segunda-feira, 20 de março de 2017

Momentos Marcantes no Final da vida do Apóstolo Paulo - Parte 5 de 6 - O Terror do Abandono



´´Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado`` (2 Tm 4.16).

Estamos dando continuidade ao estudo sobre os últimos momentos do apóstolo Paulo. Vimos tantos momentos difíceis. E sempre quando vemos estes momentos tão desafiadores na vida de Paulo, reconhecemos uma coisa: A mão do Senhor sustentando-o. Passamos por momentos assim nos dias de hoje. Com tantas lutas, tantos dramas, tantos desafios em nossas vidas. Verdadeiramente, creio que vivemos hoje nos ´´Tempos Trabalhosos`` à qual Paulo mencionou (2 Tm 3.1-5). E hoje, veremos à respeito do terror do abandono.
Paulo no verso dezesseis do capítulo quatro da segunda epístola à Timóteo, menciona que em sua primeira defesa ninguém o assistiu. Muito provavelmente, era a sua defesa diante do César na época, no caso, Nero. Era um momento delicado em sua vida. O homem que tinha tantos filhos na fé, que evangelizou a Ásia (At 13,14), não tinha alí uma pessoa sequer em sua defesa. Provavelmente Lucas não estava mais com ele visto que ´´ninguém`` o assistiu. É doloroso o abandono. O momento em que não há ninguém em nosso lado. Seja para um abraço, seja para rir, seja para nos defender. Paulo ainda menciona à Timóteo que esta culpa não seja colocada à eles. Muitos possivelmente estavam em missão, ou cumprindo tarefas às quais Paulo deve ter mandando alguns de seus filhos na fé irem, agora que ele estava preso. A situação era obscura para Paulo. Sem defesa de amigos, e com uma imensa solidão. Ser desamparado em um momento que você mais precisa, dói. Dói muito. Mas bendito seja o Senhor pelas suas palavras em Mateus 28.20 ´´E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos``. Deus não nos promete vidas fáceis. Deus nos promete presença constante. Bendito seja Jesus, pela sua presença em nossas vidas.
Semana que vem, finalizaremos o contexto sobre os últimos momentos da vida do Apóstolo.
Que Deus os abençoe e até a próxima semana se o Senhor Jesus permitir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário