sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Sagrado vs Secular



Quero por meio desse texto falar de uma forma resumida, sobre o sagrado e o secular. Várias pessoas tem o entendimento que, tudo que está fora da igreja é completamente secular e o que está dentro da igreja se torna de alguma forma sagrado. Mas será que devemos fazer essa dicotomia em nossa mente? Se for de certa maneira fazer essa separação, como entender questões de músicas secular, festas e amizades com pessoas que não são cristãs? Vamos analisar e ver o que a Bíblia tem a nos ensinar sobre esse assunto.

1.      Tudo para a Glória de Deus
Quando temos uma visão mais abrangente do reino de Deus, entendemos o que Paulo disse para a igreja de Corinto: Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, glória de Deus fazei tudo para (1Co 10:31). Por meio desse texto compreendemos que, não existe sagrado e secular. Tudo que foi feito no mundo, foi feito para manifestar a glória de Deus, seja em qualquer lugar. Portanto, não podemos ter em mente que na igreja é sagrado, enquanto que fora dela tudo é secular, isso não vai de acordo com 1Co 10:31.
Sabemos por meio das escrituras que, Cristo é Senhor sobre tudo. Paulo demonstra isto aos irmãos de Colossenses: Porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas (Cl 1:16,17). Desse modo, a passagem deixa claro que tudo nesse mundo, pertence a Cristo. Não tem absolutamente nada que podemos dizer: isso não é de Cristo. Porque tudo é dEle. Portanto, o crente deve manifestar o senhorio de Cristo em todas as áreas de sua vida, como também em todos os lugares e não somente na igreja.
Obtendo essa cosmovisão conforme Cl 1:16,17. Podemos assim dizer que, tudo que há neste mundo é sagrado; a vida humana, a música, os alimentos e etc. Mas tudo isto é sagrado em que sentido? No sentido que tudo foi criando por Deus. Entretanto, não faz sentido separar entre sagrado e secular, porque tudo foi criado por Deus e pode ser usado para a glória de Deus; até mesmo as coisas mais insignificantes que seja para nós.

2.      Cristãos podem andar em festas?
Como já mencionamos, tudo o que Deus criou é completamente sagrado, ou seja, tudo foi criado por Ele. Tem muitos cristãos que abominam de forma até enfática, quem anda em algum de tipo de festa; já outros, tem o entendimento de que quem anda nesses lugares não são convertidos de fato. Mas como essas pessoas entenderiam a passagem de Jesus em João 2? Onde Jesus participou de uma festa de casamento, com certeza tinha pessoas dançando e pessoas bebendo vinho como mostra a passagem. Será que Jesus errou por ir nessa festa? O texto descreve o primeiro milagre de Cristo, onde Ele transformou água em vinho.
Uma parte interessante da passagem que me chama atenção, está no (v.11) que diz:Assim deu Jesus início aos seus sinais em Caná da Galileia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele. Veja, Jesus nessa festa de casamento manifestou a sua glória. Se o próprio Cristo tivesse em sua mente uma separação entre sagrado e secular, com certeza Ele não teria ido nessa festa. Mas Jesus é Senhor sobre todas as coisas, neste local Ele manifestou sua glória e os discípulos creram nele.
E um servo de Deus pode andar em algum tipo de festa? Certamente depende do tipo de festa, porque cada cidade tem sua cultura e temos que ter isso em mente. Outra coisa a ser observada é quais as motivações do nosso coração quanto a isto. Também devemos entender que a vida cristã não se baseia somente em estar na igreja, trabalho e casa. Temos também nossa parte de lazer que devemos usar com moderação e para a glória de Deus. Creio que não seja pecado um cristão andar em festas como: formatura, casamento (mesmo tendo bebidas), e outras festas sociais. A questão toda está: Como vou me comportar nesses lugares, isso que vai fazer toda a diferencia.  
Jesus manifestou a glória de Deus em um casamento. A Bíblia ensina que temos a mente de Cristo (1Co 2:16); demonstra que devemos ser imitadores de Cristo (1Co 11:1; Ef 5:1); somos o sal da terra e luz do mundo (Mt 5:13,14). O que quero dizer com isto? Assim como Cristo manifestou a glória dEle em um casamento, devemos também manifestar a glória de Cristo em qualquer lugar. E de qual forma? Por meio de um comportamento que está firmado na palavra de Deus (Mt 5:16).

3.      Cristãos podem ouvir música secular?  
Muitos crentes aborrecem completamente quem ouve música secular, uns até colocam como algo diabólico. Insinuam que música secular é algo mundano, só porque os compositores de tais são pessoas que não são cristãs. Sendo assim, muitos crentes não deveriam assistir novelas, séries, não acessar redes sociais, não comprar roupas em lojas; porque tudo isto foram feitas por pessoas que não são cristãs. Perceba que, há uma contradição nesses argumentos dos que condenam a música secular pelo simples fato dessas pessoas não serem crentes.
Se por um lado pessoas rejeitam música secular, o que dizer daqueles hinos chamados Gospel que tem uma letra toda antropocêntrica? Sem contar sobre as letras de hinos que vão contra a Trindade e várias passagens bíblicas. Se é para condenar música secular só porque essas pessoas não são cristãs, porque não condenam a letra desses tidos gospels que fere tantos textos bíblicos? Perceba, não faz sentido esse dualismo entre sagrado e secular, não é porque uma pessoa que faz uma letra cristã; que podemos tê-lo como algo sagrado pelo simples fato dela ser crente. Do mesmo modo, não podemos desaprovar uma música secular pelo simples fato da pessoa não ser cristã.
Para resolver isto, devemos olhar para as sagradas escrituras e ver o que ela tem a nos dizer. Jesus disse certa vez o que contamina o homem não é o que entra, mas sim o que sai (Mt 15:18-20). Paulo escrevendo para os Filipenses disse: Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há algumavirtude, e se há algum louvor, nisso pensai (Fp 4:8). Se uma música secular não fere esse padrão bíblico de Filipenses, creio que não posso classificá-la como algo diabólico. Além do mais, como já mencionamos, tudo foi criando por Deus e tudo que Ele criou é muito bom (Gn 1:31). A música é uma arte, onde as pessoas expressam seus pensamentos, emoções, críticas e etc. Essa arte teve como seu criador o próprio Deus; podemos classificar a música como instrumental e a com letras.
Portanto, devemos analisar duas coisas sobre música secular. Primeiro, qual tipo de letra que essa música aborda, se é uma letra que vai contra os princípios da palavra de Deus; devo automaticamente rejeitá-la. Segundo, devo analisar meu coração diante dessas músicas, se eu concordo com uma letra que exalta a pornografia, é sinal que meu coração está distante das escrituras sagradas; porque a boca fala daquilo que o coração está cheio.

4.      Cristãos podem andar com ímpios?
Essa separação entre sagrado e secular, vejo que traz muitos problemas para a vida cristã. E um dos problemas é que, o cristão acaba se isolando do mundo, assim deixando de cumprir seu papel perante a sociedade. Isso vai contra os ensinos de Jesus, Ele ensinou que somos o sal da terra e luz do mundo (Mt 5:13-16). Ou seja, nós como servos fomos chamados para influenciar a sociedade e não nos isolarmos. Jesus disse: Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus (Mt 5:14-16). Como as pessoas de fora da igreja vão glorificar a Deus por meios de nossas obras, sendo que nós nos insolamos delas? Não faz sentido. Cristo é Senhor sobre todas as coisas, então, manifeste este senhorio onde você estiver, seja no trabalho, escola, na sua casa, faculdade e perante seus amigos que não são cristãos. Dessa forma, você estará manifestando a glória de Deus por meio da sua conduta.
Muitas igrejas proíbem de seus fiéis terem alguma ligação com quem não é do seu meio. E muitos por acharem que seus líderes estão certo, acabam caindo em uma espécie de farisaísmo. Os fariseus na época de Jesus, não se aproximavam daqueles que não eram do seu meio, eles se afastavam completamente das pessoas que eram tidas como pecadoras. Muitos líderes hoje seguem esse mesmo sistema e ensinam aos seus membros. Em vez de eles ensinarem seus membros a influenciarem a sociedade, como Jesus fez com seus discípulos, os mesmos fazem tudo ao contrário do que Cristo ensinou.
Jesus Cristo não se distanciava das pessoas, pelo contrário, ele andava com pessoas que eram rejeitadas pela sociedade da sua época, pessoas que não tinham valor, pessoas desprezadas, tidas como pecadoras e traidoras. Com isto, Jesus não estava quebrando o Salmo 1:1 que diz: Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Essa parte do texto que fala sobre andar nos conselhos dos ímpios e se assentar na roda dos escarnecedores; tem a ver com a pessoa concordar e seguir a cosmovisão do ímpio. E Jesus agiu muito pelo contrário quando se assentou com os publicanos e pecadores conforme (Mt 9:10). Quando os fariseus perguntaram dos discípulos, porque Jesus comia com pecadores e publicanos, Jesus disse: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos(Mt 9:12). Perceba que, o objetivo de Jesus diante daquelas pessoas era de conduzi-las a Deus.
Logo, não é errado cultivarmos uma amizade com alguém que não é cristão. Agora, depende do propósito de como me aproximo de tal pessoa, Jesus se aproximava para levá-las a Deus. Será que nós estamos seguindo o exemplo de Cristo? Ou estamos desobedecendo o texto de 2Co 6:14 que, proíbe uma amizade íntima sem o propósito de levar alguém a Cristo?

Conclusão
As lições práticas que podemos tirar até aqui é:
Não existe sagrado e secular. Quando passamos ter uma visão mais abrangente do reino de Deus, entendemos que Jesus é Senhor sobre todas as coisas. Como disse Abraham Kuyper, não há um único centímetro quadrado da existência humana que não esteja sob o senhorio de Cristo. Portanto, devemos de todas as formas manifestar esse senhorio tanto dentro da igreja como fora dela.
As músicas, não devemos tratá-las como algo mundano ou diabólico como muitos fazem. Devemos entender que ela foi criada por Deus e é uma arte. Precisamos analisar mais as letras das músicas que ouvimos e verificar qual está de acordo com a palavra de Deus.
Tanto os tipos de festas e as amizades com pessoas não cristãs. É necessário verificarmos nosso coração e as intenções por detrás disso. E não esquecendo o que Paulo disse: Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. Que possamos sempre em todas áreas da nossa vida, viver de forma que glorifica o nome de Deus.

Por último deixo o texto de Colossenses 2:6,7: Portanto, assim como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim também nele andai, arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, abundando em ação de graças.


Sidney Muniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário