sábado, 5 de janeiro de 2019

Comentário Bíblico Mensal: Janeiro/2019 - Capítulo 1 - Avivamento - A Obra de Deus no meio do seu Povo




Comentarista: Leonardo Pereira



Texto Bíblico Base Semanal: Efésios 3.14-21

14. Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,
15. Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome,
16. Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior;
17. Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor,
18. Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade,
19. E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.
20. Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,
21. A esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém.

Momento Interação

Estudantes da Palavra de Deus. Depois de um importante estudo sobre a missão que todo discípulo de Cristo tem em sua vida e que deve cumpri-lo, estudaremos acerca do avivamento e as suas bases bíblicas. Vivemos em um tempo a qual o termo tem sido usado de maneira generalizada e muitas vezes mal-interpretada. Por isso um estudo sobre esta temática tão importante e vital em nosso meio é bastante crucial para nosso amadurecimento moral e espiritual.

O comentarista do mês de Janeiro é o irmão Leonardo Pereira. Ministro do evangelho, educador, articulista, escritor e membro da equipe de Produção-Textual do Evangelho Avivado. Que nesse estudo possamos glorificar ao Senhor em nossas vidas, pois o nosso Deus é o Deus do Avivamento.
Bons estudos!

Introdução

Um tema que há muito tempo tem certamente sido proclamado em decorrentes linhas de diversas congregações e movimentos denominacionais do nosso país sem dúvidas, é acerca do avivamento ou da espera de um avivamento. Vivemos em um período da proliferação, (do aumento) de diversos congressos, movimentos evangélicos levantados aos montes na nação brasileira em busca desse avivamento. Cultos de cura, vitória e de prosperidade tem sido ditos como um prelúdio para este pleno avivamento vindo de Deus. Não que esses movimentos e congressos possam ser errôneos em tê-los, ou que eles não possam contribuir, mas é importante já de antemão sermos informados que o avivamento é uma obra de Deus, que tem o operar de Deus, e o que o seu objetivo final é a plena glória de Deus.

O estudo bíblico acerca do avivamento não é em si um estudo somente teórico ou pedagógico, mas plenamente prático embasado total e plenamente, nas Escrituras Sagradas como um todo, para podermos assim, sermos instrumentos poderosos usados nas mãos de Deus para esta nação e legarmos as próximas gerações, as gloriosas maravilhas de Deus em nosso meio. Neste capítulo inicial sobre o avivamento, estudaremos pontualmente acerca do que é o genuíno avivamento, a poderosa obra de Deus no avivamento, identificarmos o que é avivamento e o que é aviltamento, e por fim, entendermos porque a nossa nação precisa desesperadamente do avivamento que vem do Senhor Deus e colocarmos em prática, as muitas lições que a Bíblia nos oferece, de acordo incisivo com o que o apóstolo Paulo nos ensina em sua Epístola aos Efésios quando ele diz: "Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera;  A esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém" (Ef 3.20).
.
I. O que é Avivamento

De acordo com o Dicionário Aurélio, avivamento significa "Ação ou efeito de avivar ou avivar-se (tornar mais vivo)".  Quando falamos de avivamento ou despertamento, sempre vem à nossa mente a ideia de manifestações poderosas e visíveis do Senhor, sempre pensamos em Deus agindo de maneira grandiosa através do Seu Espírito Santo. Realmente, às vezes, o Senhor se revela de maneira poderosa e visível em nossas vidas. Mas isso nem sempre é assim. Às vezes, Deus também age de maneira diferente, e um despertamento pode se manifestar de maneira bem diversa.

Quando acontece isso? Quando Deus decide deixar um despertamento por completo (um todo pessoal) acontecer em pequena escala, dentro da vida de uma só pessoa. Avivamento significa em primeiro lugar que os crentes mornos, cansados, devem por ordem de Deus, despertarem para uma nova vida plena, espiritual e entrem outra vez em contato com “rios de água viva” (Ap 3.18-20); Ou expressando-o com uma passagem bíblica: “… a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus” (Cl 3.3). Esse é quase sempre o início de um avivamento. Mas nós pensamos sempre em acontecimentos espetaculares quando falamos em rios de água viva e em despertamento. Entretanto, o acontecimento maior e mais espetacular é quando filhos de Deus que estavam mornos e cansados espiritualmente se tornam outra vez ardorosos pelo Senhor; quando em suas vidas começam a jorrar outra vez os “rios de água viva”.

II. Avivamento - Uma Obra do Senhor

O verbo hebraico hyh (avivar) tem o significado primário de "preservar" ou "manter vivo". Porém, "avivar" não significa somente preservar ou manter vivo, mas também purificar, corrigir e livrar do mal. Esta é uma conseqüência natural em toda vez que Deus aviva. Na história de cada avivamento, dentro ou fora da Bíblia, lemos que Deus purifica, livra do mal e do pecado, tira a escória e as coisas que estavam impedindo o progresso da causa.

O verbo "avivar", em suas várias formas , é usado mais de 250 vezes no Antigo Testamento, das quais 55 vezes estão num grau chamado piel. Um verbo nas formas do Piel expressa uma ação ativa intensiva no hebraico. Neste sentido, o avivamento é sempre indicado como uma obra ativa e intensiva de Deus. Alguns exemplos de sua ocorrência são as clássicas orações de Davi, como esta: "Porventura, não tornarás a vivificar-nos, para que em ti se regozije o teu povo?" (Sl 85.6), e da clássica oração do profeta Habacuque: "Tenho ouvido, ó Senhor, as tuas declarações, e me sinto alarmado; aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida; na tua ira, lembra-te da misericórdia" (Hc 3.2).

Encontramos no Novo Testamento grego um conjunto de palavras que expressam o conceito básico de avivamento. São elas: 'egeíro, 'anastáso, 'anázoe e 'anakaínoo. Outras palavras gregas comparam o avivamento ao reacender de uma chama que se apaga aos poucos (cf. 'anazopyréo em 2 Tm 1.6) ou uma planta que lança novos brotos e "floresce novamente" (cf. 'anaphállo em Fp 4.10). No Novo Testamento grego as palavras supracitadas aparecem, no contexto de avivamento, apenas sete vezes, embora a idéia básica de avivamento seja sugerida com mais freqüência. Uma possível explicação para o uso escasso dos termos, em comparação ao Antigo Testamento, é que o Novo cobre apenas uma geração, durante a qual a Igreja Cristã desfrutou, na maior parte do tempo, um grau incomum de vida espiritual.

III. Avivamento ou Aviltamento?

Estas duas palavras são parecidas, porém, divergentes. Temos visto que, na igreja hodierna, elas misturam-se na mente do povo de Deus. Infelizmente, muitos não conseguem distinguir uma da outra.

Avivamento, em primeiro lugar significa de forma mais abundante, se tornar mais “ardente”. É por exemplo um cristão que esta morno, cansado, se despertar para uma nova vida espiritual. Quando se fala de avivamento, as pessoas já pensam em acontecimentos grandiosos e espetaculares, mas essa não é a única forma de Deus agir, aliás, o acontecimento grandioso é quando filhos de Deus voltam a ter sede dele.

Já a palavra “aviltamento” significa: vileza, desonra, ignomínia, descrédito, vergonha. A maioria dos “avivamentos” que existem por ai não passa de aviltamento. Verdadeira vergonha de um pseudo-evangelho, uma pseudo-salvação. Verdadeira infâmia contra a santidade de nosso Deus maravilhoso.
Vários períodos da história da Igreja pós-apostólica foram marcados por reavivamentos maravilhosos, onde Deus usou soberanamente homens falíveis para uma proclamação das verdades de um Deus infalível. Por exemplo: A Reforma Protestante (John Wycliffe,Martinho Lutero, João Calvino, John Knox), Reavivamento Morávio (conde Zinzendorf), o Grande Reavivamento do séc. XVIII (John Wesley, Charles Wesley e Jorge Whitefield), e o Reavivamento Americano de 1725 e 1760 (Teodoro Fredinghuysen e Jonathan Edwards). Todos os despertamentos históricos foram marcados em contraposição por desvios e abusos que tentaram passar por avivamento, mas que nada mais eram que aviltamento.

IV. O Povo de Deus Precisa do Genuíno Avivamento

Para alcançarmos um avivamento real, certas condições precisam estar presentes em nossa vida. Mas existe uma outra coisa que não devemos esquecer quando falamos de despertamento: a oração. Temos de orar por um despertamento! A seguir, não quero falar das razões para implorarmos por avivamento. Pretendo mostrar, com alguns exemplos bíblicos, que a oração por avivamento está plenamente de acordo com a Bíblia. Pensemos em Asafe, que no Salmo 80 orou três vezes: "Restaura-nos, ó Senhor Deus dos Exércitos, faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos" (v. 19, comp. também os versículos 3 e 7).Naturalmente aqui, dentro do contexto, trata-se de uma vivificação exterior. Mas quando se conhece a história bíblica de Israel mais ou menos profundamente, então se sabe que uma vivificação, uma restauração exterior sempre antecedia um avivamento interior. Por isso, quando Israel orava por nova vida, isso era também um clamor por nova vida espiritual, por renovação interior. Encontramos outro exemplo de oração por despertamento e nova vida no Salmo 85. Vemos isso especialmente no versículo 6, onde os filhos de Coré imploram: "Porventura não tornarás a vivificar-nos, para que em ti se regozije o teu povo?"

Conclusão

Deus espera poder finalmente nos dar um avivamento. Em Isaías 33.9-10 está escrito a respeito desse assunto: "A terra geme e desfalece; o Líbano se envergonha e se murcha; Sarom se torna como um deserto, Basã e Carmelo são despidos de suas folhas. Agora me levantarei, diz o Senhor; levantar-me-ei a mim mesmo, agora serei exaltado." Deus falou isso a Israel naquela época. Em Jesus Cristo e através de Jesus Cristo Ele diz as mesmas coisas para nós hoje. Deus, quando diz: "Agora me levantarei, diz o Senhor; levantar-me-ei a mim mesmo, agora serei exaltado", o faz porque a terra estava "gemendo e desfalecendo". E com isso Ele quer expressar exatamente o que está escrito também em Isaías 44.3: "Porque derramarei água sobre o sedento, e torrentes sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes." E é exatamente isso que Deus quer dar a uma terra que, a Seus olhos, está "gemendo e desfalecendo". Naturalmente essa promessa vale em primeiro lugar para Israel, mas fico tão feliz porque posso ter a certeza de que o Senhor dirige essas palavras também a nós atualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário