segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Sugestão de Leitura da Semana: Células-Tronco, de Elinaldo Renovato



De Leonardo Pereira

À respeito da sugestão de leitura desta semana, é de notável consideração que esta sugestão, se decorreu e ainda decorre acerca deste assunto que tem gerado polêmicas, e os mais variados debates teológicos, acadêmicos, científicos e sociais que surgiram sobre este assunto muito importante à todos nós: As Células-Tronco. Mas antes de comentar sobre a sugestão de leitura desta semana, vamos saber um pouco sobre as células-tronco e os seus efeitos em suas diversificadas áreas em que ela tem sido mencionada e pesquisada.

Células-Tronco

As células-tronco são células com a capacidade de se transformar (diferenciar) em qualquer célula especializada do corpo, ou seja, células características de uma mesma linhagem. Elas são capazes de se renovar por meio da divisão celular mesmo após longos períodos de inatividade e induzidas a formar células de tecidos e órgãos com funções especiais. Diferente de outras células do corpo, como as células musculares, do sangue ou do cérebro, que normalmente não se reproduzem, células-tronco podem se replicar várias vezes. Isso significa que a partir de uma cultura de células-tronco é possível produzir milhares. Contudo, os pesquisadores ainda não têm conhecimento vasto do que induz a proliferação e autorrenovação dessas estruturas.
Outro enigma que desafia os cientistas é a questão da diferenciação: como células indiferenciadas simplesmente passam a ter funções especializadas, como os gametas e células sexuais? Sabe-se que, além dos sinais internos controlados por genes, o processo é ativado também por sinais externos, incluindo a secreção de substâncias químicas por outras células, o contato físico com células vizinhas e a influência de algumas moléculas.
Embora muitos laboratórios de pesquisa consigam induzir a diferenciação pela manipulação de fatores de crescimento, soro e genes, os mecanismos detalhados que regem o processo não são claros. Entretanto, encontrar a resposta para o problema pode ampliar o potencial terapêutico das células-tronco, já que células, tecidos e órgãos poderiam ser produzidos em laboratório ou recuperados no próprio corpo. Além disso, forneceria uma compreensão bem maior sobre doenças como o câncer, desencadeadas pela divisão anormal das células.¹
O livro do Pr. Elinaldo Renovato
o livro do pastor Elinaldo Renovato trata sobretudo, em respeito a vida humana. Células, embriões, defesa de inocentes e sobretudo a ética e a vida cristã. O livro trata desde o conceito das células-tronco, até aonde os cientistas, pesquisadores, entendedores do assunto podem ir com relação ao conceito de vida humana, em seus propósitos benéficos, evitando o engano e o erro. É um livro que busca ao leitor refletir sobre a vida humana, e se o estudo e a utilização das células-tronco está dentro ou fora do padrões divinos que o próprio Senhor instituiu (Jr 9.23,24).²
Por isso, Células-Tronco: Uma visão Ética e Cristã é a sugestão de leitura para esta semana. Deus abençoe a sua leitura!


Notas
1. Para mais informações e pesquisa acerca das Células-Tronco e os seus efeitos desde a existência até pesquisas em vários locais do mundo, acesse: http://saude.ig.com.br/celulastronco/ (Acesso dia: 17/12/2017).

2. O livro Perigos da Pós-Modernidade (CPAD, 2008), também de autoria do pastor Elinaldo Renovato, aborda este assunto de maneira mais objetiva, mostrando dados e informações.




Nenhum comentário:

Postar um comentário