristo.

Rm 6:4 De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
Paulo escrevendo a igreja de Roma usa o exemplo do batismo para incentivar os irmãos a imitar Jesus; para não seguirem a concupiscência, mas sim andar em novidade de vida, ou seja, andar em retidão.

4. O simbolismo do Batismo.

O batismo é um símbolo que Cristo usa para demonstrar essa marca de mudança e limpeza na vida dos cristãos no NT (Mt 28.19).
Podemos usar o exemplo de John Sartelle que diz o porque de Deus usar a água como exemplo dessa simbologia, veja: “Podemos entender facilmente por que Deus escolheu a água como símbolo. Porque é um agente universal de limpeza. Ninguém esperaria que o pó, as folhas, ou o suco de frutas significasse limpeza. Assim, Deus escolheu este agente de limpeza universal como um símbolo de pureza espiritual”.
Podemos ter a certeza que por meio do batismo todas as manchas do nossos pecados foram removidas, a água testifica isso.

Encerramos esse pequeno assunto sobre o batismo. Foi apenas um resumo sobre esse tema. As lições práticas aprendidas são muito claras, o batismo está relacionado com a salvação, ele testifica que fomos perdoados e agora pertencemos ao Senhor. Jesus deixou claro a importância do batismo e não podemos negar, seus discípulos deram continuidade a essa prática, assim a igreja de nosso Senhor Jesus dever da continuidade também. 

Sidney Muniz 


Nenhum comentário:

Postar um comentário