segunda-feira, 6 de março de 2017

Orações não são respondidas ?


Quero tratar nesse texto sobre sete princípios do porque nossas orações não serem respondidas muitas das vezes. Sabendo disso nos ajudará a ter uma vida de oração mais voltada para Deus, como também vai nos ajudar a não orar de uma forma que não agrade o nosso Senhor. 

1. Pecados nos coração.
Quando vivemos uma vida de pecado o Senhor não atende nossas orações, é o que diz o Salmos 66:18 “Se eu tivesse guardado iniquidade no meu coração, o Senhor não me teria ouvido.” Viver uma vida que vai contra os princípios da palavra de Deus nos impede que sejamos bem sucedido na oração, o profeta Isaías confrontou bem nessa parte a nação de Israel. Veja:

Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para que não possa ouvir;
mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.
Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniquidade; os vossos lábios falam a mentira, a vossa língua pronuncia perversidade.
Ninguém há que invoque a justiça com retidão, nem há quem pleiteie com verdade; confiam na vaidade, e falam mentiras; concebem o mal, e dão à luz a iniquidade 
(Is 59:1-4).

Nesse texto o profeta demonstra que suas orações não eram atendidas, por causa da sua conduta que ia contra a palavra de Deus. A mão de Deus não estava encolhida e nem seus ouvidos, mas Deus não podia responder suas orações por vários motivos, um dos motivos era que o povo estava vivendo na mentira, não havia retidão e nem zelo pela verdade. Por isso que o próprio Senhor disse por meio do profeta que os pecados deles faziam separação entre eles e Deus. Esse era o motivo de suas orações não serem atendidas.

2. Falha conjugal 
Pedro escrevendo sua carta para igreja, endereçou uma parte aos casas como eles deviam se comportar: Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações (1Pe 3:7). Nessa passagem Pedro traz a igreja ensinos preciosos para uma vida conjugal feliz e firmado na presença do Senhor. Primeiro ele diz que o marido deve viver com entendimento com a esposa, ele está querendo dizer que o marido deve ser compreensível e gentil com a esposa. Deve dar a devida honra que ela merece e trata-la como vaso frágil. Aqui ele está se referindo a parte física da mulher. O apóstolo de Cristo mostra para o marido que se ele não proceder dessa maneira, sua oração não será atendida por Deus, sua comunhão tomara outro rumo completamente que não é o de Cristo. Por isso que as brigas entre os casais impede de Deus responder suas orações. Por isso que é necessário ter uma reconciliação entre ambos, porque se não tiver, será em vão todas as suas orações. 

3. A dúvida 
Muitas de nossas orações não são atendidas porque duvidamos enquanto estamos orando ao Senhor. Tiago escrevendo para a igreja, disse que se alguém tem falta de sabedoria, deveria pedir a Deus. Porém ele diz: não duvidando, porque o que dúvida é semelhante a onda do mar que o vento leva para um lado e outro (Tg 1:5,6). O apostolo do Senhor diz que eles deveriam pedir com fé e não duvidando em seu coração, porque a dúvida elimina a firmeza da fé na oração. O autor de Hebreus diz que devemos nos aproximar de Deus com fé, porque somente através da fé que alcançamos os nossos pedidos a Deus.
Marcos relata um episódio em que Jesus amaldiçoou uma figueira, e Pedro lembra o acontecido a Jesus. Porém o mestre disse que eles deveriam crer em Deus. E o Senhor diz mais a eles: Por isso vos digo que tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis, e tê-lo-eis (Mc 11:24), o nosso Senhor Jesus Cristo mostra que devemos acreditar que o Senhor irá realizar quando formos pedir algo.

4. Falta de perdão. 
Um dos motivos fortíssimos de Deus não responder nossas orações é o fato de não liberarmos perdão. Jesus ensinou no sermão da montanha que se não perdoarmos aos homens as suas ofensas, o nosso Pai não responderá nossa oração (Mt 6:14,15). Assim como Deus nos perdoou por meio de seu filho na cruz, devemos fazer o mesmo. Os apóstolos aprenderam isso e ensinaram as igrejas sobre esse assunto. Paulo foi um deles que escreveu sobre isso: Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. (Ef 4:32).
Pedro chega diante de Jesus e pergunta quantas vezes ele deveria perdoar seu irmão, ele pergunta se são apenas sete. Jesus diz que 70 vezes 7, com isso ele estava ensinando a Pedro o dever de perdoar sempre (Mt 18:21). Alguns gostam de separar a palavra perdão para trazer um ensino importante sobre o assunto. Per - dão, Per significa você e dão doar. Então a palavra perdão denota você doar perdão. 

5. Egoísmo.
Na oração, seu objetivo deve visar a glória de Deus. Jesus foi claro sobre esse tema: E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. (Jo 14:13). Todas as nossas orações devem ter como propósito, a glória de Deus. Quando nos direcionamos ao Senhor com egoísmo, nossas petições não são respondidas diante dEle. Um exemplo disso está na carta de Tiago: Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites (Tg 4:3). Tiago estava dizendo para igreja que as orações deles não eram respondidas porque eles estavam pedindo de maneira errada, e a maneira errada era o egoísmo. Os nossos pedidos a Deus deve ser de uma maneira que Ele venha a ser glorificado. 

6. Vãs repetições.
Jesus no sermão da montanha alertou e ensinou seus discípulos quanto a não usar de vãs repetições. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não vos assemelheis pois a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes (Mt 6:7,8). Quando Jesus nessa passagem fala das vãs repetições, ele está se referindo a palavras eloquentes e bonitas que as pessoas usavam na época como um meio de obterem respostas nas suas orações. Deus não está preocupado com as quantidades das palavras que pronunciamos, mas sim com um coração contrito e sincero diante dEle, era isso que Cristo estava mostrando para os discípulos, não importa se as palavras são bonitas se elas não possuem sinceridade.

7. Desprezo a palavra de Deus.
Em último lugar, o que impede de nossas orações serem ouvidas diante de Deus, é o desprezo pela palavra. O escritor de Provérbios destaca isso: O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável (Pv 28:9), veja o texto fala daqueles que desvia seus ouvidos da lei, ou seja, daqueles que a palavra não tem primazia e nem um valor prático, porque a lei é a própria palavra de Deus. Esses que desviam seus ouvidos da palavra até sua oração é abominável diante de Deus. O que significa abominável? Essa palavra tem o significado daquilo que diante do Senhor é nojento e repugnante. Todos aqueles que não obedecem as sagradas escrituras, suas orações são repugnantes e nojentas diante do Senhor. Temos exemplos de homens que por não obedecerem a Deus, tiveram suas orações não respondidas, um exemplo disso, foi o rei Saul.

Conclusão.
Aprendendo sobre o que impede de nossas orações serem atendidas, podemos assim orar com confiança ao Senhor, sabendo que Ele vai atender nossas orações. Temos que também ter em mente que Deus tem seu tempo certo para responder nossos pedidos. Que possamos ter em mente tudo isso que falamos, para assim viver uma vida que glorifica e agrada a Deus e assim recebermos aquilo que Deus tem reservado para nós.

Sidney Muniz     


Nenhum comentário:

Postar um comentário