sábado, 4 de março de 2017

As características de um discípulo de Cristo



Queremos nesse texto mostrar algumas características como se comporta um verdadeiro discípulo de Cristo. Nosso objetivo não é somente a teoria, mas a prática da palavra de Deus nesse assunto. Esse foi um dos ensinos: Jesus não deixou de ensinar aos doze, assim como os doze aprenderam como se tornarem discípulos, igualmente podemos tirar várias lições para nossa vida.  

1. A palavra discípulo, no grego, significa literalmente aprendiz. Indica aquele que aprende algo de alguém. Já a palavra discípulo no hebraico significa aluno. Indica aquele que senta para aprender.

2. Quais as característica de um discípulo?

A) Compromisso com a palavra de Deus.
Jesus dizia pois aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; (Jo 8:31).
Não tem como alguém ser discípulo de Cristo e não obedecer sua palavra. Jesus deixou isso claro aos judeus que criam nele, porque todos aqueles que o seguem permanecem na sua palavra, mesmo diante das dificuldade eles não deixam de permanecer nesse compromisso.

B) Leva sua cruz.
Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me (Mt 16:24).
Nessa passagem podemos entender que não existe evangelho sem cruz. Jesus nos ensina que devemos levar a cruz se de fato queremos ser seus discípulos. A cruz é um símbolo de renúncia (Mt 16:24), sofrimento (1Pe 2:21), zombaria (Lc 23:35-37), ódio (Mt 10:22) e perseguição (2 Tm 3:12). 

C) Ama o próximo.
Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. (Jo 13:34,35).
Jesus foi bem objetivo falando as seus discípulos, não tem como ser um aprendiz se não tiver amor ao próximo. Assim como Cristo deu seu exemplo de amor, seus seguidores deveria fazer o mesmo, só assim eles seria conhecido como seus discípulos de fato.

D) Servo. 
E ele, assentando-se, chamou os doze, e disse-lhes: Se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e o servo de todos. (Mc 9:35).
Um verdadeiro discípulo de Jesus é um servo. É aquela pessoa que está sempre disposta a obedecer seu Senhor. Cristo deixou claro para os doze, que no reino de Deus o maior não é aquele que é servido, mas sim, aquele que serve os demais. Com isso os doze aprenderam essa lição, sempre que se apresentavam nas cartas endereçadas para as igrejas, se apresentavam como servos de Cristo. 

E) Produz frutos.
Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. (Jo 15:8).
Não podemos viver uma vida cristã sem produzir frutos. Essa era a ideia que Jesus passou para seus discípulos, não tem como afirmar que seguimos a Cristo sem uma vida de frutificação. Nesse mesmo capitulo de João 15, Jesus ensina que só frutificamos se estivermos nele, sem ele não podemos fazer absolutamente nada. O Senhor Jesus tem que ser o centro de nossa vida, e quando Ele é o centro, se torna inevitável produzir frutos.

F) Pratica o discipulado.
E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho  mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. 
(Mt 28:18-20).
Jesus formou doze discípulos, assim os mesmos deveriam fazer a mesma coisa. Ele disse: fazei discípulos. Isso foi uma ordem para os doze, estava sobre eles a tarefa de ensinar as pessoas a observar as palavras de Cristo. Está sobre a responsabilidade da igreja o discipulado, não somente falar do evangelho, mas de formar novos discípulos a imagem de Cristo.

3. Conclusão.
As lições práticas obtidas por meio desses textos é que um discípulo vai sempre seguir os passos do seu mestre. E não há melhor mestre do que o nosso Senhor Jesus Cristo. Que possamos seguir seus ensinos, Ele mesmo disse: aprendei de mim que sou manso e humilde de coração. Ele deixou de forma bem clara nos evangelhos como se comporta um verdadeiro seguidor dele. Que possamos colocar em prática seus ensinos para nossa vida cotidiana.

Sidney Muniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário