quarta-feira, 24 de abril de 2019

Oração, Leitura da Palavra de Deus e a Meditação




Por Leonardo Pereira



Estamos presentes em um período que ocorre muita polaridade nas mídias digitais aonde presenciamos um extenso crescimento do estudo da Palavra de Deus das mais diversas maneiras: textuais, expositivas, devocionais, etc. A cada dia, aparece ante nós um site novo de estudos bíblicos, um canal de vídeos na internet e inúmeros textos para estudos em casa, na rua, em qualquer hora, e em qualquer momento. Isto é significativamente bom, pois, outrora não havia tamanha facilidade para informações e os seminários e cursos teológicos eram bastante diversificados e bem desafiadores como por exemplo, para se locomover e encontrar um equilíbrio de tempo entre igreja, família e trabalho. De alguns anos para cá, este desenvolvimento e interação entre o estudo bíblico e as mídias digitais trouxe muitos benefícios que abençoaram e abençoam a vida de muitos de nossos irmãos em Cristo que tinham dificuldades em buscarem cursos bíblicos com estudos de qualidade.

A Interação entre as pessoas e as mídias digitais

Entretanto, temos nesta interação entre pessoas que estudam a Bíblia Sagrada e as mídias digitais um lado negativo da história. Com o crescimento desta diversidade midiática bíblica, inúmeras plataformas entraram por este caminho e buscaram soluções próprias para cooptar muitos seguidores para tais estudos. Entre muitos exemplos, presenciamos o surgimento de cursos com menor período de tempo, com um conteúdo de estudo bíblico muito pequeno em detrimento do que deveriam ser ensinado e assimilado pelos estudiosos das Escrituras Sagradas. Com isto, encontramos pessoas que não possuem uma grande desenvoltura nos temas da Bíblia, especialmente no que concerne sobre as questões da fé cristã. Isto significa um grande risco para muitos que estudam e também para muitos que ensinam de maneira que os assuntos a serem aprendidos, desde os seminários, dos maiores aos menores, até em cursos bíblicos na internet, deve ser expandido ao máximo, com mais tempo para aprendizado, e um tempo maior para assimilação das temáticas ali abordadas.

Um retorno às origens

Sendo assim, um retorno às origens é sempre preciso e vital para o amadurecimento na fé cristã. E aqui se concentra o pilar fundamental de todo aquele que almeja se achegar à Cristo: a oração que se segue com a leitura da Palavra de Deus. Isto deve reger as características que sustentam a nossa fé no Senhor. Passamos por tempos turbulentos aonde que o acúmulo de informação é exorbitante e nisso podemos nos perder em assuntos minuciosos que podem nos afastar do foco daquilo que estudamos nas Escrituras. A oração é o nosso clamor ao Senhor para que possa colocar nossos olhos aonde devemos nos atentar. Pela oração é aberta a porta da Palavra: "Perseverai em oração, velando nela com ação de graças; Orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual estou também preso; Para que o manifeste, como me convém falar. Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo" (Cl 4.2-5).

A importância de locais com conteúdo bíblico robusto

Existem muitos seminários e muitos estudos nas mídias virtuais que não priorizam mais e nem informam que devemos fazer uma oração antes mesmo de qualquer estudo bíblico que possamos fazer, antes mesmo de abrirmos a Palavra de Deus. Alguns erros acontecem quando ocorre tamanha indiferença do contato com o Senhor para tal façanha. Falta de atenção, se perder no assunto em que estuda, uma atenção para um comentário fora do contexto são alguns dos sinais que ocorrem o fato de não levarmos os nossos estudos diante de Deus. A sua poderosa palavra requer um cuidado muito especial e isto requer a busca pela verdadeira sabedoria que se encontra em Deus: "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte" (Tg 1.5,6). Proveniente do estudo da Palavra de Deus após a oração, vemos que chegamos até a meditação bíblica. Estudarmos por apenas conhecimento temático leva-nos a ficarmos secos e inférteis se a meditação naquelas palavras mais ricas do que o ouro não estiver em nosso coração.

Priorizemos a oração e a leitura da Palavra de Deus

Medite na Escritura em prol para sua vida e a vida de muitos. Ore ao Senhor para revelar o que lhe que falar através do texto com o seu devido contexto. Peça ao Senhor que inunde o seu coração e de muitos com a oração, que lhes enche de força e poder para a leitura e o estudo bíblico, bem como uma meditação sobre o que lemos e o que encontramos nesta belíssimas páginas Sagradas (Jo 17.17).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário