terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Comentário Bíblico Mensal: Fevereiro/2018 - Capítulo 5 - Davi: O Homem Segundo o Coração de Deus




Comentarista: Matheus Santos

Texto Bíblico Base Semanal: 1 Crônicas 28.1-8

1. Então Davi reuniu em Jerusalém todos os príncipes de Israel, os príncipes das tribos, e os capitães das turmas, que serviam o rei, e os capitães dos milhares, e os capitães das centenas, e os administradores de toda a fazenda e possessão do rei, e de seus filhos, como também os oficiais, os poderosos, e todo o homem valente.
2. E pôs-se o rei Davi em pé, e disse: Ouvi-me, irmãos meus, e povo meu; em meu coração propus eu edificar uma casa de repouso para a arca da aliança do Senhor e para o estrado dos pés do nosso Deus, e eu tinha feito o preparo para a edificar.
3. Porém Deus me disse: Não edificarás casa ao meu nome, porque és homem de guerra, e derramaste muito sangue.
4. E o Senhor Deus de Israel escolheu-me de toda a casa de meu pai, para que eternamente fosse rei sobre Israel; porque a Judá escolheu por soberano, e a casa de meu pai na casa de Judá; e entre os filhos de meu pai se agradou de mim para me fazer reinar sobre todo o Israel.
5. E, de todos os meus filhos (porque muitos filhos me deu o Senhor), escolheu ele o meu filho Salomão para se assentar no trono do reino do Senhor sobre Israel.
6. E me disse: Teu filho Salomão, ele edificará a minha casa e os meus átrios; porque o escolhi para filho, e eu lhe serei por pai.
7. E estabelecerei o seu reino para sempre, se perseverar em cumprir os meus mandamentos e os meus juízos, como até ao dia de hoje.
8. Agora, pois, perante os olhos de todo o Israel, a congregação do Senhor, e perante os ouvidos de nosso Deus, guardai e buscai todos os mandamentos do Senhor vosso Deus, para que possuais esta boa terra, e a façais herdar a vossos filhos depois de vós, para sempre.


Momento Interação

Quando pensamos em Davi, logo nos vem a mente que ele era pastor, poeta, matador de gigante, rei e antepassado de Jesus ― em resumo, um dos maiores homens do Antigo Testamento. Mas existe uma outra relação junto a esta: traidor, mentiroso, adúltero e assassino. A primeira lista fornece as qualidades que todos nós gostaríamos de ter; a segunda, as que poderiam ser reais a nosso respeito. A Bíblia não faz esforço algum para esconder os fracassos de Davi. Ele ainda é lembrado e respeitado por seu coração voltado para Deus. Quando aprendemos que compartilhamos mais dos fracassos de Davi do que de suas fraquezas, deveríamos ficar curiosos para descobrir o motivo pelo qual o Senhor se refere a ele como “o homem segundo o meu coração”.

Introdução

Davi, apesar de suas fraquezas, possuía uma fé inabalável na fiel e poderosa natureza de Deus. Foi um homem que viveu com grande prazer. Ele pecou, mas foi rápido em confessar suas. Suas confissões eram de coração, e seu arrependimento genuíno. Nunca negligenciou o perdão de Deus ou tomou sua bênção como uma concessão. Em troca, o Senhor nunca lhe negou seu perdão ou as retribuições de suas ações. Davi experimentou a alegria do perdão mesmo quando teve que sofrer as conseqüências de seus pecados.
Nossa tendência é inverter os papéis. Na maioria das vezes preferimos evitar as conseqüências a experimentar o perdão. Embora tenha cometido um grande pecado, Davi deliberadamente não repetiu o mesmo erro. Ele aprendeu com suas falhas porque aceitou o sofrimento que estas lhe trouxeram.


I. Davi e sua Fidelidade com Deus

Davi sabia o que era uma Aliança. Ele fez alianças com várias pessoas como com Jônatas, uma aliança de amizade (1 Sm 18.3; 20.16; 23.18), com Abner uma aliança de troca para que trouxesse até ele sua esposa Mical (2 Sm 3.12,13), com o povo de Hebrom uma aliança real onde começou a reinar antes de dominar todo o Israel (2 Sm 3.21; 5.3; 1 Cr 11.3; 23.3). Em todos estes acordos com pessoas Davi sabia de suas obrigações e as cumpriu. Embora tivesse feito tantos acordos com homens, Davi ainda não tinha feito uma Aliança com Deus.

Davi era um adorador. Muito mais que pastor, músico, soldado, general ou rei, ele era um adorador. E seu maior sonho era construir uma casa para adorar a Deus. Para isso trabalhou muito e juntou muito ouro, madeiras raras, pedras e utensílios preciosos para construir um templo (1 Cr 22.2-5; 14). Contudo o Senhor não lhe permitiu construir o templo, mas lhe prometeu que seu descendente construiria. Davi queria ver o Templo de Deus, mas este não foi o sinal visível da Aliança de Deus com ele. O Senhor não permitiu por que Davi havia derramado muito sangue nas guerras (1 Cr 28.3) e para construir a casa de Deus deveria ser alguém pacífico como foi Salomão, que significa "paz" (1 Cr 22.9).


II. Davi Instrui seu Filho Salomão à ser Rei

"Obedeça ao que o Senhor, o seu Deus, exige: ande nos seus caminhos e obedeça aos seus decretos, aos seus mandamentos, às suas ordenanças e aos seus testemunhos, conforme se acham escritos na Lei de Moisés; assim você prosperará em tudo o que fizer e por onde quer que for, e o Senhor manterá a promessa que me fez" (1 Reis 2.3-4). Pouco antes de Davi morrer, chamou ao seu filho, Salomão, e lhe deu algumas orientações quanto ao sucesso de seu reinado (v.1-2). Recomendou-lhe obediência a Palavra de Deus (v.3-4), e também alguns procedimentos quanto a algumas pessoas que participaram da história de Davi:
Joabe, pela morte de inocentes, deveria ser punido (v.5-6), e foi o que Salomão cumpriu (v.28-35); Barzilai, por ter acudido Davi, quando este fugia de Absalão, usar de benevolência para com sua família (v.7); Simei, por ter amaldiçoado Davi durante a fuga de Absalão, deveria ser punido (v.8-9). Salomão fez conforme solicitação de Davi, não sem antes dar uma oportunidade para Simei (v.36-46). Outros dois que foram mortos por Salomão, tem a ver com a tentativa de Adonias de ser rei, por ser o irmão mais velho, mesmo sabendo que o trono havia sido prometido a Salomão, por parte de Deus: Adonias, por ter tentando possuir Abisague, que foi chamada para aquecer a Davi em sua velhice. Adonias tentou usar Bate-Seba, mãe de Salomão para conseguir os seus intentos, mas Salomão percebeu as intenções dele e mandou matá-lo (v.13-25); Abiatar, o sacerdote, por ter traído a confiança de Davi, e se postado ao lado de Adonias. Como ele foi fiel a Davi em momentos importantes da vida de Davi, Salomão lhe poupou a vida, mas o destituiu do sacerdócio, e o confinou as suas terras em Anatote.

No principio de seu reinado, Salomão foi fiel a Palavra de Deus, e o seu reinado muito prosperou. Aproveitou para fazer uma faxina com relação as pessoas que o cercavam, e procurou nomear pessoas de sua confiança para o assessorar. Deus abençoou muito ao reinado de Salomão por sua fidelidade. Deus sempre tem bênçãos para aqueles que Lhe são fiéis.


III. Cristo – Descendente da Linhagem de Davi

Ver seus descendentes era um sinal da Aliança para Eternidade que o Senhor fez com Davi. Ele viu vários de seus descendentes (1 Cr 3.1-9), criou filhos e conheceu alguns netos.
Mas Davi teve um descendente que ele não viu que foi Jesus Cristo. Tanto José pai terreno de criação de Jesus (Mt 1.12-16) como Maria mãe de Jesus (Lc 3.23-38), ambos são descendentes da família real de Davi. Foram 28 gerações de Davi até Cristo (Mt 1.17). Por isso Jesus era chamado de "Filho de Davi" (Mt 22.42). Jesus cumpriu definitivamente a promessa de que um descendente de Davi se assentaria no trono eternamente. Ele é o único que pode ser rei eterno por que é o Rei dos reis (Ap 19.16).

Os planos de Deus para Davi não eram apenas para aqueles tempos. Não era uma Aliança só para seus filhos e netos. Foram planos de uma Aliança para Eternidade. Do mesmo modo, Deus quer fazer conosco uma Aliança para a eternidade. Não importa se veremos acontecer tudo o que Deus tem para nós. O importante é que a Fidelidade de Deus excede ao nosso limite de tempo e espaço: “Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais” (Jr 29.11).


Conclusão

Como Davi, devemos ser responsáveis em nossos compromissos com os homens, mas nunca perder o senso da Adoração a Deus e da intimidade com o Senhor. Certamente esse foi o caminho que Davi trilhou para chegar a ter uma Aliança com Deus.

A Aliança que Deus tem para nós, à semelhança de Davi, é uma Aliança para nossa Família, por que o Senhor não quer ver nossos entes queridos sofrendo e Ele ama aqueles que amamos. É uma Aliança de Misericórdia por que passamos por muitos problemas e em todos os momentos a Misericórdia de Deus é que nos assiste e não permite que sejamos consumidos (Lm 3.21,22). Também é uma Aliança para a Eternidade por que ultrapassa todos os limites humanos e vai além do que pedimos ou pensamos (Ef 3.21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário