domingo, 11 de novembro de 2018

Comentário Bíblico Mensal: Novembro/2018 - Capítulo 2 - A Grande Tribulação




Comentarista: Carlos Vagner



Texto Bíblico Base Semanal: Mateus 24.15-28

15. Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, entenda;
16. Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes;
17. E quem estiver sobre o telhado não desça a tirar alguma coisa de sua casa;
18. E quem estiver no campo não volte atrás a buscar as suas vestes.
19. Mas ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias!
20. E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado;
21. Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.
22. E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.
23. Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito;
24. Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.
25. Eis que eu vo-lo tenho predito.
26. Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais. Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis.
27. Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.
28. Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão as águias.

Momento Interação

A Grande Tribulação é um dos estudos mais desafiadores tanto no sentido teórico quanto no sentido prático. Este estudo é de imensa importância à todos nós devido a sua preciosidade das palavras de Cristo quanto a observação e vigilância de todas as partes acerca dos que creem e confessam o Seu santo nome. Bons Estudos!

Introdução

Poucos assuntos despertam a imaginação e discussão dos intérpretes da Bíblia, que “A Grande tribulação”, com seus agentes: a besta, o falso profeta, o Anti Cristo, e aqui neste texto, “o homem da desolação”. O próprio Mateus, ao narrar as palavras de Jesus já antecipa a dificuldade destas palavras e afirma: “Quem lê, entenda!”.

I. A Tribulação em toda Parte

O próprio Cristo usou a frase "Grande Tribulação" com referência ao tempo terrível da Tribulação. Em Mateus 24.21, Jesus diz: "Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver." Neste versículo Jesus está se referindo ao evento de Mateus 24.15, o qual descreve a revelação da abominação da desolação, o homem também conhecido como o Anticristo. Além disso, Jesus em Mateus 24.29-30 declara: "Logo depois da tribulação daqueles dias... Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória." Nesta passagem, Jesus define a Grande Tribulação (v.21) como começando com a revelação da abominação da desolação (v.15) e terminando com a segunda vinda de Cristo (v.30). Outras passagens que se referem à Grande Tribulação são Daniel 12.1b, que diz: "E haverá um tempo de tribulação, qual nunca houve, desde que existiu nação até aquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro." Parece que Jesus estava citando este versículo quando falou as palavras registradas em Mateus 24.21. Temos também Jeremias 30.7 referindo-se à Grande Tribulação: "Ah! porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante! É tempo de angústia para Jacó; todavia, há de ser livre dela." A expressão "angústia de Jacó" se refere à nação de Israel, a qual vai experimentar perseguição e desastres naturais como nunca vistos antes.

II. Uma tão Grande Aflição

Muitos até mesmo o povo de nossa época não entende que o futuro de todo ser humano é nascer na família de Deus. Este é o propósito do porque nascemos. Não ficaremos nessa terra por toda eternidade sem nada acontecer. Estamos nessa terra por um tempo limitado, e estipulado, por Deus e quando esse tempo acabar, Deus escolherá o povo que fara parte de sua família. Está bastante esclarecido na Bíblia que o mundo chegará a um ponto de bastante miséria e infelicidade. Um mundo onde só haverá sofrimento e angústia. Um mundo de violência e uma época onde ninguém respeitará leis e anarquia reinará. Um mundo longe de Deus.

Cristo falou desse mundo, observe… “E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares”, (Mt 24.6-7). Sim, haverá várias guerras e haverá várias misérias ao redor desse mundo. Com certeza, bombas atômicas serão lançadas em vários lugares… “Então disse eu: Até quando Senhor? E respondeu: Até que sejam desoladas as cidades e fiquem sem habitantes, e as casas sem moradores. Isso nunca aconteceu onde cidades ficarão totalmente destruídas. Hoje em dia o homem tem o poder de deixar cidades completamente destruídas.

Nunca na história do ser humano, o mundo tem visto tanto sofrimento. A terceira guerra mundial causará enorme destruição na terra. Note o que o próprio Filho de Deus fala sobre esta época, “Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver” (Mt 24.21). Até que ponto chegará à humanidade? Chegaremos a uma época onde a calamidade, destruição e infelicidade do homem são tão grandes que mesmo poderá ser comparada aos sofrimentos que o homem tem passado neste mundo. E olha que o homem já passou por épocas de tremendo sofrimento e calamidade como a praga bubônica que matou um terço da população da Europa.

É claro que podemos concluir que no meio desse mundo passando por grande angustia o amor, compaixão e o sentido de fazer o bem para o próximo diminuirá e possivelmente acabará. Já que ambiente das pessoas se tornarão “sobrevivência a qualquer custo”, o homem fará tudo que pode para sobreviver. Nisso o custo da vida dos outros perderá valor. O homem matará para poder comer e cuidar de seus interesses, “E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará” (Mt 24.12). O homem chegará a um ponto onde a única coisa que será de interesse deles e cuidar deles mesmos. Não interessando de nada e de ninguém ao seu redor. Tudo será sobre a sua própria sobrevivência. O homem tem feito atrocidades horríveis em sua história. Exemplos como na segunda guerra mundial onde os alemães abriam os corpos dos Judeus enquanto eles ainda estavam vivos para fazer experiência cientificas neles. Sim, uma tremenda barbaridade.

III. Os Falsos Profetas

Os profetas estão em toda a parte! Nós os ouvimos dentro dos edifícios das igrejas, na televisão e no rádio, nas ruas, ou plantados na porta de nossas casas, para nos falar da vontade de Deus. Eles se dizem mensageiros de Deus, revelando quando o mundo vai acabar, ou o que vai acontecer em nossas vidas, atualmente. Às vezes, predizem grandes bênçãos. Outras vezes, eles nos avisam sobre sérias calamidades. Freqüentemente, nos dizem que Deus lhes tem falado para ordenar-lhes a construção de uma grande catedral ou o empreendimento de algum glorioso empenho no serviço do Senhor. Sem dúvida, a Bíblia menciona freqüentemente profetas de Deus (que revelaram a palavra do Senhor). Algumas vezes, eles falaram sobre os acontecimentos de seu tempo, ou sobre o fim do mundo. Eles predisseram bênçãos maravilhosas e terríveis tragédias. Mas aqueles que desejaram conhecer a vontade de Deus, durante os tempos da Bíblia, também tiveram que se guardar contra os profetas enganadores e falsos. Eles não poderiam aceitar cegamente o testemunho de cada homem que dissesse estar falando por Deus. Hoje, mais do que nunca, precisamos testar aqueles que alegam serem portadores das mensagens de Deus. Toda pessoa que diz falar a palavra de Deus precisa ser experimentada de acordo com a palavra de Deus. Seguindo as recomendações de 1 João 4.1, precisamos submeter os profetas de nossos dias ao teste. São eles, verdadeiramente, mensageiros de Deus?

Quando examinados à luz das Escrituras, os profetas modernos falham a cada volta. Alguns deles podem ser capazes de enganar milhões de pessoas para que aceitem e apoiem seus ensinamentos, mas grandes números de seguidores não podem transformar o erro em verdade. Esses profetas contradizem uns aos outros e, mais importante, contradizem a Bíblia. Eles falham em produzir milagres autênticos para confirmar suas mensagens. Suas predições sobre o futuro falham uma atrás da outra. Eles alegam ter dons que cessaram segundo o plano da sabedoria de Deus cerca de 1900 anos atrás. Eles pretendem ter hoje dons que foram transmitidos diretamente pelos apóstolos, ainda mesmo que os apóstolos tenham morrido 1900 anos atrás. Tais pretensões de revelações sensacionais de Deus podem atrair seguidores e seu dinheiro, mas não resistiriam ao exame cuidadoso daqueles que respeitam as Escrituras como sendo a palavra de Deus, completa e autorizada. Precisamos ter cautela com a atração mortal daqueles que nos conduziriam para longe de Deus. Jesus elogiou os cristãos de Éfeso pelo seu cuidadoso exame daqueles que traziam a eles mensagens novas e diferentes: ". . . e que não podes suportar homens maus, e que pusestes à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não o são, e os achastes mentirosos" (Ap 2.2). Precisamos imitar seu exemplo, lembrando a atitude tomada pelos cristãos de Beréia, "examinando as Escrituras todos os dias para verem se as cousas eram de fato assim" (At 17.11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário