quinta-feira, 30 de maio de 2019

Comentário Bíblico Mensal: Maio/ 2019 - Capítulo 5 - O Legado de Josué




Comentarista: Leonardo Pereira



Texto Bíblico Base Semanal: Josué 24.14-22

14. Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao Senhor.
15. Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.
16. Então respondeu o povo, e disse: Nunca nos aconteça que deixemos ao Senhor para servirmos a outros deuses;
17. Porque o Senhor é o nosso Deus; ele é o que nos fez subir, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da servidão, e o que tem feito estes grandes sinais aos nossos olhos, e nos guardou por todo o caminho que andamos, e entre todos os povos pelo meio dos quais passamos.
18. E o Senhor expulsou de diante de nós a todos esses povos, até ao amorreu, morador da terra; também nós serviremos ao Senhor, porquanto é nosso Deus.
19. Então Josué disse ao povo: Não podereis servir ao Senhor, porquanto é Deus santo, é Deus zeloso, que não perdoará a vossa transgressão nem os vossos pecados.
20. Se deixardes ao Senhor, e servirdes a deuses estranhos, então ele se tornará, e vos fará mal, e vos consumirá, depois de vos ter feito o bem.
21. Então disse o povo a Josué: Não, antes ao Senhor serviremos.
22. E Josué disse ao povo: Sois testemunhas contra vós mesmos de que escolhestes ao Senhor, para o servir. E disseram: Somos testemunhas.

Momento Interação

No século 14 a.C., um dos maiores líderes da história de Israel fez seu último discurso desafiador. Depois de ser fiel ajudante de Moisés, Josué aceitou a incumbência divina de conduzir o povo de Israel na chegada e conquista da terra prometida aos seus antepassados, os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó. Durante toda sua carreira, Josué foi fiel ao Senhor e dedicado à sua nação. No final da sua vida, ele desafiou a próxima geração a aprender da história e olhar para o futuro, tomando boas decisões. Frisou o papel e a responsabilidade do povo em ouvir as instruções divinas e seguir sua lei. Desse discurso, registrado em Josué 24, aprendemos uma série de considerações importantes para tomar boas decisões.

Bons Estudos!

Introdução

No capítulo 24 do Livro de Josué, vemos de modo abrangente o desfecho final da exortação de Josué a toda nação. Este capítulo nos traz também os últimos momentos do discípulo de Moisés na frente de Israel e consequentemente, mostra também as últimas palavras de Josué ao povo. O capítulo 24 é uma continuidade do capítulo 23 no qual Josué traz ao povo as recordações acerca da provisão, da bondade e da segurança do Senhor por amor ao seu povo (Js 10.42). O teólogo, escritor e educador Myer Pearlman (1898-1942) foi muito bem objetivo na conclusão do Livro de Josué quando diz que "poderíamos fazer um resumo da mensagem de Josué nas palavras conferidas no capítulo 24.15, que diz: De todas as boas promessas do Senhor à nação de Israel, nenhuma delas falhou, todas se cumpriram". O Livro de Josué é um livro de vitória, que de modo histórico, mostra a poderosa mão de Deus sustentando o seu povo em meio as intempéries da vida, e dos muitos desafios que vinham a eles. Mostra também que um genuíno líder é uma pessoa que está sempre de acordo com a vontade do Senhor. A exemplo de Cristo, Josué busca servir ao Senhor e não ser servido. Este livro consiste em um verdadeiro manual de liderança bíblica, mostrando que devemos ser servos do Senhor, e não buscarmos ser servidos. O Livro de Josué é imprescindível para todos nós que buscamos a orientação divina do Senhor através das Escrituras Sagradas em meio a pós-modernidade.

I. O Compromisso de Servir ao Deus Vivo

Os versículos 14 e 15 do capítulo 24 do Livro de Josué traz um forte momento de decisão para aquela nação. Esta decisão não se prosseguiria somente aonde devesse ficar, e a quem deveriam adorar. Mas sim, esta decisão se decorreria para toda eternidade daquela nação: "Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao Senhor. Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor" (Js 24.14,15). Rejeitar ao Senhor Deus é condenação completa, moral social, e espiritual. O que aguarda uma pessoa que buscou estar sempre em guerra com o Senhor é o seu destino final, distante de Deus, no lago de fogo e enxofre para todo sempre (Ap 19.20; 20.10). Jesus Cristo disse que haveria maior rigor para as cidades de Corazim, Betsaida e Cafarnaum (no território de Israel) do que para Sodoma e Gomorra (territórios gentílicos), por virem e ouvirem as palavras do Senhor Jesus e não as terem recebido (Mt 11.21-24). Aquele momento para Israel era um momento tão decisivo para todos ali presentes, quanto foram para Nínive no período do Profeta Jonas pregando a mensagem do arrependimento (Jn 3). Josué como líder chama a atenção do povo em como deveriam se portar diante do Senhor de acordo com esses versículos: 1) com sinceridade; 2) com verdade; 3) com integridade de coração (abandonando de vez os falsos deuses); e 4) servindo fielmente ao Senhor Deus. Independentemente da escolha do povo, Josué afirmou de maneira categórica que ele e toda a sua casa serviriam ao Senhor (Js 24.15). Que grande exemplo para a Igreja de Cristo e para muitos líderes! Em um período de grandes mudanças familiares e eclesiásticas com o advento das mídias sociais e notícias das mais diversas, devemos nos impor também assim como Josué o fez, afirmar um compromisso objetivo e direto com Senhor colocando a nossa família em suas poderosas mãos.

II. O Concerto do Povo de Israel com o Senhor

Podemos dizer certamente que pelo contexto do capítulo 24, Josué pregou um poderoso sermão a nação de Israel, com uma mensagem totalmente teocêntrica. Esta mensagem causou impacto aos que ali estavam. A vitória do povo hebreu não se concentrou somente nas lutas ou através delas, mas sim, em voltarem-se para o Senhor Deus de Israel em um momento de crise social, moral e espiritual. Esta situação só foi resolvida quando a consciência do povo com retidão e gratidão, reconhece ao Senhor e concede-Lhe glórias e honras por tudo que tem feito a nação. Isso mostra que devemos sempre nos examinar, de tal maneira que não venhamos a estar reprovados por Deus. O povo depois da mensagem proclama que o Senhor é que os dirige e os guia pois Ele é o Deus de Israel conforme observamos no relato sagrado: "Então respondeu o povo, e disse: Nunca nos aconteça que deixemos ao Senhor para servirmos a outros deuses; Porque o Senhor é o nosso Deus; ele é o que nos fez subir, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da servidão, e o que tem feito estes grandes sinais aos nossos olhos, e nos guardou por todo o caminho que andamos, e entre todos os povos pelo meio dos quais passamos. E o Senhor expulsou de diante de nós a todos esses povos, até ao amorreu, morador da terra; também nós serviremos ao Senhor, porquanto é nosso Deus" (Js 24.16-18). A nação brasileira passa por um forte momento difícil. Diversas crises estão sendo instaladas nesta nação aonde muitos se recusam a voltarem-se para Deus querendo resolvidas as soluções de vida no presente mundo. Isto se deve fundamentalmente por um país que tem se desviado dos caminhos do Senhor e seguido por caminhos de abismo (Sl 42.7). Corrupções, traições, ganância, busca por poder, ingratidão, avareza, obstinação de muitos, injustiça, insensibilidade, indiferença para com as coisas de Deus, de maneira triste e lamentável, tem sido as marcas do Brasil neste século XXI. Oremos a Deus para que nos conceda a graça de vermos uma nação restaurada, pela sua poderosa palavra, conforme o fez no período de Josué (Js 1.1-8).

III. A Morte de Josué e de Eleazar

Todo momento em nossas vidas aqui nesta terra tem uma carreira a ser completa e não foi diferente com Josué e com Eleazar, filho de Arão, Sumo Sacerdote. Os escritos sagrados deixam registrados sobre a memória de ambos não com um biografia de tristeza, nem um relato de aflição para a nação, mas sim, como uma belíssima história de vida, de conduta e de extrema dedicação ao Deus de Israel: "E depois destas coisas sucedeu que Josué, filho de Num, servo do Senhor, faleceu, com idade de cento e dez anos. E sepultaram-no no termo da sua herança, em Timnate-Sera, que está no monte de Efraim, para o norte do monte de Gaás. Serviu, pois, Israel ao Senhor todos os dias de Josué, e todos os dias dos anciãos que ainda sobreviveram muito tempo depois de Josué, e que sabiam todas as obras que o Senhor tinha feito a Israel. Também os ossos de José, que os filhos de Israel trouxeram do Egito, foram enterrados em Siquém, naquela parte do campo que Jacó comprara aos filhos de Hemor, pai de Siquém, por cem peças de prata, e que se tornara herança dos filhos de José. Faleceu também Eleazar, filho de Arão, e o sepultaram no outeiro de Finéias, seu filho, que lhe fora dado na montanha de Efraim" (Js 24.29-33). O relato especifica os momentos do falecimento de Josué e Eleazar como grandes homens de Deus separados, escolhidos para cumprirem o chamado de liderança e de sacerdócio. Não podemos nos esquecer também que os ossos de José (Êx 13.19), foram enterrados em Siquém como prova de que o antigo governador do Egito queria ser participante da terra (Gn 50.25) a qual o Senhor concedeu aos israelitas (Js 24.32). Josué morre na terra como líder, mas parte para a glória como um salvo por meio do Senhor e Salvador Jesus Cristo. A vida do cristão consiste em permanecer fiel ao Senhor até o fim (Mt 24.15), crendo plenamente no nome do Senhor Jesus que é poderoso para nos conservar até o seu grande dia, conforme as palavras do apóstolo Paulo: "Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia" (2 Tm 1.12).

IV. Começando Bem - Concluindo Bem

A carreira cristã é como uma grande maratona, na qual devemos estar prontos para irmos até o fim (1 Co 9.24,25). Diferente da maratona na qual muitos buscam os louros da vitória e da coroa corruptível, nós buscamos a Jerusalém Celeste e a coroa incorruptível (1 Co 9.26,27). Paulo exemplificou muito bem isso quando em suas últimas palavras na sua segunda epístola a Timóteo, o apóstolo dos gentios mostra que é necessário estarmos firmes e resistentes até o último segundo aqui na terra: "Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda" (2 Tm 4.6-8). O cristão enquanto viver nesta terra passará por lutas, tristezas, angústias, desafios, doenças, aflições sociais, morais, éticas espirituais, financeiras e muito mais. Não estamos isentos de passarmos por aflições das quais muitas vezes, Satanás venha estar sempre ao nosso derredor para nos afligir (1 Pe 5.8). Não basta começarmos bem; temos de buscar continuarmos na excelente caminhada até o fim. Não somos perfeitos, mas busquemos no Senhor a excelência de um viver transformado e renovado por meio do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (Gl 2.20) que sempre está perto de todos nós (At 17.27).

Conclusão

O Livro de Josué é um livro que contém riquíssimas lições para o povo de Deus. O conteúdo deste livro está enraizado em um grande relacionamento de fé e fidelidade com o Senhor, mostrando a Igreja como devemos nos relacionar com Deus e como vivermos uma verdadeira vida cristã. Josué aos pés de Moisés, aplicou-se em aprender toda a Lei de Deus, para assim estar aos pés do Senhor para serví-lo em espírito e em verdade. Josué assim como muitos personagens do Antigo Testamento, faz parte de uma galeria de homens e de mulheres de Deus que, apesar dos momentos mais difíceis e desafiadores que tiveram de passar, não deixaram de confiar no Senhor, seguindo em frente, puderam ver e ouvir as gloriosas maravilhas do Senhor. Assim como Josué e todo o povo de Israel em sua época, hoje a Igreja de Cristo pode seguir firmemente a recomendação do autor da Epístola aos Hebreus que diz: "Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa; Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu" (Hb 10.22,23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário