sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Diretrizes para uma boa Meditação


Para uma boa meditação, é necessário que tenhamos algumas diretrizes. É importante mencionar que essas diretrizes têm como objetivo nos disciplinar nessa prática piedosa, que um dia foi muito valorizada pela igreja, mas hoje sofre um declínio, podemos assim dizer. Portanto, é preciso resgata essa prática que já foi tão utilizada em tempos passados pelo povo de Deus.

Destacaremos aqui, algumas instruções que podem nos ajudar a meditar de uma maneira mais eficiente.

1. Preparação

É necessário nos prepararmos para tal prática, toda meditação requer isso. Eis algumas sugestões que o auxiliarão.

Primeiro, é importante nos limpar das coisas deste mundo, como: suas atividades e diversões, do mesmo modo, das tribulações e agitações interiores. Por isso, é importante orar para que Deus possa nos guardar das companhias externas, mas também das internas; isto é, dos pensamentos mundanos que possam nos impedir de meditar.

Segundo, devemos ter o coração purificado da culpa e da poluição do pecado. Antes de nos engajar na meditação, precisamos ir até Deus com um coração disposto a pedir perdão e alcançar misericórdia; confiando na promessa de que, se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda injustiça (1Jo 1:9).

Terceiro, abrace a meditação com seriedade. É fundamental, estarmos cientes de sua importância para nossa vida espiritual, seu poder e excelência. Fazendo dela um hábito, desfrutaremos mais a cada dia da presença de Deus e sentiremos o começo da alegria eterna nessa terra.

2. Frequência

A meditação divina deve ser frequente, é recomendado que ocorra duas vezes ao dia, caso o tempo e as obrigações permitam, mas se não for possível, é importante que seja realizada uma vez ao dia. Diante disso, alguém poderia dizer que não possui tempo para empregar nessa disciplina, porém, isso é apenas uma desculpa para não praticar a meditação. Deus ordenou Josué a meditar no livro da lei de dia e de noite (Js 1:8), se Deus ordenou a Josué, que era um comandante cheio de tarefas a meditar, acaso somos melhores do que esse homem para não realizarmos essa atividade? Da mesma forma que o Senhor o ordenou, assim, Ele também quer que os seus filhos o façam.

Cada vez que fizermos da meditação uma prática diária da nossa vida cristã, mais conheceremos de Deus. A meditação se tornará mais fácil, todavia, se a rejeitarmos mais distante ficaremos de termos uma comunhão mais intima com Deus. Portanto, com a frequência dessa prática, logo contemplaremos seus preciosos frutos.

3. Tempo

É importante estabelecer um tempo para meditar e persistir nesse período. Esse é um dos segredos para sermos bem-sucedido nessa área, alguns não obtém sucesso por que não perseveram. Fazendo isso, nos tornaremos pessoas mais disciplinadas e não negligentes.

Um tempo bom para nos dedicarmos a isso é no período da manhã, onde pode ser usado para uma combinação com o resto do dia. Jesus se levantava de madrugada, ainda bem escuro, levantou-se, saiu e foi a um lugar deserto, e ali orava (Mc 1:35). O salmista buscava durante as manhãs: Antecipo-me à alva da manhã e clamo; aguardo com esperança as tuas palavras (Sl 119:147). Entretanto, para alguns, durante a noite pode ser mais proveitoso, devido as atividades do dia estarem concluídas. E assim se sentem mais prontos para meditar na palavra de Deus. Temos um exemplo do Salmista: Bendigo ao Senhor que me aconselha; até os meus rins me ensinam de noite (Sl 16:7). Já outros no final da tarde: Saíra Isaque ao campo à tarde, para meditar; e levantando os olhos, viu, e eis que vinham camelos (Gn 24:63). Escolha um desses horário para que possa buscar a Deus e meditar na Sua palavra. Estabeleça um tempo, como meia hora (exemplo) e medite, assim se aperfeiçoará cada mais; depois de um tempo, mude de meia hora para uma hora.

4. Use o dia do Senhor

Você pode usar o domingo para meditação, esse é o dia que devemos separar para descansarmos de todo trabalho da semana. Esse também foi o dia que Cristo ressuscitou e completou toda a obra da salvação. Podemos meditar nas obras de Cristo, como: sua morte e ressurreição, ascensão, ceia, o sangue de Cristo que purifica todo pecado, seu sofrimento na cruz, seus ensinamentos, sua segunda vinda para buscar o seu povo e etc.

Sobre o que devemos fazer nesse dia de descanso, o Catecismo Puritano ensina:  Como o Sabath deve ser santificado? Resposta: “O Sabath deve ser santificado por um santo repouso por todo aquele dia, mesmo daquelas atividades seculares e recreações que são lícitas em outros dias, e durante este dia, todo o tempo deve ser gasto em exercícios públicos e particulares de adoração a Deus, com exceção daquele tempo que for destinado a praticar obras de necessidade e misericórdia”. Sendo assim, é importante usar esse dia para meditar nas obras de Deus.

5. Escolha um Lugar 

A escolha de um lugar para fazer boas meditações, é de suma importância para quem quer fazer dela uma prática piedosa. Jonathan Edward faz uma declaração sobre o segredo da piedade de Sarah, sua esposa quando ela era adolescente: "Ela quase não se preocupa com outra coisa, exceto meditar Nele....Ela ama estar sozinha, andando pelos campos e bosques, e parece que há alguém invisível sempre conversando com ela". Sarah saia pelos bosques e campos com o intuito de buscar a Deus e meditar. Geralmente, alguns historiadores contam que quando Sarah e Edward namoravam, eles tinham esses momentos de meditações, o lugar escolhido por eles eram os campos e os bosques. O próprio Jonathan, segundo alguns biógrafos, afirma que ele passou uma hora deitado no campo olhando para os céus, chorando e meditando nas obras de Cristo.

Por mais que não tenhamos bosques ou campos a semelhança de Sarah e Jonathan, podemos fazer isto em nosso próprio quarto. Sair para um lugar tranquilo ajuda muito no processo da meditação, apesar de hoje nos acostumarmos com o barulho. Como disse Donald S. White: “Creio que a conveniência do som tem contribuído para a superficialidade espiritual do cristianismo ocidental contemporâneo. O advento dos aparelhos de som acessíveis e portáteis, por exemplo, tem sido uma bênção mista. O lado negativo é que agora não temos que ir a lugar algum sem vozes humanas. Como resultado, ficamos sozinhos com nossos próprios pensamentos e com a voz de Deus com menos frequência”. Os puritanos aconselhavam que a pessoa almejasse a privacidade, silêncio e descanso, dos quais o primeiro exclua qualquer companhia, o segundo, qualquer ruído, e o terceiro, qualquer movimento.

Conclusão    

Essas são as diretrizes que você poderá usar para transformar sua vida cristã e melhorar sua vida de devoção a Deus. Lembrando, é importante nos prepararmos antecipadamente para fazermos boas meditações, limpando nossos corações da culpa e da poluição do pecado. A meditação precisa ser exercida com frequência, persevere nessa disciplina e não a negligencie. Estabeleça um tempo e persista nele para ficar mais disciplinado nessa área. Use o dia do Senhor para meditar nas obras de Cristo ou em outros temas que estão na palavra de Deus. E escolha um lugar para fazer suas meditações, prefira lugares calmos, pois eles o ajudarão com a pratica.

Sidney Muniz

Notas:
Espiritualidade Reformada – Joel Beeke
Catecismo Puritano – Charles Spurgeon
Disciplinas Espirituais – Donald S. White


Nenhum comentário:

Postar um comentário