sábado, 8 de abril de 2017

Mulheres Direcionadas por Deus: 3 - Ester - Uma mulher Corajosa



Ester foi uma jovem judia que casou com o rei da Pérsia e salvou o povo judeu do extermínio. Seu nome hebraico era Hadassa e ela era órfã, criada por seu primo Mardoqueu.

Ester se torna rainha

Durante uma festa, o rei Xerxes da Pérsia ficou embriagado e mandou chamar sua esposa Vasti para mostrar sua beleza aos seus súditos. Mas a rainha Vasti se recusou ir e o rei ficou muito zangado com ela, mandando ela embora.
Algum tempo depois, o rei mandou trazer todas as mulheres mais bonitas do império persa para ele escolher uma para ser sua nova rainha. Ester foi uma das mulheres escolhidas e ela recebeu um tratamento de beleza especial durante um ano. Ester causava boa impressão em todos que a conheciam e ela ganhou o favor do rei, que a tornou sua rainha (Ester 2:15-17).

O plano de Hamã

Hamã era um príncipe importante do império persa que não gostava de Mardoqueu, porque Mardoqueu não se curvava diante dele. Hamã decidiu então se vingar e matar todo o povo judeu. O rei, que não sabia que Ester era judia, deixou Hamã fazer o que queria. Então Hamã marcou uma data e se preparou para o dia da matança (Ester 3:12-13).

Ester intervém

Mardoqueu contou o plano de Hamã a Ester e lhe pediu para interceder por seu povo ao rei. Ester teve medo porque ninguém podia entrar na presença do rei sem ser chamado, sob pena de morte. Então ela pediu que todos os judeus jejuassem durante três dias, depois ela foi falar com o rei (Ester 4:15-16). O rei teve misericórdia dela e lhe perguntou o que queria. Ester convidou o rei e Hamã para um banquete e eles foram. Durante o banquete, Ester convidou o rei para outro banquete no dia seguinte.
No segundo banquete, Ester revelou ao rei que ela era judia e lhe contou o plano maléfico de Hamã para matar todo seu povo. O rei ficou muito zangado com Hamã e mandou executá-lo na forca que Hamã tinha construído para Mardoqueu. Com o apoio do rei, os judeus se uniram para se defender e mataram muitos de seus inimigos (Ester 9:1-2). Assim, Ester salvou o povo judeu.

O que podemos aprender com Ester?

  • Confiar em Deus – Ester arriscou sua vida para obedecer a Deus e Ele cuidou dela
  • Ter coragem – Ester estava segura, ninguém conhecia sua identidade e ela não seria afetada pelo extermínio; mas ela arriscou tudo para fazer o que era certo
  • Orar é importante – Ester buscou a ajuda de Deus antes de agir e Ele lhe deu sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário