sexta-feira, 29 de junho de 2018

Oposição na obra de Deus



Quando fazemos a obra de Deus, ou mesmo quando nos esforçarmos para crescer espiritualmente, enfrentamos oposições. Jesus certa vez disse que, quem quisesse se tornar seu discípulo, deveria levar a cruz (Mc 8:34). Sabemos que não existe evangelho sem cruz, por isso, quem serve a Cristo sempre passará por oposições.

Um exemplo disso, é o que os israelitas passaram quando voltaram do cativeiro babilônico de 70 anos registrado no livro de Esdras. Os hebreus passaram por muitas dificuldades para construir o templo, e a dificuldade maior foi gerada pelos inimigos que se levantaram contra aquela obra.

Nesse texto, abordaremos os tipos de oposições que os filhos de Deus enfrentaram naquela época, não somente isto, mas também mostraremos como eles venceram.

As Oposições
1. Falsas companhias

Quando os “adversários” souberam que os israelitas estavam construindo a casa de Deus, disseram: Deixai-nos edificar convosco, porque, como vós, buscaremos a vosso Deus; como também [já] lhe sacrificamos desde os dias de Esar-Hadom, rei da Assíria, que nos fez subir aqui. Porém Zorobabel, e Jesuá, e os outros chefes dos pais de Israel lhes disseram: Não convém que nós e vós edifiquemos casa a nosso Deus; mas nós sozinhos a edificaremos ao SENHOR Deus de Israel, como nos ordenou o rei Ciro, rei da Pérsia (Ed 4:2,3).

Os adversários se prontificaram a ajudar na construção do templo, eles também afirmavam que ofereciam sacrifícios ao Senhor, tudo isto com objetivo de Jerusalém não ser ocupada. Mas os líderes de Israel não viram com bons olhos essa disposição, até porque eles eram politeístas, isso traria prejuízo para o povo de Deus.

Aqui encontramos um exemplo prático que podemos trazer para nossas vidas. Existem pessoas que se aproximam de nós com aparente boa vontade, entretanto, devemos tomar o devido cuidado com essas companhias, e devemos ficar vigilantes para analisar por qual caminho essas pessoas querem nos conduzir. Os inimigos do templo estavam querendo se unir ao povo, mas essa união influenciaria eles a adorarem outros deuses. Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes (1Co 15:33). Que possamos sempre analisar os tipos de pessoas que estão a nossa volta e não deixarmos de praticar os bons costumes.

2. Desânimo

A segunda forma utilizada para impedir a obra de Deus foi o desânimo. Todavia o povo da terra desanimava as mãos do povo de Judá, e inquietava-os no edificar(Ed 4:4).

O povo da terra, não queria que a obra fosse concluída, com isso, fizeram de tudo para que a construção não tivesse andamento. Eles conseguiram o que queriam, o texto registra que a obra ficou parada por algum tempo (Ed 4:24).

Todos nós que servimos a Deus, de certa forma enfrentamos algum tipo de desânimo na nossa caminhada cristã; não somos homens de ferro, somos pessoas frágeis e pecadoras. Ficamos desanimados quando tiramos o nosso olhar de Cristo, Pedro começou a andar sobre as águas em direção a Cristo, mas quando olhou para os ventos e tempestades começou a afundar (Mt 14:22-32). Olhe para Cristo, porque se fixarmos nossos olhos nas dificuldades, iremos desanimar.

Em 1 Tessalonicenses 5.14 os crentes são instruídos a “consolar os de pouco ânimo”, isto é, encorajar aqueles que estão temerosos ou desencorajados. Que possamos fazer isso para a gloria de Deus.

3. Frustração de planos  

E alugaram contra eles conselheiros, para frustrarem o seu plano, todos os dias de Ciro, rei da Pérsia, até ao reinado de Dario, rei da Pérsia (Ed 4:5).

As nações vizinhas, “contrataram conselheiros para frustrarem os planos dos construtores do templo”. Isso não aconteceu em um dia apenas, mas todos os dias de Ciro e Dario; o povo passou todo esse tempo ouvindo palavras de frustação. O que eles passaram, é semelhante ao que Neemias enfrentou com Sambalate, que contratou uma profetisa para o assustar, a fim de que este parasse a construção dos muros de Jerusalém. Porém, os artifícios de Sambalate não tiveram sucesso diante de Neemias.
Os apóstolos de Cristo, enfrentaram problemas como estes, entretanto, em nenhum momento, os opositores conseguiram frustrar os planos que eles tinham de anunciar o Evangelho.

Todos os planos que você traçar em prol do reino de Deus, ou de sua vida espiritual, terão oposições presentes.  Porém, devemos confiar nas palavras de Cristo: eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos (Mt 28:20).

4. Acusação

No reinado de Assuero, no princípio do seu reinado, escreveram [uma] acusação contra os habitantes de Judá e de Jerusalém (Ed 4:6).

Um grupo de pessoas levantam acusações contra Jerusalém, e nessa acusação estava escrito: Saiba o rei que os judeus, que subiram de ti, vieram a nós em Jerusalém, e reedificam aquela rebelde e malvada cidade, e vão restaurando os [seus] muros, e reparando os [seus] fundamentos. Agora saiba o rei que, se aquela cidade se reedificar, e os muros se restaurarem, eles não pagarão os direitos, os tributos e os pedágios; e [assim] se danificará a fazenda dos reis (Ed 4:12,13).

Aquele grupo de pessoas não estava errado ao afirmar que a nação foi rebelde ao Senhor, até porque sua desobediência a lei culminou no cativeiro de 70 anos. Mas quando o povo estava construindo o templo depois do cativeiro, eles não estavam sendo rebeldes, apenas estavam obedecendo a ordem de Ciro, quanto a isso, foi profetizado por Isaías.

Quando nos dispomos a fazer a obra de Deus, sempre há pessoas que se levantam para nos difamar. O próprio Cristo passou por situações como essa, chamaram-no de glutão e beberrão, será que os seus seguidores ficarão imunes a isso? Ele disse que o servo não é maior que o seu senhor. 

Como As Oposições Foram Vencidas
1. Ouviram as palavras dos profetas

Ora, os profetas Ageu e Zacarias, filho de Ido, profetizaram aos judeus que estavam em Judá e em Jerusalém; em nome do Deus de Israel lhes profetizaram. Então se levantaram Zorobabel, filho de Salatiel, e Jesua, filho de Jocédec, e começaram a edificar a casa de Deus, que está em Jerusalém; e com eles estavam os profetas de Deus, que os ajudavam (Ed 5:1,2).

Por causa das oposições sobre os israelitas, a construção do templo tinha parado por algum tempo. Aqui que entra em cena a importância de dois profetas, Ageu e Zacarias profetizam ao povo sem esperança e que tinha perdido completamente o foco da construção. Através da profecia desses homens, a liderança de Israel começou novamente a edificar a casa de Deus.

Aqui aprendemos a importância da pregação da palavra de Deus, os profetas pregaram para um povo que se encontrava desviado do seu propósito. Quando estamos em situação parecida, o certo é nos voltamos para a pregação do Evangelho que é o poder de Deus (Rm 1:16). A palavra de Deus nos edifica, consola e nos exorta (1Co 14:3), por isso que devemos ouvi-la para vencer qualquer tipo de oposição.

2. Obedecer  

Então Zorobabel, filho de Salatiel, e o sumo sacerdote Josué, filho de Jocédec, juntamente com todo o resto do povo, obedeceram a voz do Senhor seu Deus, e as palavras do profeta Ageu, como o Senhor seu Deus o tinha enviado; e temeu o povo diante do Senhor. Então Ageu, o mensageiro do Senhor, falou ao povo, conforme a mensagem do Senhor, dizendo: Eu sou convosco, e diz o Senhor (Ag 1:12,13).

Percebemos que a nação não apenas ouviu os profetas de Deus, contudo, obedeceram a palavra do Senhor falada por meio dos seus servos. Talvez uma das mensagens falada por eles, estava no fato de lembrar das profecias de Isaias referente a Ciro; que esse homem, Ciro, depois que se completasse o cativeiro, ordenaria o povo a voltar para sua terra e edificar o templo (Is 44:28). 

O interessante, é que quando o povo se dispôs a obedecer ao Senhor e confiar nas suas promessas, eles temeram a Deus. Essa também deve ser a nossa obediência, uma obediência que nos leva a temer a Deus e a confiar nas suas promessas, contidas nas Escrituras para vencermos as barreiras.

3. Recompensas

Pelo fato da liderança de Israel e do povo ouvir a palavra dos profetas e se dispor a seguir a ordem do Senhor, eles foram recompensados. E as recompensas foram:

Primeiro, encorajamento. Depois que eles ouviram a palavra do Senhor por intermédio dos profetas, oespírito do sumo sacerdote Josué, filho de Jocédec, e o espírito de todo o resto do povo; e eles vieram, e começaram a trabalhar na casa do Senhor dos exércitos, seu Deus (Ag 1:14). Todo animo que eles tiveram para trabalhar na casa de Deus, foi por meio da palavra de Deus, ela que os motivou quando eles ouviram e colocaram em prática.

Segundo, os olhos de Deus estava sobre o povo. Os olhos de Deus estavam sobre a nação, ou seja, a ação e o cuidado de Deus estavam sobre seu povo amado. Isso fez com que eles não parassem de fazer a obra de Deus. O que podemos aprender com isso é: somente em Deus está o encorajamento que precisamos para fazer a obra dEle, e somente nEle encontramos o cuidado que necessitamos. Que possamos ter isto em mente ao fazer a obra de Deus.

Conclusão 

As lições práticas que podemos aplicar para nossas vidas é que: as oposições sempre se levantarão quando fazemos algo para o reino de Deus, seja na vida pessoal ou para uma igreja local. E a forma de vencer é estarmos sempre dispostos a ouvir Sua voz por meio da Sua Palavra. Sabendo que recompensas virão quando obedecemos suas ordens, elas são encorajamento no tempo de dificuldade, e o seu cuidado amoroso por meio da sua providência.

Sidney Muniz

Notas:
Comentário bíblico de Warren W. Wiersber 
Dicionário Wiclyffe


Nenhum comentário:

Postar um comentário