terça-feira, 3 de outubro de 2017

Uma Reforma Digna de ser Contada - 500 Anos da Reforma Protestante Parte 1: A Igreja na Idade das Trevas (Séc 13-16) - Por Leonardo Pereira




Quando o assunto que estudamos é sobre a Reforma Protestante em seu contexto ético-histórico, é muito importante percebemos, analisarmos e entendermos, que estamos tratando de um assunto muito vasto e que fez uma grandiosa mudança não somente na Europa, como em todo mundo. Embora Martinho Lutero tenha sido como podemos dizer "a figura central da reforma", os eventos que antecederam à ela foram muito importantes para que hoje tenhamos não somente a Reforma, como também os grandes e verdadeiros exemplos de homens de Deus, que deram as suas vidas para que hoje, estivéssemos aqui relatando esta história digna de ser contada à todos vocês. Vamos nesta primeira parte da história da Reforma Protestante, mencionar os eventos da época e o que ocorreu devido às diversas mudanças, tanto da igreja católica apostólica romana, quanto dos pré-reformadores e os seus grupos.

A Europa na Era das Trevas

Os séculos 13-16 foram com certeza aquilo que hoje chamamos de "Idade das Trevas". Um período muito obscuro para as pessoas que buscavam conhecer à Cristo e à Sua mensagem mas não tinham condições, pois era uma época marcada por diversas questões que afetaram à todos. Podemos dividir para melhor explicação em três partes: Corrupção Litúrgica do Culto, A Participação Nula do Povo no Culto, e a Alta Corrupção do Clero Católico. Vamos iniciar com a Corrupção Litúrgica do Culto.

A Corrupção Litúrgica do Culto

A Igreja Católica Apostólica Romana da época havia denegrido completamente o culto do Senhor, com mensagens distorcidas e absurdas, sendo muitas delas, unidas com elementos judaizantes e que batiam de frente com as Doutrinas da Graça. Muitos ensinamentos como o sacerdotalismo, as obrigações da Lei, questões financeiras, éticas e morais errôneas haviam entrado e achado guarida dentro da igreja católica, de modo que o culto foi completamente alterado, distorcido e diluído. Cristo e a Sua mensagem já não era o foco dos grandes líderes. 

A Participação Nula do Povo no Culto

Um dos pontos em que ficou mais visível a corrupção interna e externa da igreja católica na época, foi sobre a questão da participação nula do povo no culto. A Igreja Católica havia limitado o povo na época à apenas à serem ouvintes e consequentemente, enfatizavam que eles poderiam serem salvos da condenação, por apenas participarem dos cultos e também pelas indulgências, às quais Lutero combateu ferozmente com as suas 95 teses. Assunto este que será comentado mais à frente. Destas indulgências e da limitação do povo à somente ouvintes, veio também à corrupção em várias áreas do alto escalão católico que iremos mencionar em seguida.

A Alta Corrupção do Clero Católico

Mais do que cultos com práticas levíticas, e as lideranças católicas levarem ao povo à serem ouvintes e concordarem com tudo o que era falado, seja certo ou errado, havia também uma corrupção generalizada do alto escalão católico. O Papa havia não somente controle religioso da igreja, como também atuações políticas. Muitos destes líderes em altos escalões estavam em Roma desfrutando do dinheiro que o povo concedia à eles e o que fizeram muitos à se rebeleram contra as atitudes e as práticas dos líderes da igreja católica na época. Mas isso é assunto para a segunda parte do estudo na próxima semana, em Comemoração aos 500 Anos da Reforma Protestante. Por hoje é só meus amados e queridos irmãos! Deus vos abençoe!

Fontes:

Barreto Jr., Lúcio: Loucos por Jesus - Volume 1 - Central Gospel

Boyer, Orlando: Heróis da Fé - CPAD

Campos, Ygor: Integridade Espiritual em Meio ao Paganismo - Evangelho Avivado

César, Elben M, Lenz: Conversas com Lutero - História e Pensamento - Editora Ultimato

Chaves, Gilmar Vieira: Reforma Protestante - História, ensinos e legado - Central Gospel

George, Timothy: Teologia dos Reformadores - Editora Vida Nova

Gonçalves, José: Maravilhosa Graça - CPAD

Kinnaman, Gary: Crendices de Crentes - Editora Cultura Cristã

Lopes, Augustus Nicodemus: Apóstolos - A Verdade Bíblica sobre o Apostolado - Editora Fiel

Lopes, Hernandes Dias: Paulo - O Maior Líder do Cristianismo - Editora Hagnos

Rogério, Marcos: Ainda que a Figueira não Floresça - Evangelho Avivado

Pereira, Leonardo: Além das Fronteiras - Evangelho Avivado


Nenhum comentário:

Postar um comentário