sábado, 12 de janeiro de 2019

O Desafio do Crescimento Espiritual




Por Sandro Amora



“ Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo” (2 Pe 3.18)

O DESAFIO DE COMBATER A FALSA ESPIRITUALIDADE

Antes de adentrarmos ao assunto do crescimento espiritual, primeiro precisamos entender o que é , e o que não é espiritualidade, visto que no meio evangélico atual, existe uma confusão e visão totalmente deturpada e distorcida do verdadeiro conceito de espiritualidade.

O culto espiritual, teocêntrico e centrado na imutável Palavra do Senhor, foi e está cada vez mais  sendo substituído por um evangelho diluído, sincrético e pragmático. No início do século XXI, a pregação bíblica tornou-se cada vez mais escassa e obsoleta nos púlpitos . Hoje o modelo que prevalece e encanta multidões é o dos “ungidos”, no melhor estilo diga-isso-e-aquilo-para-o-seu-irmão, com pouquíssimo conteúdo bíblico e malabarismo de sobra .São as marcas desse movimento, animação, manipulação emocional, berros prolongados ao microfone, palavras de efeito, exibição teatral.  Através de congressos  como os Gideões  missionários , tornaram os tais malabaristas, verdadeiras celebridades e “padrão de referencia de espiritualidade”.

Muitos pastores levados pelo apelo e clima de espetaculosidade destes eventos, foram introduzindo em seus cultos estas práticas, deixando de lado os princípios da palavra de Deus, cedendo  ao pragmatismo. Trouxeram para o povo  uma visão distorcida do que é a verdadeira espiritualidade, inibindo o seu desenvolvimento e crescimento espiritual, gerando crentes estéreis, analfabetos em bíblia e despreparados para os desafios  e provações da vida.


DESCONSTRUINDO A FALSA ESPIRITUALIDADE?

Espiritualidade não é pieguice: Espiritualidade não é falar manso, gestos ensaiados, melosidade. Todos conhecemos na igreja, pessoas que o discurso não combina com a prática, tentam demonstrar espiritualidade através de gestos mais interiormente, são maldosos, maldizentes, tramam contra os outros, ambicionam poder e são autoritários. Aspiram liderança não por amor a cristo, mas por necessidade de reconhecimento pessoal. A verdadeira espiritualidade não é de aparência, mas é efetuada através do Espirito Santo no coração do crente levando-o a viver em novidade de vida, não de fora para dentro , mas de dentro para fora.

Espiritualidade não pode ser um meio para se alcançar um fim: Espiritualidade não é barganha, muitas pessoas buscam a Deus não pelo que Ele é, mas pelo que ele pode dar. “Se eu orar mais”, “se ler mais a Bíblia”, “se eu me dedicar mais às disciplinas espirituais”, obterei sucesso na minha vida material. Com esta mentalidade, a espiritualidade se desvirtua. A verdadeira espiritualidade é manifesta não por aquilo que Deus irá fazer, mas pelo que Ele já fez. A  Espiritualidade não é projeção pessoal, muitas pessoas não querem o púlpito querem o palco, a fé não é objeto de projeção pessoal, muitos tem feito da fé um negócio, trabalham em benefício próprio e não causa de Deus, a verdadeira espiritualidade não labuta por causa própria, mas em prol da causa de Deus, o que deve prevalecer é a causa de Deus e não os interesses humanos.

O QUE A BÍBLIA ENSINA SOBRE O CRESCIMENTO ESPIRITUAL?

“A bíblia ensina que todo crescimento espiritual começa com a operação de Deus em minha vida”.
A santificação (termo teológico que significa “crescimento espiritual” é obra da livre  graça de Deus, pela qual somos renovados no homem pleno, segundo a imagem de Deus, e cada vez mais capacitados a morrer para o pecado e viver para a justiça”(Catecismo menor de Westminster). Quando nascemos de novo, Deus vive em nosso interior e nos  renova interiormente para sermos cada vez mais, capazes de morrer para o pecado e viver para a justiça, tornar-se cristão é mais do que virar uma página. É uma transformação numa vida totalmente nova.

O QUE DEVO FAZER PARA CRESCER ESPIRITUALMENTE?

O primeiro passo é entender qual a obra de Deus e qual a nossa parte. 

“Deus faz a obra de Deus o homem faz a obra do homem , o homem não pode fazer a obra de Deus e Deus não fará a obra do homem”. Deus opera em nossa vida de dentro para fora, para nos transformar em sua imagem.O processo não é perfeito. Falhamos, não entendemos direito, mesmo assim , Deus está sempre conosco e nunca nos abandona. Ele sempre está perto, chamando dirigindo, confortando e fortalecendo.


Deus nos ajuda a crescer espiritualmente iluminado nossa mente para entendermos a verdade, pois o homem natural não compreende as coisas do Espirito de Deus, pois lhe parece loucura, porque elas se discernem espiritualmente “O ser humano não recebe nem entende a verdade espiritual revelada nas escrituras, porém , quando nos tornamos cristãos, Deus habita em nosso interior, ilumina nossa mente para conhecermos sua vontade e sua palavra. Deus nos dá desejo e caráter espiritual, Ele opera em nós “tanto o querer como o efetuar, segundo sua boa vontade”(Fp 2.12,13).Quando Desejamos fazer algo para Deus, não somos responsáveis por esse desejo, mas sim Deus, somos responsáveis por agir de acordo, mas foi Deus que colocou este desejo em nós.Deus não somente nos dá o desejo de sermos justos como também nos capacita e nos dá forças para sermos justo. Deus também nos capacita a fazer.Dá a cada um dons espirituais,ou seja uma capacidade sobrenatural para servi-lo.Ele nos chama para usarmos este dons para servir uns aos outros (1Pe 4.10).

Embora o processo de crescimento espiritual seja iniciado por Deus, não ocorrerá sem que haja uma resposta  adequada de nossa parte.

QUAIS SÃO OS DESAFIOS PARA NOSSO CRESCIMENTO ESPIRITUAL:

Nosso maior desafio na busca do crescimento espiritual é tornar-nos cada vez mais semelhantes a Cristo, o que significa abdicar da minha própria vontade para viver e me dedicar à vontade de Deus e em benefício dos outros. Os puritanos foram gigantes espirituais e seu lema era Viver e fazer tudo para a Glória de Deus, a verdadeira espiritualidade não é somente no templo, ou  em tempos pré-estabelecidos, mas a alegria de se satisfazer-se em Deus, e ver Deus nas mínimas coisas. E entender que o fim supremo não é fama, sucesso, reconhecimento ou uma conta bancária polpuda, mas glorificar a Deus e gozá-lo para sempre. (Catecismo maior de Westminster).

O DESAFIO DE COMBATER O PECADO E VIVER EM SANTIDADE

Não há crescimento espiritual, sem uma resolução firme de lutar contra o pecado. É certo que somos falhos e pecadores, mas uma coisa e pecar outra e viver na prática do pecado. Não estou pregando a perfeição sem pecado, quero dizer que todo pecado conhecido deve ser nomeado,  identificado e
repudiado, e que devemos confiar em Deus para nos libertar dele, para que não exista qualquer pecado consciente, deliberado em qualquer parte de nossa vida. E absolutamente necessário que façamos isso, porque Deus é um Deus santo, e o pecado nos afasta de sua presença, jamais conseguiremos romper em nossa vida espiritual, mantendo pecados em nossa vida.

O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia (Pv 28.13).

O DESAFIO DE UMA VIDA DE ORAÇÃO

Se quisermos ter nossas vidas verdadeiramente transformadas, se quisermos ver a manifestação do poder de Deus, temos que orar! não há substitutos à oração. Enquanto a igreja hoje está em busca de melhores métodos,  o Espirito Santo esta em busca de melhores homens, homens poderosos em oração.Ele não vem sobre mecanismos, ele não unge planos , mas homens, homens de oração.Os grandes homens do passado que tiveram grandes revelações e foram usados por Deus, todos foram homens de oração. Jesus foi um homem de oração, sempre se retirava para estar em oração secreta com o pai. Hoje em dia fala-se muito em oração, mas o povo não ora. As reuniões de oração são as mais negligencias. Sem oração não há crescimento, sem oração não há poder, sem oração não há vida espiritual abundante. Quando oramos deixamos de recorrer aos recursos da terra e passamos a depender dos recursos de Deus.

O DESAFIO DA MEDITAÇÃO DIÁRIA NA PALAVRA DE DEUS

mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer” (Jr 9.23,24).

O Homem moderno diz que não tem tempo, na verdade temos tempo,para tudo que é prioridade para nós mais com o desenvolvimento da tecnologia, internet e outras mídias, várias coisas lutam para tomar o nosso tempo,o homem que diz que não tem tempo para estudar a palavra e porque tem priorizado outras coisas.Ninguém cresce na ignorância ou alheio a verdade, só crescemos com conhecimento de Deus, revelado na sua palavra através de sua palavra. Não há crescimento sem estudo sistemático, constante é disciplinado da palavra de Deus. Se quiser crescer espiritualmente devemos meditar dia e noite na palavra de Deus, buscando todo conselho na palavra do Senhor: “Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra” (2 Tm 3.15-17). A maior mentira de satanás no mundo moderno é dizer que a palavra de Deus não é mais relevante, para nossa época. Jesus venceu satanás através da palavra e a escritura é proveitosa para ensinar no caminho da verdade, nos corrigir nos mostrando onde estamos falhos , instruir no caminho certo, para que sejamos uma arma poderosa nas mãos de Deus. Aleluia, glória a Deus por ter nos dado sua palavra.


O DESAFIO DA OBEDIÊNCIA E DA FÉ QUE NÃO OLHA PARA O QUE É APARENTE

O maior desafio para o crescimento espiritual é o desafio da obediência, “porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço” (Rm 7.14).Obedecer a Deus é lutar contra o Eu, a minha vontade, obedecer a Deus é andar na contra-cultura , na contra-mão da humanidade é dizer sim para Deus e não para o mundo, é entrar numa luta constante contra mim mesmo, contra as minhas paixões interiores, contra o mundo e contra o diabo. Jesus disse: “As aves tem os seus ninhos, as raposas os seus covis mas o filho do homem, não onde reclinar a cabeça.” Não avalie seu desenvolvimento espiritual por aquilo que é aparente, temos a tendência de avaliar nosso desenvolvimento por manifestações carismáticas, Deus muitas vezes trabalha no silêncio.A igreja de Corinto era a igreja que tinha a maior quantidade de dons , mas Paulo os teve como carnais, saiba que há tempo para todo propósito debaixo do céu.

Gary Chapman disse que quando era pequeno, no colo de sua mãe a viu fazendo tricô e no meio daquele emaranhado de  fios não conseguia ver sentido e nem beleza alguma no que ela fazia, vendo que ele estava intrigado ela o levantou,  e de cima ele conseguiu ver um belo vestido que ela estava sendo formado. Quando olhamos sob uma perspectiva do alto as coisas mudam. Deus é o autor e consumador da fé, o que Ele iniciou ele terminará basta a nós confiarmos. Mesmo que hoje aos nossos olhos não consigamos ver sentido, ou nos parece um emaranhado de situações disformes e sem sentido, mas um dia veremos algo belo que o Senhor preestabeleceu desde a eternidade. Pois o que Ele determinou, ninguém impedirá!








Nenhum comentário:

Postar um comentário