quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Comentário Bíblico Mensal: Setembro/2018 - Capítulo 1 - Conhecendo a 1ª Epístola de João




Comentarista: Maxwell Barbosa



Texto Bíblico Base Semanal: 1 João 1.1-4

1. O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida.
2. (Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada);
3. O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo.
4. Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra.

Momento Interação

Pela graça do Senhor iniciaremos mais um Comentário Bíblico Mensal. Depois de estudarmos acerca da Epístola de Paulo aos Filipenses, estudaremos neste mês de setembro acerca da 1ª Epístola de João com o tema: "Andando como Ele andou" - A Mensagem do Amor de Cristo na 1ª Epístola de João. O comentarista deste mês é Maxwell Barbosa. Escritor, articulista, editor e diretor da equipe editorial do Evangelho Avivado. Deus vos abençoe e bons estudos!

Introdução

Nessa epístola, o Apóstolo João falou da perigosa disseminação das influências apóstatas na Igreja. Ele advertiu os santos para não se associarem às trevas e para permanecerem na segurança da luz do evangelho. Estudar 1 João pode ajudá-lo a ter um discernimento maior dos falsos ensinamentos sobre Jesus Cristo, e seguir o conselho de João o ajudará a manter uma forte comunhão com o Senhor ao permanecer na verdade. Além disso, estudar esse livro vai ajudá-lo a entender o grande amor que o Pai Celestial tem por todos os Seus filhos, que Ele manifestou ao oferecer Seu Filho, Jesus Cristo, como sacrifício por toda a humanidade.

I. Autoria e Data 

Embora a longa tradição da igreja atribua esta epístola ao apóstolo João, ainda assim podemos observar algumas outras evidências que irão confirmar (ou, em alguns casos, até mesmo exceder) a exatidão dessa tradição.

Parece que o autor fazia parte do colégio apostólico pela confiança sensível e palpável que tinha acerca da verdade da pessoa do Mediador em sua natureza humana: “…o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida” (1 Jo 1.1). Ele cita a evidência que o Senhor deu a Tomé de sua ressurreição, ao convidá-lo para tocar as marcas dos pregos e da lança, que foi registrada por João. E ele deve ter sido um dos discípulos presentes quando o Senhor veio no mesmo dia em que ressuscitou dos mortos e mostrou a eles suas mãos e seu lado (Jo 20.20). Mas, para que estejamos seguros em relação à identidade desse apóstolo, raramente existe uma crítica ou um especialista competente de estilo de argumento e espírito, que não vá concordar que esta epístola foi escrita pelo mesmo apóstolo que escreveu o Evangelho de João.

Não se sabe ao certo quando e onde foi escrito o livro de 1 João. É provável que tenha sido escrito no final do primeiro século d.C.

Embora João tenha passado grande parte de sua juventude na Palestina, a área se tornou hostil aos cristãos e aos judeus, após a destruição de Jerusalém e de seu templo em 70 d.C . Diz a tradição que João saiu da Palestina para viver seus últimos anos em Éfeso. Se isso estiver correto, João teria escrito a carta em Éfeso, entre 70 e 100 d.C .

II. O Propósito da 1ª Epístola de João

O objetivo de João ao escrever era expor a heresia dos falsos mestres e confirmar a fé dos verdadeiros crentes. João declara ter escrito para dar garantia da vida eterna àqueles que Creem “no nome do Filho de Deus (1 Jo 5.13). A incerteza de seus leitores sobre sua condição espiritual foi causada por um conflito desordenado com os mestres de uma falsa doutrina. João refere-se ao ensinamento como enganosos (1 Jo 2.26; 3.7) e aos mestres como “falsos profetas” (1 Jo 4.1), mentirosos (1 Jo 2.22) e anticristos (1 Jo 2.18,22; 4.3). Eles um dia tinha estado com a igreja, mas tinha se afastado (1 Jo 2.19) e tinha se “levantado no mundo” (1 Jo 4.1) para propagar sua perigosa heresia.

Este falso ensinamento me parece ser precursor do Gnosticismo (do termo grego gnosis, que significa conhecimento), e reivindicavam possuir um conhecimento especial sobre Deus, a teologia e Jesus Cristo. Sua base doutrinária incluía: I) que Jesus fosse realmente o Cristo (1 Jo 2.22), II) a pré-existência do Filho de Deus (1 Jo 1.1; 4.15 e 5.5,10), III) eles negavam a Encarnação de Cristo (1 Jo 4.2) IV) que seu objetivo fosse vir para salvar os homens (1 Jo 4.9). Porém, segundo alguns estudiosos, a forma exata dessa heresia, é incerta.

Geralmente é afirmado que tinha alguma afinidade com os pontos de vista mantidos por Cerinto, na Ásia Menor, no fim do primeiro século, ainda que não fosse inteiramente idêntico com aquilo que se sabe sobre seu ensino. De acordo com Cerinto, Jesus foi um homem bom, no qual o Cristo celestial viera habitar desde o tempo de seu batismo até pouco antes de sua crucificação. Isto é combatido em diversas passagens da epístola, que afirma que Jesus é o Cristo (1 Jo 5.6) o Filho de Deus (1 Jo 2.22, 5.1,5). O ensino de Cerinto baseava-se no dualismo gnóstico entre o espiritual e o material, que negava a possibilidade de Deus (Espírito) ter se tornado homem (Matéria). Outra versão desta heresia, o Docetismo (do grego dokeo, parecer) afirmava que a Encarnação foi aparente, não uma realidade concreta. A posição de Cerinto, que fica entre essas duas, afirma que a Encarnação foi temporária, ou seja, desde o batismo até o momento da crucificação. 

O método de João em expor os erros dos hereges e confrontá-los com a verdade. Cristo Jesus é a fonte da vida e nós podemos receber a vida eterna que Ele nos prometeu. E essa vida é oferecida a todos, indistintamente, não somente a um grupo de iniciados na doutrina gnóstica.

III. O Valor da 1ª Epístola de João para os Dias Atuais

1 João têm um propósito duplo: expor e rebater os erros doutrinários e éticos dos falsos mestres e exortar seus filhos na fé a manter uma vida santa de intimidade com Deus, na verdade e na justiça, cheios de alegria e de certeza da vida eterna. Isto ocorre, mediante a fé obediente em Jesus Cristo, o Filho de Deus e pela habitação interior do Espírito Santo. Alguns creem que a epístola também foi escrita como uma sequência do Evangelho segundo João.

Em 1 João a fé e a conduta estão fortemente entrelaçados. Os falsos mestres, aos quais João chama aqui de “anticristos”, apartaram-se do ensino apostólico sobre Jesus Cristo e a vida de retidão. De modo semelhante a 2 Pedro e Judas, 1 João refuta e condena com veemência os falsos mestres com suas crenças e conduta destruidoras.

Do ponto de vista positivo, 1 João expõe as características da verdadeira comunhão com Deus e revela cinco evidências específicas pelas quais o crente poderá “saber”, com confiança e certeza que tem a vida eterna.

São elas: verdade apostólica a respeito de Jesus Cristo, uma fé obediente que guarda os mandamentos de Jesus Cristo, um viver santo, afastar-se do pecado, para comunhão com Deus, amor a Deus e aos irmãos na fé e o testemunho do Espírito Santo no crente. João afirma, por fim, que a pessoa pode ter certeza da vida eterna quando estas cinco evidências são manifestas na sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário