sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Comentário Bíblico Mensal: Novembro/2018 - Capítulo 3 - Sinais da Vinda do Senhor Jesus




Comentarista: Carlos Vagner



Texto Bíblico Base Semanal: Mateus 24.42-51

42. Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor.
43. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa.
44. Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis.
45. Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo?
46. Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim.
47. Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens.
48. Mas se aquele mau servo disser no seu coração: O meu senhor tarde virá;
49. E começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios,
50. Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe,
51. E separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes.

Momento Interação

Os sinais da volta do Senhor Jesus Cristo à cada dia são mais evidentes em todo o mundo. Diversos sinais estão sendo manifestados. Sinais na área religiosa. Sinais na área social, ética e moral e outros diversos sinais que mostram que a vinda do Messias está muito perto. É tempo de nos prepararmos para estarmos com o Senhor. É tempo de mais consagração, mais fidelidade, mais compromisso com as coisas de Deus, pois o Rei está voltando!

Introdução

Praticamente todos os dias, ouvimos algum anúncio de profecias ou cálculos para determinar o tempo do fim do mundo. Alguns acreditam que uma profecia dos maias indica o fim do mundo ou a volta de um deus ainda este ano. Mas nestes artigos sobre a Bíblia, nunca temos nos preocupado com profecias pagãs ou cálculos baseados em astrologia, pois tais “revelações” não têm nada a ver com a mensagem das Escrituras.

Limitando o assunto aos ensinamentos bíblicos, será que estamos vendo sinais que mostram a volta iminente de Jesus? Muitos afirmam que sim. Praticamente todas as pessoas que têm algum interesse na Bíblia já ouviram alguém falar sobre sinais da volta de Cristo. Frequentemente, ouvimos referências às palavras de Jesus em Mateus 24 (especialmente às dos versículos do 4 ao 14). Entre os sinais que ele apresentou destacam-se: a presença de falsos cristos, guerras, fomes, terremotos e perseguições. As pessoas que dizem que estamos nos dias finais geralmente citam estes sinais e mostram nas manchetes atuais exemplos de todas estas coisas. Neste capítulo trataremos deste assunto a luz da Palavra de Deus.

I. Sinais nos Céus  

O que parecia distante, até mesmo para muitos cristãos, está cada dia mais perto. Mais do que nunca, a igreja deve estar preparada para o Arrebatamento e a Volta de Cristo. Catástrofes, crises e toda a criação estão emitindo sinais claros de que este dia não tardará, conforme descreve o evangelho segundo Lucas: “e haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; e sobre a terra haverá angústia das nações em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. Os homens desfalecerão de terror, e pela expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto os poderes do céu serão abalados. Então verão vir o Filho do homem em uma nuvem, com poder e grande glória. Ora, quando essas coisas começarem a acontecer, exultai e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção se aproxima” (Lc 21.25-28). Nesta passagem, Jesus fala das características que irão marcar a sua vinda, inclusive fenômenos da natureza sinalizados pelo sol, lua e estrelas. Se nos atentarmos à lua e lembrarmos que no próximo dia 27 de setembro teremos uma Lua de sangue, estaremos mais atentos ao que para nós cristãos significam sinais proféticos. Os livros de Joel, Apocalipse também mencionam o fenômeno: “Mostrarei prodígios no céu e na terra: sangue, fogo e colunas de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor”  (Jl 2.30-31); “O sol se tornou negro como saco de crina, a lua toda, como sangue”  (Ap 6.12).

Estamos vivendo momentos Proféticos que nos leva a ficar alertas e com grandes expectativas quanto ao Arrebatamento da Igreja e a Volta de Jesus.  No dia 27 de setembro de 2015, astrólogos e teólogos de todo o mundo estarão esperando o último eclipse total da Lua, a "Lua de Sangue", que ocorreu em uma sequência conhecida como tétrade.

II. Exortação à Vigilância 

O Novo Testamento menciona a palavra “vigiar” para a volta do Senhor cerca de 50 vezes. Vigilância por parte de um cristão indica fé. Ele crê que o seu Senhor está voltando. Portanto ele está vigiando e esperando. Vigilância indica estar preparado para sua vinda (2 Pd 3.12). Jesus Cristo voltará com certeza! Jamais duvide disto em seu coração meu querido irmão, tenha fé, não ligue para os que questionam a demora na Sua volta, mantenha-se firme e temente a Ele, pois Ele é Fiel e cumpre todas as Suas promessas.

Apesar da indústria bilionária de produzir livros e filmes sobre o fim do mundo, o próprio Jesus disse que não haveria sinais para marcar a data. Ele e seus apóstolos ensinaram sobre a importância de vigilância constante, pois sua vinda será como um ladrão de noite, sem aviso: “Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá” (Mt  24.42-44; cf. 1 Ts 5.2; 2 Pe 3.10). Esses especialistas em mentiras que distorcem a mensagem bíblica para vender seus livros sensacionalistas gostam de se apresentar como conhecedores das Escrituras. Mas se fossem estudiosos reverentes, não dariam crédito às palavras do próprio Jesus Cristo? Em vez de olhar para o sol, a lua e as manchetes dos jornais, estariam buscando viver conforme a vontade do Senhor, prontos para a chegada dele como ladrão de noite. Naquele glorioso Dia, que todos nós possamos dizer: Amém! Vem, Senhor Jesus!

III. Sendo um Servo Fiel

A parábola de Mateus 24.45-51 e de Lucas 12.41-46, trata do senhor de uma casa que precisa se ausentar por um período de tempo não especificado. Ele faz seus planos e em seguida chama um de seus servos que ele acredita teria condições de administrar a casa durante sua ausência. O senhor entrega a casa e os outros servos aos cuidados desse um em que ele confiava. Ele devia alimentar seus companheiros e demonstrar toda sua fidelidade e prudência no cuidado de tudo. A recompensa pela fidelidade seria receber uma responsabilidade ainda maior: a de administrar todos os bens do seu senhor.

Esse bom servo é sempre fiel à sua palavra. Os outros conservos podem confiar nele. Além disso, ele é inteligente o suficiente para antecipar problemas e dificuldades e agir para resolvê-las antes que se tornem incontroláveis. Quando o senhor regressa de sua viagem ele ouve as palavras elogiosas de todos os outros servos de como o responsável havia cuidado bem de tudo. Como resultado o senhor promove esse servo para administrador geral de todos os seus bens. O servo havia passado no teste que lhe fora aplicado pelo senhor.

O servo infiel já é outra história, completamente diferente. Todas as vezes que um senhor coloca alguém como responsável pela sua casa, ele espera que esse servo se comporte de modo adequado e coerente com as responsabilidades que tem. Mas, infelizmente, a natureza humana, nem sempre é confiável. E uma posição de comando pode trazer para fora muitas características indesejáveis em um servo do senhor. Note que tais características já se encontravam dentro daquele indivíduo. Elas não se manifestavam porque o servo não ocupava uma posição de liderança. Mas a partir do momento em que isso aconteceu, as mesmas afloraram de modo incontrolável.

Existem muitas pessoas assim. Elas aparentam uma serenidade e confiança enquanto não ocupam posições de liderança. Seus sentimentos mais terríveis estão bem escondidos por baixo de camadas de gentileza e dedicação. Mas quando são guindados à posição de comando, logo demonstram seu verdadeiro caráter. São pessoas traiçoeira, ardilosas e, muitas vezes, cruéis. Temos certeza que muitos leitores sabem do que estamos falando e outro tanto deve ter experimentado na própria pele a dor infligida por esses verdadeiros lobos em peles de cordeiro.

Sem se preocupar com o dia da volta do seu senhor, esse indivíduo não hesita em usar todo poder e força que lhe foram confiados para servir seus conservos, para prejudicá-los e feri-los. São homens totalmente sem caráter. Que se regozijam em explorar a simplicidade dos outros. Eles imaginam o dia da confrontação nunca vai chegar. Que Deus nos livre de tais pessoas em nosso meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário