quinta-feira, 23 de maio de 2019

Comentário Bíblico Mensal: Maio/2019 - Capítulo 4 - A Mensagem de Josué ao Povo de Israel




Comentarista: Leonardo Pereira



Texto Bíblico Base Semanal: Josué 23.2-11

2. Chamou Josué a todo o Israel, aos seus anciãos, e aos seus cabeças, e aos seus juízes, e aos seus oficiais, e disse-lhes: Eu já sou velho e entrado em dias,
3. E vós já tendes visto tudo quanto o Senhor vosso Deus fez a todas estas nações por causa de vós; porque o Senhor vosso Deus é que tem pelejado por vós.
4. Vede que vos reparti por sorte, em herança às vossas tribos, estas nações que restam, bem como as nações que tenho destruído, desde o Jordão até o grande mar para o pôr-do-sol.
5. E o Senhor vosso Deus as impelirá, e as expelirá de diante de vós; e vós possuireis a sua terra, como o Senhor vosso Deus vos tem prometido.
6. Esforçai-vos, pois, muito para guardardes e para fazerdes tudo quanto está escrito no livro da lei de Moisés; para que dele não vos aparteis, nem para a direita nem para a esquerda;
7. Para que não entreis no meio destas nações que ainda ficam convosco; e dos nomes de seus deuses não façais menção, nem por eles façais jurar, nem os sirvais, nem a eles vos inclineis,
8. Mas ao Senhor vosso Deus vos apegareis, como fizestes até o dia de hoje;
9. Pois o Senhor expulsou de diante de vós grandes e fortes nações; e, quanto a vós, ninguém vos tem podido resistir, até o dia de hoje.
10. Um só homem dentre vós perseguirá a mil; pois é o Senhor vosso Deus que peleja por vós, como já vos tem falado.
11. Portanto, guardai diligentemente as vossas almas, para amardes ao Senhor vosso Deus.

Momento Interação

Prezados estudantes da Palavra de Deus. Estamos chegando, finalmente ao fim, desta maravilhosa jornada de Josué toda registrada por ele mesmo, conforme se vê de modo objetivo no capítulo 24 do Livro de Josué. Neste último capítulo do Comentário Bíblico Mensal, veremos Josué renovando a aliança com o povo de Israel e a sua morte com 110 anos de vida. Deus tem demonstrado de diversas maneiras sua fidelidade às suas promessas e o povo, apesar deles mesmos, tem se mostrado disposto a cumprir a sua parte, embora ainda não completamente por que ficou para trás muitas terras e povos para serem expulsos. Josué, em seu último momento de liderança, reúne todas as tribos em Siquém e chama os anciãos, os seus cabeças, os seus juízes, os seus oficiais. Todos estavam ali se apresentando diante de Deus e Josué começa sua pregação da palavra de Deus ao povo de Deus.
Bons estudos!

Introdução

A mensagem de Josué ao povo de Israel naquele momento consistia em ser uma exortação, repreensão, recordação e restauração (Js 24.1-6). A nação israelita ainda tinha muitas terras a serem conquistadas e chegaram a um momento que resolveram deixar as coisas ficarem como está e ir viverem as suas vidas de uma maneira que eles não estavam mais enxergando os planos do Senhor para as suas vidas querendo não mais prosseguirem nos caminhos de Deus. Com isso, Josué convocou a nação para lhes passarem uma mensagem que trouxessem a tona para todos eles uma recordação da manifestação amorosa e milagrosa do Senhor pelo que fizeram em suas vidas, antes durante e depois de terem cruzado o Rio Jordão.

A semelhança de Josué, somos nós hoje exortados pelo Senhor, para que voltemos a nossa memória em tudo aquilo que o Senhor fez por nós durante a trajetória de nossas vidas, de tal maneira que não caiamos nos caminhos arenosos do mundo, e não iremos ir nem para a direita, nem para a esquerda. A mensagem do líder Josué ao povo de Israel é tão atual hoje quanto o foi em sua época, e isso nos traz excelente lições de como devemos nos portar verdadeiramente como povo de Deus, atuante, viva e triunfante nesta terra, cumprindo sempre o seu poderoso querer.

I. A Mensagem de Josué

Logo após uma parte das tribos de Israel terem prosseguido na conquista das terras ao qual lhes pertenciam por direito, uma parte das tribos de Israel edificaram um altar em Canaã, algo que não lhes eram permitido fazerem, pois ali não era o momento, a condição, o local e o ambiente propício para que ali fizesse este altar, visto que ao tudo indica, um altar de sacrifício (Js 22.1-26), e que o verdadeiro altar dedicado ao Senhor, com o Tabernáculo, se encontravam em Siló (Js 18.1-10). Josué estando chegando a uma idade muito avançada (Js 23.1), ele convoca toda a nação para para lhes dizerem uma mensagem teocêntrica. A mensagem de Josué se compara a um sermão bíblico que tem como propósito ser bastante objetivo com o povo ante ao compromisso de estarem firmes com o Senhor e com a sua Palavra. Israel estava passando naquele momento por um forte período de transação de gerações e era necessário uma palavra a todos presentes. Em um período como o nosso com grandes conflitos de gerações, são necessários homens e mulheres de Deus presente e ativos na obra do Senhor, transmitindo-nos uma poderosa mensagem exortativa que nos coloquem na vocação da qual o Senhor nos tem chamado (Ef 4.1).

II. A Exortação a Guardar a Palavra de Deus

A síntese dos últimos capítulos do Livro de Josué e da mensagem de Josué a toda nação de Israel do início ao fim é conservar, guardar a Palavra de Deus em nossas vidas. Podemos conferir no Livro de Josué que do começo ao término, a Palavra do Senhor foi a ênfase magna que rege este livro. Com a mensagem para toda Israel Josué não foi diferente. Ele começa com uma reflexão para toda a Israel como um filme nos olhos, mostrando a eles tudo o que o Senhor tem feito por eles, conservando-os, guardando-os e fortalecendo a cada um deles. Josué passa ao povo que o Senhor constantemente tem livrado o seu povo do mal, e que por isso, jamais eles deveriam dar as costas para Deus em momento algum. Trazendo a tona todos estes eventos, o discípulo de Moisés afirma que eles deveriam guardar a Palavra de Deus em suas vidas: "Esforçai-vos, pois, muito para guardardes e para fazerdes tudo quanto está escrito no livro da lei de Moisés; para que dele não vos aparteis, nem para a direita nem para a esquerda" (Js 23.6). Um dos grandes males do presente século é a insensibilidade com as coisas de Deus, e a ingratidão. Devemos nós tomarmos muito cuidado para que tais sentimentos não venham crescer no viver cotidiano. E a base principal para termos um viver regado pelo poder e conhecimento do Senhor, se encontra nas Escrituras Sagradas, pois ela não nos deixa irmos nem para a esquerda, nem para a direita em momento algum.

III. Trazendo a Memória o que o Senhor Fez por Israel

Josué no capítulo 23 do livro que leva o seu nome, exorta ao povo de Israel que todos tenham um genuíno compromisso com Deus. Diferentemente do que prega e ensina hoje muitas doutrinas heréticas sobre curas e bênçãos, este compromisso é levado muito à sério por um Deus Todo-Poderoso que almeja a santidade e a purificação do seu povo, buscando sempre um relacionamento real com Israel. Este fato deve-se por um período de misturas, doutrinas e de povos que ainda habitavam naquela terra. Josué compreendeu certamente e guiado pelo Espírito de Deus, sabia que era o melhor momento possível para falar ao povo sobre o compromisso com Deus. Conforme dito, ele trouxe a memória no capítulo eventos que ocorreram durante as conquistas de Israel (Js 13.2,6; 18.11), como a promessa basilar do Senhor sobre a posse daquela terra (Êx 23.30). Era o momento de o povo tomar uma importante decisão: seguir ao Senhor ou seguir os deuses estranhos? O Senhor jamais permitirá que a sua glória seja dividida (Is 42.8), e Israel com a mensagem de Josué estava observando isso muito bem.

Conclusão

Deus é plenamente santo com a divina pureza e divina santidade. Jamais permitirá que algo impuro, indigno, e infiel fique durante a sua presença. Josué diz ao povo sobre os efeitos de desobedecerem ao Senhor em meio aquelas conquistas e buscarem práticas pecaminosas que o afrontem (Js 23.13-16). Contudo, quando se voltarem para o Senhor, Ele os abençoará, os dirigindo por um caminho reto, sincero e verdadeiro: "Mas ao Senhor vosso Deus vos apegareis, como fizestes até o dia de hoje; Pois o Senhor expulsou de diante de vós grandes e fortes nações; e, quanto a vós, ninguém vos tem podido resistir, até o dia de hoje. Um só homem dentre vós perseguirá a mil; pois é o Senhor vosso Deus que peleja por vós, como já vos tem falado. Portanto, guardai diligentemente as vossas almas, para amardes ao Senhor vosso Deus" (Js 23.8-11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário