sexta-feira, 2 de junho de 2017

Comentário Bíblico Mensal - Junho/2017 - Capítulo 1: Conhecendo o Livro de Jonas



Introdução

Neste mês teremos a oportunidade maravilhosa e gloriosa de estudarmos um dos livros mais conhecidos e do Antigo Testamento: O Livro de Jonas. Veremos importantes lições à respeito deste livro e como o Senhor nos fala através dele por diversos assuntos e pontos importantes com atualidade clara, específica e verdadeira em prol daqueles que amam ao Senhor.

I. Autoria e Data

O Profeta Jonas se identifica como autor ´´filho de Amitai`` (Jn 1.1). Seu nome significa ´´Pombo``. Era natural de Gate-Héfer, e viveu no período do reinado de Jororboão II (793-753 a.C) e ajudou à recuperar parte dos territórios perdidos de Israel (2 Rs 14.25). Jonas era estadista além de profeta.

II. O Contexto do Livro de Jonas

O Contexto do Livro de Jonas nos traz diversas reflexões em cada ponto dos 4 capítulos neste livro. No capítulo 1 vemos à respeito do seu chamado, sua fuga, e ser engolido pelo ´´Grande Peixe``. No Capítulo 2, vemos a oração de Jonas dentro do ´´Grande Peixe``, e como Deus o libertou do ventre do ´´Peixe``. No capítulo 3 vemos o efeito do trabalho de Jonas com sua mensagem de arrependimento e conversão dos caminhos aos ninivitas, e como o povo de Nínive se arrependeu. No capítulo 4 vemos à respeito do diálogo de Jonas com o Senhor Deus, e como Deus se compadece pelos ninivitas por terem se arrependido.

III. O Livro de Jonas para os dias de Hoje

Lições maravilhosas e divinas encontramos neste livro. Dentre as diversas destaco algumas aqui: 1º: Deus conduz as nossas vidas (Jn 1.1,2). 2º: Deus sempre nos orienta em nossa caminhada, mesmo quando entramos por caminhos tortuosos, ele nos conduz à sua presença para continuarmos a obra (Jonas 3.1,2). 3º: Deus ama e se compadecem aos que se arrempendem (Jn 4.4-11).

Conclusão

Que este livro continuamente, mediante o Espírito Santo, venha sempre falar ao seu coração, para cura da alma, para a volta ao Primeiro Amor, para transformação da sua vida através do poder do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário